Quem esse ano não ficou com saudades de viajar? De estar no aeroporto, tomar um café enquanto espera uma conexão, embarcar, desembarcar, chegar em casa ou em outro país, viajar a passeio, a trabalho, para ir à uma festa ou encontrar a família. Fiz um trabalho recentemente no Aeroporto e ver os corredores vazios e poucas pessoas entrando e saindo dos aviões me lembrou minha última viagem de avião.
O Aeroporto é um espaço público dotado de instalações e facilidades para apoio de operações de aeronaves, embarque e desembarque de pessoas e/ou coisas, segundo a Wikipédia. Quantas histórias de passageiros e trabalhadores do aeroporto ouvimos por aí. O programa Chegadas e Partidas da Astrid Fontenelle já me fizeram chorar. E o clássico filme O Terminal, dirigido por Steven Spielberg com Tom Hanks que se passa inteiramente no aeroporto e foi baseado na história de um iraniano refugiado.
Confira emocionantes produções que tem o aeroporto como protagonista:
Amor Sem Escalas: Ryan Bingham (George Clooney) tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheios, ele se tornou uma pessoa fria. Além disso, Ryan adora seu trabalho. Ele sempre usa um terno e carrega uma maleta, viajando para diversos cantos do país. Até que seu chefe contrata a arrogante Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de videoconferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. Este sistema, caso seja implementado, põe em risco o emprego de Ryan. Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é sua implementação, viajando com Anna para mostrar a realidade de seu trabalho. Ano 2009.
O Aviador: Depois de receber a herança de seu pai, Howard Hughes (Leonardo DiCaprio) passou a investir na indústria do cinema e ajudou a carreira de grandes nomes de Hollywood. Apesar do sucesso e riqueza, o pioneiro da aviação sofria de depressão e fobias paralisantes. Ano 2004.
O Terminal: Viktor Navorski (Tom Hanks) é um cidadão da Europa Oriental que viaja rumo a Nova York justamente quando seu país sofre um golpe de estado, o que faz com que seu passaporte seja invalidado. Ao chegar no aeroporto, Viktor não consegue entrar nos Estados Unidos. Sem poder retornar à sua terra natal, já que as fronteiras foram fechadas, ele passa dias no aeroporto. Com a situação se arrastando por meses, Viktor descobre o complexo mundo do terminal onde está preso e se apaixona por uma comissária de bordo. Ano 2004.
O Vôo da Fênix: Frank Towns (Dennis Quaid) é um piloto de aviões de carga que, juntamente com seu co-piloto A.J. (Tyrese), é enviado para a Mongólia. A dupla tem a missão de retirar do local uma equipe de exploração petrolífera, já que o projeto foi interrompido. Pouco após a decolagem do voo de volta, quando sobrevoam o deserto de Góbi, o avião enfrenta uma forte tempestade de areia, que arranca suas antenas e destrói o motor esquerdo. O avião sofre uma pane geral e Frank é obrigado a realizar uma aterrissagem forçada em pleno deserto. Com o avião avariado e sem chances de conserto, os 11 tripulantes se vêem presos no deserto e, para piorar, com pouca água e comida. Até que um dos sobreviventes, Elliott (Giovanni Ribisi), propõe uma ideia louca: construir um novo avião com os destroços do primeiro. A proposta é rechaçada por todos de imediato mas, com a situação se tornando cada vez mais crítica, eles decidem arriscar e levar o plano adiante. Ano 2004.
Sully: O Herói do Rio Hudson: Em 2009, o mundo entrou em estado de choque e admiração quando o Capitão Chesley "Sully" Sullenberger (Tom Haks) conseguiu pousar um avião em pane no Rio Hudson. Esse ato quase impossível salvou a vida dos 150 passageiros e alçou Sully à categoria de herói nacional. No entanto, nem mesmo a aclamação pública foi capaz de impedir uma investigação rigorosa sobre sua reputação e carreira. Ano 2016.
Top Gun - Ases Indomáveis: Pete Mitchell (Tom Cruise), um jovem piloto, ingressa na Academia Aérea para se tornar piloto de caça. Lá, ele se envolve com Charlotte Blackwood (Kelly McGillis), uma bela mulher, e enfrenta um competidor à sua altura (Val Kilmer). Ano 1986.
Podemos dizer que pelos filmes indicados Tom Hanks curte muito estar em Aeroportos concorda? Qual é o filme de aeroporto que você mais gosta?
Envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi.
Sua sugestão de pauta é sempre bem-vinda.
Até a próxima semana.
Mais lidas
confira os artigos dos nossos colunistas
Confira novas vagas de emprego.
Confira cobertura de cannes