Coluna Cinema | Filmes em Aeroportos

11 de Dezembro de 2020

O Aviador e O Terminal

Quem esse ano não ficou com saudades de viajar? De estar no aeroporto, tomar um café enquanto espera uma conexão, embarcar, desembarcar, chegar em casa ou em outro país, viajar a passeio, a trabalho, para ir à uma festa ou encontrar a família. Fiz um trabalho recentemente no Aeroporto e ver os corredores vazios e poucas pessoas entrando e saindo dos aviões me lembrou minha última viagem de avião.

O Aeroporto é um espaço público dotado de instalações e facilidades para apoio de operações de aeronaves, embarque e desembarque de pessoas e/ou coisas, segundo a Wikipédia. Quantas histórias de passageiros e trabalhadores do aeroporto ouvimos por aí. O programa Chegadas e Partidas da Astrid Fontenelle já me fizeram chorar. E o clássico filme O Terminal, dirigido por Steven Spielberg com Tom Hanks que se passa inteiramente no aeroporto e foi baseado na história de um iraniano refugiado.

Confira emocionantes produções que tem o aeroporto como protagonista:

Amor Sem Escalas: Ryan Bingham (George Clooney) tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheios, ele se tornou uma pessoa fria. Além disso, Ryan adora seu trabalho. Ele sempre usa um terno e carrega uma maleta, viajando para diversos cantos do país. Até que seu chefe contrata a arrogante Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de videoconferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. Este sistema, caso seja implementado, põe em risco o emprego de Ryan. Ele passa então a tentar convencê-la do erro que é sua implementação, viajando com Anna para mostrar a realidade de seu trabalho. Ano 2009. 

O Aviador: Depois de receber a herança de seu pai, Howard Hughes (Leonardo DiCaprio) passou a investir na indústria do cinema e ajudou a carreira de grandes nomes de Hollywood. Apesar do sucesso e riqueza, o pioneiro da aviação sofria de depressão e fobias paralisantes. Ano 2004.

O Terminal: Viktor Navorski (Tom Hanks) é um cidadão da Europa Oriental que viaja rumo a Nova York justamente quando seu país sofre um golpe de estado, o que faz com que seu passaporte seja invalidado. Ao chegar no aeroporto, Viktor não consegue entrar nos Estados Unidos. Sem poder retornar à sua terra natal, já que as fronteiras foram fechadas, ele passa dias no aeroporto. Com a situação se arrastando por meses, Viktor descobre o complexo mundo do terminal onde está preso e se apaixona por uma comissária de bordo. Ano 2004.

O Vôo da Fênix: Frank Towns (Dennis Quaid) é um piloto de aviões de carga que, juntamente com seu co-piloto A.J. (Tyrese), é enviado para a Mongólia. A dupla tem a missão de retirar do local uma equipe de exploração petrolífera, já que o projeto foi interrompido. Pouco após a decolagem do voo de volta, quando sobrevoam o deserto de Góbi, o avião enfrenta uma forte tempestade de areia, que arranca suas antenas e destrói o motor esquerdo. O avião sofre uma pane geral e Frank é obrigado a realizar uma aterrissagem forçada em pleno deserto. Com o avião avariado e sem chances de conserto, os 11 tripulantes se vêem presos no deserto e, para piorar, com pouca água e comida. Até que um dos sobreviventes, Elliott (Giovanni Ribisi), propõe uma ideia louca: construir um novo avião com os destroços do primeiro. A proposta é rechaçada por todos de imediato mas, com a situação se tornando cada vez mais crítica, eles decidem arriscar e levar o plano adiante. Ano 2004.

Sully: O Herói do Rio Hudson: Em 2009, o mundo entrou em estado de choque e admiração quando o Capitão Chesley "Sully" Sullenberger (Tom Haks) conseguiu pousar um avião em pane no Rio Hudson. Esse ato quase impossível salvou a vida dos 150 passageiros e alçou Sully à categoria de herói nacional. No entanto, nem mesmo a aclamação pública foi capaz de impedir uma investigação rigorosa sobre sua reputação e carreira. Ano 2016.

Top Gun - Ases Indomáveis: Pete Mitchell (Tom Cruise), um jovem piloto, ingressa na Academia Aérea para se tornar piloto de caça. Lá, ele se envolve com Charlotte Blackwood (Kelly McGillis), uma bela mulher, e enfrenta um competidor à sua altura (Val Kilmer). Ano 1986.

Podemos dizer que pelos filmes indicados Tom Hanks curte muito estar em Aeroportos concorda? Qual é o filme de aeroporto que você mais gosta?

Envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi.

Sua sugestão de pauta é sempre bem-vinda.

Até a próxima semana.

Coluna Cinema

  • imagem de cinema
    COLUNA CINEMA é produzida e publicada semanalmente.pela publicitária Jessie Lodi. Jessie Lodi é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela FAG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e Gestão de Negócios. Possui experiência com produção de vídeos, produção de eventos, gestão de contas em agências de comunicação e marketing de associações. Atua no mercado paranaense e catarinense desde 2002 e é apaixonada por cinema. Curta o instagram @jessielodi Para comunicação com a coluna usar cinema@acontecendoaqui.com.br

Notícias Relacionadas