Coluna Cinema | Filmes do Mundo da Fantasia

03 de Julho de 2020

Animais Fantásticos, Jogador nº 1 e Star Wars

Nos últimos dias estamos vivendo experiências um tanto quanto caóticas se pararmos para analisar. É pandemia, nuvem de gafanhotos, tragédias naturais e crise econômica. Para aliviar um pouco a preocupação do dia-a-dia nada melhor do que nos transportarmos para outros mundos e esquecermos um pouco dos problemas. A vantagem do cinema é essa, podemos viver com os personagens, sentir o que sentem.

O gênero de filmes Fantasia é muitas vezes subestimado pelos críticos de cinema. Como não sou uma crítica e sim entusiasta e amo essa linha de produção audiovisual pesquisei mais sobre como surgiram os primeiros filmes. 

A principal característica das produções é usar fenômenos sobrenaturais ou mágicos como um elemento primário do roteiro e suas histórias são contadas em mundos imaginários onde há criaturas mágicas e itens mágicos. Geralmente a fantasia distingue-se dos gêneros ficção científica e horror/terror pela expectativa de que esses dirigem claramente temas científicos e macabros, respectivamente, embora haja uma grande mistura entre os três, todos os quais são subgêneros da ficção especulativa.

Há relatos de que uma das primeiras produções do gênero é o filme francês L´Atlantide que mistura também aventura, é de 1921 e foi dirigido por Jacques Feyder. 

Confira abaixo sugestões de filmes para viajar na fantasia:

Animais Fantásticos e Onde Habitam: O excêntrico magizoologista Newt Scamander (Eddie Redmayne) carrega uma maleta cheia de animais mágicos coletados durante suas viagens pelo mundo. As criaturas acabam saindo de sua mala em Nova York, e agora ele precisa usar suas habilidades para capturá-las com a ajuda do trouxa Jacob (Dan Fogler) e da auror Srta. Goldstein (Katherine Waterston). Ano 2016.

Fantasia: O filme representa o mais ousado experimento da Disney até hoje, mistura imagens de animação dos principais personagens do estúdio com músicas clássicas famosíssimas. O que começou como um veículo para melhorar a carreira de Mickey Mouse floresceu em um longa-metragem que permanece único na história da animação. Ano 1940.

Feitiço do Tempo: Phil (Bill Murray), um arrogante meteorologista de um canal de televisão, fica preso em uma espécie de túnel do tempo, condenado a reviver indefinidamente o mesmo dia até que mude suas atitudes. Ano 1993.

Jogador Nº 1: Em 2044, Wade Watts (Tye Sheridan), assim como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. Quando o criador do jogo, o excêntrico James Halliday (Mark Rylance) morre, os jogadores devem descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico para conquistar sua fortuna inestimável. Para vencer, porém, Watts tem de abandonar a existência virtual e ceder a uma vida de amor e realidade da qual sempre tentou fugir. Ano 2018.

O Labirinto do Fauno: Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú) e em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta. Ano 2006.

O Quebra-Nozes e os 4 Reinos: Clara (Mackenzie Foy), jovem esperta e independente, perde a única chave mágica capaz de abrir um presente de valor incalculável dado por seu padrinho (Morgan Freeman). Safa na solução de problemas, ela decide então iniciar uma jornada de resgate que a leva pelo Reino dos Doces, o Reino das Neves, o Reino das Flores e o sinistro Quarto Reino. Ano 2018.

Star Wars - Episódio I A Ameaça Fantasma: Obi-Wan (Ewan McGregor) e seu mentor embarcam em uma perigosa aventura na tentativa de salvar o planeta das garras de Darth Sidious (Ian McDiarmid). Durante a viagem, eles conhecem um habilidoso menino e decidem treiná-lo para se tornar um Jedi. Mas o tempo irá revelar que as coisas nem sempre são o que aparentam ser. Ano 1999.

Os filmes das séries Harry Potter e O Senhor dos Anéis são meus favoritos, sempre. Se quiser uma dica, leia os livros antes de assistir os filmes, é muito mais emocionante.

Confira aqui a coluna de Harry Potter.

Em breve uma coluna exclusiva sobre O Senhor dos Anéis e os demais filmes do mesmo autor.

Você sabe qual é o filme mais antigo do gênero Fantasia? Envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br e me conte. Sua sugestão de pauta é sempre importante, o que você gostaria de ler na Coluna Cinema?

Comente nas redes sociais @jessielodi e @acontecendoaqui.

DROPS:

CINE DRIVE-IN Paradigma toda 5ª em Florianópolis.

Todas as quintas-feiras em Florianópolis tem sessão especial da Paradigma Cinema no Cine DRIVE-IN. 

Confira a programação no instagram @paradigmacinearte

Cineclube da Fundação Cultural BADESC promove na sexta-feira um debate online para falar sobre o filme Party Girl. A live em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências (Nuvic/UFSC).

Serviço: Sessão Gênero e Alteridades online vai debater o filme Party Girl

Data: 3 de julho – sexta-feira

Horário: 19h

Local:  Canal da Fundação Cultural BADESC no YouTube (http://abre.ai/canalfundacaoculturalbadesc)  

Coluna Cinema

  • imagem de cinema
    COLUNA CINEMA é produzida e publicada semanalmente.pela publicitária Jessie Lodi. Jessie Lodi é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela FAG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e Gestão de Negócios. Possui experiência com produção de vídeos, produção de eventos, gestão de contas em agências de comunicação e marketing de associações. Atua no mercado paranaense e catarinense desde 2002 e é apaixonada por cinema. Curta o instagram @jessielodi Para comunicação com a coluna usar cinema@acontecendoaqui.com.br

Notícias Relacionadas