Coluna Cinema | 7 filmes infantis para estimular a criatividade

10 de Setembro de 2021

"(...) as produções audiovisuais são também boas ferramentas para estimular reflexões e até aprendizados."

Up: Altas Aventuras

Assistir desenhos e filmes é uma das atividades preferidas das crianças. Se, por um lado, os pais devem colocar limites para que o tempo diante das telas não se torne excessivo, por outro as produções audiovisuais são também boas ferramentas para estimular reflexões e até aprendizados. Nesta semana conto com a colaboração de Luiza Lafuente que entrevistou a diretora do Marista Escola Social Irmão Lourenço, Andrea Aparecida Castro, ela explica que os filmes podem fomentar valores e incentivar o pensamento crítico: “Além de entreter, os desenhos contribuem para a construção da visão que as crianças têm do mundo e como compreendem a realidade. Quando existe uma curadoria desse conteúdo da parte dos pais, os filmes se tornam grandes aliados para o desenvolvimento infantil”.

As obras podem ampliar o repertório cultural das crianças e estimular, por exemplo, a sua criatividade e curiosidade sobre o funcionamento da natureza e as diferentes realidades sociais.

Confira 7 dicas de filmes que podem estimular a criatividade das crianças:

A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas: Nesta animação da Sony Pictures, todos os dispositivos eletrônicos do mundo se revoltam e causam um apocalipse robô. A família Mitchell é a única que pode salvar a humanidade dessa ameaça tecnológica. Ano 2021.

 

 

O Menino e o Mundo: Este premiado filme brasileiro conta a história de um menino que mora no interior com sua família. Depois que o pai parte para a cidade grande em busca de trabalho e demora a voltar, ele decide ir procurá-lo e se depara com uma sociedade marcada pela desigualdade e exploração dos trabalhadores e recursos naturais. Ano 2014.

 

 

Up: Altas Aventuras: O rabugento senhor Fredricksen, de 78 anos, viaja para um platô remoto no meio da Amazônia a bordo de sua casa flutuante sustentada por balões. Na companhia do jovem escoteiro Russell, ele encontra seu ídolo da juventude, o explorador Charles Muntz, conhece um exército de cachorros falantes e coloca sua vida em perspectiva. Ano 2009. 

 

 

Vida de Inseto: Flik é uma formiga cheia de ideias e sempre causa problemas na sua colônia. Seu último acidente foi destruir os alimentos que seriam usados para pagamento ao gafanhoto Hopper. Agora, Hopper está exigindo o dobro, senão a colônia será aniquilada. Para evitar o desastre, Flik tenta recrutar combatentes para defender o local, e quando encontra um bando de insetos voadores, ele acredita que encontrou a sua salvação. Ano 1998.

 

 

Operação Big Hero: Também da Disney, este filme conta a história de Hiro Hamada, um jovem prodígio que constrói robôs para lutas. Após um grande trauma em sua vida, ele passa a usar seu talento para proteger pessoas e para isso conta com a ajuda de BayMax, um robô projetado por seu irmão mais velho, Tadashi. Ano 2014. 

 

 

Menino Maluquinho - O filme: Outra opção do cinema nacional, esta produção mostra as férias deste conhecido personagem da literatura brasileira na casa do avô no interior de Minas Gerais. O Menino Maluquinho é o retrato da criança curiosa que gosta de brincar livre e descobrir as respostas de todas as perguntas que é capaz de fazer. Ano 1994. 

 

 

Detona Ralph: Ralph está cansado de ser desprezado no seu próprio jogo de fliperama. Para ganhar a atenção do herói Felix e todos os outros personagens, o vilão tem um plano e sai em busca de uma medalha, com a intenção de provar o seu valor. Ano 2013.

 

 

Agora me conta qual sua animação favorita? 

Você pode me acompanhar também no PODCAST CINE GIRLS do Spotify, só clicar neste link

Envie um e-mail para cinema@acontecendoaqui.com.br ou comente nas minhas redes sociais @jessielodi sua sugestão de pauta. 

Até a próxima semana.

Coluna Cinema

  • imagem de cinema
    COLUNA CINEMA é produzida e publicada semanalmente.pela publicitária Jessie Lodi. Jessie Lodi é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela FAG, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e Gestão de Negócios. Possui experiência com produção de vídeos, produção de eventos, gestão de contas em agências de comunicação e marketing de associações. Atua no mercado paranaense e catarinense desde 2002 e é apaixonada por cinema. Curta o instagram @jessielodi Para comunicação com a coluna usar cinema@acontecendoaqui.com.br

Notícias Relacionadas