Coluna Cinema | Filmes emocionantes que se passam no mar

17 de Abril de 2020

Capitão Phillips, Dunkirk e Fúria em Alto Mar

O mar é fascinante, um dos elementos naturais que mais atrai pessoas no mundo para praticar esportes, desbravar através de viagens e ainda é o lar de muitos animais. A ideia no momento é viajar pelos mares através dos filmes, cinema em casa claro! Desde o começo do cinema, o mar é inspiração para muitas produções. Suspenses, dramas e aventuras são os gêneros mais comuns da sétima arte onde o mar é o grande protagonista.

Confira abaixo algumas produções sugeridas para seu entretenimento:

Anjos da Vida - Mais Bravos que o Mar: Um nadador de resgate da Guarda Costeira, que ainda lamenta a perda de sua tripulação em um acidente fatal, dedica sua vida à formação de novos recrutas. Quando encontra o campeão de natação Jake Fischer, ele molda o jovem arrogante e faz dele seu protegido, levando a uma missão nas águas perigosas do Estreito de Bering. Ano 2006.

Capitão Phillips: Richard Phillips é um comandante naval experiente, que aceita trabalhar com uma nova equipe na missão de entregar mercadorias e alimentos para o povo somaliano. Mas piratas têm atuado com frequência nos mares por onde devem passar e dois barcos chegam perto do cargueiro, com oito somalianos armados, exigindo todo o dinheiro a bordo. Embora Phillips utilize todos os procedimentos possíveis para dispersar os inimigos, eles conseguem subir à bordo, ameaçando a vida de todos e o levam como refém em um pequeno bote. Começa uma longa e tensa negociação entre os sequestradores e os serviços especiais americanos, para tentar salvar o capitão antes que seja tarde. Ano 2013.

 

Dunkirk: Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha avança rumo à França e cerca as tropas aliadas nas praias de Dunquerque. Sob cobertura aérea e terrestre das forças britânicas e francesas, as tropas são lentamente evacuadas da praia. A história acompanha três momentos distintos: uma hora de confronto no céu, onde o piloto Farrier precisa destruir um avião inimigo, um dia inteiro em alto mar, onde o civil britânico Dawson leva seu barco de passeio para ajudar a resgatar o exército de seu país, e uma semana na praia, onde o jovem soldado Tommy busca escapar a qualquer preço. Ano 2017.

Fúria em Alto Mar: Baseado no livro 'Firing Point', de George Wallace e Don Keith, em meio a conflitos entre EUA e Rússia, submarinos de ataque nuclear altamente sofisticados rondam as profundezas do Oceano Ártico. Quando o presidente russo é capturado por inimigos, o capitão Joe Glass, se une a um grupo de elite da Marinha norte-americana para tentar salvá-lo. Agora, americanos e russos devem trabalhar juntos para impedir que uma Terceira Guerra Mundial se inicie. Ano 2018.

Noé: Noé vive com a esposa Naameh e os filhos Sem, Cam e Jafé em um mundo devastado pelo pecado, onde os homens perseguem e matam uns aos outros. Um dia, Noé recebe uma missão divina do Criador: construir uma imensa arca, que abrigará os animais durante um dilúvio que acabará com a vida na Terra, de forma que a visão do Criador possa ser, enfim, resgatada. Ano 2014.

Poseidon: Uma onda gigantesca faz com que um luxuoso transatlântico, chamado Poseidon, tombe e fique de cabeça para baixo em alto mar. Poucos são os sobreviventes, que precisam se unir. O capitão Michael Bradford sugere que todos aguardem por socorro no local em que estão, mas John Dylan, um jogador profissional, prefere buscar um lugar que lhe dê maior segurança. A atitude de Dylan atrai outros sobreviventes, que decidem segui-lo. Entre eles está Robert Ramsey, que está desesperado por não conseguir encontrar sua filha, Jennifer, e o noivo dela, Christian. Também se juntam a eles Maggie James e seu filho Conor, a passageira clandestina Elena Gonzalez e Richard Nelson, um homem que embarcou no navio em dúvida se queria viver. Desperados em encontrar uma saída, o grupo se embrenha no aço retorcido enquanto o navio cada vez mais vai se enchendo de água. Ano 2006.

Um Barco e Nove Destinos: Baseado em um conto de John Steinbeck e dirigido por Alfred Hitchcock, civis americanos e britânicos que sobreviveram a um naufrágio provocado por um submarino alemão tentam chegar em terra firme em um bote salva-vidas lotado. Quando um oficial alemão é resgatado da água, o grupo permite que ele suba a bordo, mas sua presença aumenta ainda mais a tensão. Ano 1944.

Vidas à Deriva: Tami Oldham e o noivo Richard Sharp velejam pelo Taiti quando são atingidos por uma terrível tempestade. Passada a tormenta, ela se vê sozinha na embarcação em ruínas e tenta encontrar uma maneira de salvar a própria vida e a do parceiro. Ano 2018.

Os clássicos 20 Mil Léguas Submarinas, Tubarão, Titanic e Piratas do Caribe não foram esquecidos, em breve escreverei a parte II. 

Depois de preparar a sua pipoca e assistir no conforto do seu lar envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br contando qual foi o seu filme “marítimo” favorito ou comente nas redes sociais @jessielodi. Envie também sua sugestão de pauta!

 

DROPS:

Cineclube da Fundação Cultural Badesc promove em parceria com o Fórum Lacaniano conversa online sobre o filme Amélia.

A Sessão Divã terá comentários da psicanalista Taoana Padilha

Data:  17/04 – sexta-feira

Horário: 19h

Informações e transmissão no grupo do Fórum Lacaniano, pelo Facebook: https://www.facebook.com/iniciativaforumfloripa/ 

Coluna Cinema

  • imagem de cinema
    COLUNA CINEMA é produzida e publicada semanalmente.pela publicitária Jessie Lodi. Jessie Lodi é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela FAG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e Gestão de Negócios. Possui experiência com produção de vídeos, produção de eventos, gestão de contas em agências de comunicação e marketing de associações. Atua no mercado paranaense e catarinense desde 2002 e é apaixonada por cinema. Curta o instagram @jessielodi Para comunicação com a coluna usar cinema@acontecendoaqui.com.br

Notícias Relacionadas