Coluna Cinema | Filmes de Corrida

13 de Novembro de 2020

A Velocidade Contagia

Cartaz do documentário "Senna" Foto: Divulgação

Apaixonados por carros e corridas! Você conhece alguém que é fã de corridas automobilísticas com certeza? Eu tenho um viciado em casa e hoje a sugestão dos filmes veio dele. O automobilismo é um dos esportes mais populares do mundo, só foi reconhecido como esporte pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) em 2011, pois antes, qualquer esporte, disciplina ou evento em que o desempenho dependesse essencialmente de propulsão mecânica não era aceito. 

Segundo a Wikipedia em 1894, foi organizada a primeira competição na França pela revista parisiense Le Petit Journal entre Paris e Ruão, um teste de confiabilidade para determinar o melhor desempenho, na época foi chamada de Concours des Voitures sans Chevaux (Competição de Carros sem Cavalos). 69 carros começaram a corrida de 50 km que iria determinar os classificados para a corrida principal de 127 km, apenas 25 se classificaram. Após inúmeros acidentes causando mortes nas corridas de rua, muitas cidades chegaram a proibí-las e constataram ser mais seguro realizar corridas em espaços fechados, muitos desses espaços eram os hipódromos (utilizados para corridas de cavalos).

O primeiro autódromo do mundo, Milwaukee Mile, foi construído em 1903 nos Estados Unidos e foi baseado no formato oval dos hipódromos. Quatro anos depois, em 1907, é construído o oval de Brooklands na Inglaterra que foi o primeiro circuito feito especialmente para corridas de carros, contando, inclusive, com inclinação nas curvas. Em 1909 é construído o famoso circuito de Indianapolis Motor Speedway também nos Estados Unidos.

Confira uma seleção de filmes com pura adrenalina:

Dias de Trovão: Cole Trickle (Tom Cruise) é um jovem piloto de stock car que tem muito talento, mas nenhuma idéia de como canalizar este dom para obter vitórias. Porém, as coisas mudam quando Tim Daland (Randy Quaid) incumbe Harry Hogge (Robert Duvall), um veterano piloto de stock car, a construir um carro e contratar Cole para dirigi-lo. Cole entra em conflito com Rowdy Burns (Michael Rooker), o piloto mais badalado do circuito, mas esta rivalidade acaba criando um acidente, que manda ambos para o hospital. Por causa dos seus ferimentos, Rowdy é forçado a abandonar a competição. Sem seu principal rival para atormentá-lo, Cole acelera em direção de Claire Lewicki (Nicole Kidman), uma atraente médica que supervisiona a recuperação de Cole. A saúde de Cole é restabelecida, ele começa a correr novamente e parece que agora ele está marcado para o sucesso, mas tem que competir contra Russ Wheeler (Cary Elwes), que não quer apenas derrotar Cole, mas deixá-lo incapacitado para sempre. Ano 1990.

 

Ford vs Ferrari: Durante a década de 1960, a Ford resolve entrar no ramo das corridas automobilísticas de forma que a empresa ganhe o prestígio e o glamour da concorrente Ferrari, campeoníssima em várias corridas. Para tanto, contrata o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon) para chefiar a empreitada. Por mais que tenha carta branca para montar sua equipe, incluindo o piloto e engenheiro Ken Miles (Christian Bale), Shelby enfrenta problemas com a diretoria da Ford, especialmente pela mentalidade mais voltada para os negócios e a imagem da empresa do que propriamente em relação ao aspecto esportivo. Ano 2019.

 

Meu Amigo Enzo: Denny Swift (Milo Ventimiglia) é um piloto de corridas arrojado, com um talento especial para dirigir sob chuva. Um dia, ao ir para o trabalho, encontra um filhote de cachorro que decide adotar. Ele ganha o nome de Enzo, em homenagem ao criador da Ferrari, e passa a acompanhá-lo em todo lugar que vá, ganhando um apreço especial pela adrenalina das corridas, seja ao assisti-las ao vivo ou pela televisão. Com o passar dos anos, a amizade entre Denny e Enzo sofre profundas mudanças quando o piloto conhece, e se apaixona, por Eve (Amanda Seyfried). Ano 2019.

 

Ricky Bobby - A Toda Velocidade: Ricky Bobby (Will Ferrell) sempre sonhou em dirigir em alta velocidade, igual ao seu pai, Reese Bobby (Gary Cole), que deixou a família para seguir o sonho de ser piloto de corridas. Ricky entrou para o automobilismo como "operador de macaco" do piloto Terry Cheveaux (Adam McKay), estreando acidentalmente como piloto quando Terry fez uma parada não-programada em uma corrida para comer um sanduíche de frango. O estilo agressivo de Ricky faz com que logo se torne um ídolo nacional, tendo o apoio de seu chefe de equipe Lucius Washington (Michael Clarke Duncan), seu co-piloto e amigo de infância Cal Naughton Jr. (John C. Reilly) e o trio de técnicos formado por Herschell (David Koechner), Kyle (Ian Roberts) e Glenn (Jack McBrayer). Todos defendem a escuderia Dennit Racing, chefiada pelo milionário Dennit (Pat Hingle), cujo filho Larry (Greg Germann) nutre uma profunda inveja de Ricky. Porém tudo muda quando uma colisão na corrida faz com que Ricky seja enviado ao hospital. Ano 2006.

 

Rush - No Limite da Emoção: Anos 1970. O mundo sexy e glamouroso da Fórmula 1 é mobilizado principalmente pela rivalidade existente entre os pilotos Niki Lauda (Daniel Brühl) e James Hunt (Chris Hemsworth). Eles possuíam características bem distintas: enquanto Lauda era metódico e brilhante, Hunt adotava um estilo mais despojado, típico de um playboy. A disputa entre os dois chegou ao seu auge em 1976, quando ambos correram vários riscos dentro do cockpit para que pudessem se sagrar campeão mundial de Fórmula 1. Ano 2013.

 

Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão: O documentário conta a história do ídolo brasileiro Ayrton Senna. Em Junho de 1984, GP de Mônaco de Fórmula 1. Seis atuais ou futuros campeões mundiais estavam na pista, mas as atenções ficaram voltadas para um jovem que largara em 13º lugar e estava apenas em sua sexta corrida. Ultrapassando um a um, ele alcançou seu primeiro pódio e apenas não venceu devido a uma questão técnica. Seu nome era Ayrton Senna. Toda trajetória do tricampeão mundial, contada desde a ascensão no automobilismo até sua morte em pleno GP de San Marino, em 1994, passando pela rivalidade com Alain Prost e os problemas enfrentados nos bastidores da Fórmula 1.

 

Qual seu filme de corrida favorito? Envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi.

Sua sugestão de pauta é sempre bem vinda.

Até a próxima semana.

Coluna Cinema

  • imagem de cinema
    COLUNA CINEMA é produzida e publicada semanalmente.pela publicitária Jessie Lodi. Jessie Lodi é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela FAG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e Gestão de Negócios. Possui experiência com produção de vídeos, produção de eventos, gestão de contas em agências de comunicação e marketing de associações. Atua no mercado paranaense e catarinense desde 2002 e é apaixonada por cinema. Curta o instagram @jessielodi Para comunicação com a coluna usar cinema@acontecendoaqui.com.br

Notícias Relacionadas