Coluna Cinema | A Cegonha está Chegando? Filmes Sobre Gravidez com a colaboração de Laura Coutinho

07 de Agosto de 2020

Juno, Plano B e Filhos da Esperança estão na lista

Em meio ao isolamento da sociedade nesses últimos meses ouvi muito o termo “filhos da quarentena”. Parei para pensar e uma amiga sugeriu a pauta de hoje. Filmes que falam de gravidez. Convidei a jornalista Laura Coutinho a me ajudar na seleção da semana. Após anunciar sua gravidez e emanar alegria pelo momento que está vivendo ela me ajudou a escolher filmes sobre o tema.

Comecei a pensar e observei que a maioria dos filmes tratam do assunto com um ar cômico, grande parte deles mostram o momento da descoberta da gravidez pelas personagens como uma surpresa não tão aguardada, como deveria ser.

O gênero comédia é um dos mais excluídos do cinema quando pensamos em grandes produções, filmes que têm relevância e trazem assuntos complicados e polêmicos. É um gênero cinematográfico para você sentar no sofá, passar um tempo leve e dar risadas das atuações que deixam a desejar e de roteiros bem sem graça, onde não há exatamente, um bom desfecho para a história. No assunto gravidez penso o contrário. Ótimas comédias e filmes mais reflexivos sobre o tema trazem um entretenimento de qualidade e atuações impressionantes como a da atriz Jennifer Lopez em Plano B.  

“É muito legal assistir filmes leves e engraçados como uma comédia ou uma série que te faça rir nesse período da gravidez onde estou mais sensível. Gosto de assistir produções alegres e Modern Family é uma série despretensiosa que também estou gostando, me faz pensar e refletir sobre esse período diferente pelo qual todos estamos passando.”, comentou Laura. 

Confira dicas de filmes que falam de gravidez:

Plano B: Cansada de esperar pelo homem certo, Zoe (Jennifer Lopez) decide fazer uma inseminação artificial. Já grávida, ela conhece Stan (Alex O’Loughlin), que logo a pede em casamento. Quando o dia do nascimento do bebê se aproxima, o casal percebe que ainda não se conhece muito bem e seus planos poderão mudar. Ano 2010. 

Juno: Juno MacGuff (Ellen Page) é uma jovem de 16 anos que acidentalmente engravidou de Paulie Bleeker (Michael Cera), um grande amigo com quem transou apenas uma vez. Ela decide fazer um aborto, mas ao chegar na clínica muda de idéia. Junto com sua amiga Leah (Olivia Thirlby) ela passa a procurar em jornais um casal a quem possa entregar o bebê assim que ele nascer. É assim que conhece Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), um casal com boas condições financeiras que está disposto a bancar todas as despesas médicas de Juno, além de dar-lhe uma compensação financeira caso ela queira. Juno recusa o dinheiro para si, mas decide que Vanessa e Mark ficarão com seu filho. Ano 2008.

A Vida Acontece: Kim (Krysten Ritter) divide apartamento com duas amigas, mas a rotina da casa muda quando ela fica grávida. Agora, além de ter que descobrir como cuidar de uma criança, Kim também quer resolver sua vida amorosa. Ano 2012.

Ligeiramente Grávidos: A jornalista de sucesso Alison Scott (Katherine Heigl) encontra um grande obstáculo depois que uma noite amorosa com Ben (Seth Rogen), um rapaz irresponsável que ela conheceu em um bar, resulta em gravidez. Primeiro ela pensa em criar o filho sozinha, mas depois decide procurar Ben para contar sobre a novidade e dar a ele uma chance de ser um pai presente. No entanto, ele não tem certeza se está pronto para ser pai, e os dois se perguntam se seriam parceiros compatíveis. Ano 2007.

Coincidências do Amor: Kassie Larson (Jennifer Aniston) é uma mulher madura, bem sucedida, e sempre sonhou em ser mãe. O problema é que ela não tinha encontrado ainda o homem certo e aí decidiu fazer uma produção independente. Wally (Jason Bateman), seu melhor amigo, é extremamente neurótico e não concorda com a ideia, que tem tudo para mudar para sempre as suas vidas. Até porque, a surpresa não foi a gravidez. Ano 2010.  

Filhos da Esperança: No ano de 2027, a infertilidade é uma ameaça real para a civilização. O mais novo ser humano morreu aos 18 anos e a humanidade discute seriamente a possibilidade de extinção. Theodore Faron (Clive Owen) é um ex-ativista desiludido que se tornou um burocrata e que vive em uma Londres arrasada pela violência e pelas seitas nacionalistas em guerra. Procurado por sua ex-esposa Julian (Julianne Moore), Theodore é apresentado a uma jovem que misteriosamente está grávida. Eles passam a protegê-la a qualquer custo, por acreditar que a criança por vir seja a salvação da humanidade. Ano 2006.

O Que Esperar Quando Você Está Esperando: Os desafios da paternidade iminente viram as vidas de cinco casais de cabeça para baixo. Duas celebridades se desesperam as demandas surpreendentes da gravidez. Hormônios causam estragos em um autora louca por bebês, enquanto seu marido tenta não ser superado por seu pai, que espera gêmeos com sua jovem esposa troféu. O marido de uma fotógrafa não tem certeza dos planos de adoção da esposa. Uma conexão única resulta em uma gravidez surpresa para os proprietários rivais de caminhões de alimentos. Ano 2012.

Olha Quem Está Falando: Abandonada pelo parceiro, Mollie (Kirstie Alley) entra em trabalho de parto e é ajudada pelo taxista James (John Travolta). Ele se apaixona por ela e pelo bebê Mikey (dublagem Bruce Willis), mas Mollie continua procurando o homem perfeito. Mikey faz comentários sarcásticos (em pensamento), que os espectadores ouvem. Ano 1990.

Outras produções sobre o tema da maternidade como Não Sei Como Ela Consegue, Nove Meses e Um Presente para Helen, valem a pena numa sessão da tarde.

Se você ou alguém que conheça estiver esperando um bebezinho, garanto que irá gostar de assistir filmes sobre o tema, algumas dicas de como os hormônios mexem com as mães nesse período são traduzidas em cenas muito engraçadas. 

Qual o seu filme favorito dessa lista? Envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br ou comente nas nossas redes sociais @jessielodi e @lauracoutinho

Sua sugestão de pauta é sempre importante. Fique bem, fique em casa! 

Coluna Cinema

  • imagem de cinema
    COLUNA CINEMA é produzida e publicada semanalmente.pela publicitária Jessie Lodi. Jessie Lodi é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela FAG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e Gestão de Negócios. Possui experiência com produção de vídeos, produção de eventos, gestão de contas em agências de comunicação e marketing de associações. Atua no mercado paranaense e catarinense desde 2002 e é apaixonada por cinema. Curta o instagram @jessielodi Para comunicação com a coluna usar cinema@acontecendoaqui.com.br

Notícias Relacionadas