Coluna Ana Lavratti: Vigor aos 80 / CIC lotado / Unidos em oração

06 de Junho de 2019

Hoje tem os eventos incríveis onde estive e sugestões de ótimos programas para o Outono

Lair Leoni Bernardoni, 80, e Juarez Machado, 78, mantendo a ebulição artística

 

Rotas Lairianas

 

A coragem de Lair Bernardoni, de lançar o quarto livro aos 80 anos, voltou a ser recompensada, agora com uma prestigiada sessão de autógrafos em Joinville. Acostumada a expor nos endereços mais nobres mundo afora, agora foi a vez da fotógrafa-escritora receber um artista plástico mundialmente festejado no lançamento de “Rotas Lairianas”: Juarez Machado, que também se aproxima dos “oitentinha” com um vigor invejável. O evento, no Instituto Internacional Juarez Machado, foi a segunda escala da obra, com edição da Letra D’Água, que nos conduz a viajar entre as imagens de destinos notórios e a poesia de recantos impensados.

 

POR ONDE ANDEI...

 

Na minha eterna peregrinação por eventos sociais, culturais e associativos, sempre no anseio de mostrar aqui na Coluna coisas especiais que estão Acontecendo Aqui, nesta segunda-feira tive a satisfação de acompanhar ao debate Educação, Cidadania e Empreendedorismo, na Sala da Presidência da ACIF. Com apresentação da Adriana Netto, Diretora adjunta de opinião da Regional Centro, e mediação da Maria Odete Olsen, o debate reuniu legítimos cases do nosso mercado, como Ana Paula Calaes, fundadora da Escola Técnica Geração e vencedora do Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença / Educação; Doreni Caramori Jr, do Grupo All; Annalisa Blando DalZotto, da ParMais e do grupo Mulheres do Brasil, entre outros experts em diferentes áreas. Pelas tendências antecipadas e análises bem embasadas, o evento merecia sala cheia... e deixou um rastro de reconhecimento aos empresários e empreendedores que transformam o país.

 

Na terça-feira, ao contrário, a surpresa foi a “fila de espera”, tamanho o interesse do público pelo concerto Mattinata, que lotou o teatro do CIC de espectadores, de música e de aplausos. O tenor Thompson Magalhães e a soprano Cláudia Todorov, acompanhados por piano, orquestra e quatro cantores convidados – Carla Domingues, Fernando DeCarli, Guilherme Botelho e Fernando Zimmermann – envolveram a plateia a tal ponto que o bis do espetáculo, dedicado às mais conhecidas canções italianas, contou com coro coletivo, com a multidão, de pé, entoando um comovente “Volare Volare” que faço questão de mostrar aqui. Destaque também para a tradução em libras, que permitiu aos espectadores surdos compreenderem as letras e solfejos, denotando o carinhoso cuidado com a inserção social.

 

 

Nesta quarta-feira, outro privilégio. Voltar a ouvir Guilherme Botelho, na voz e violão, proclamando a nossa fé nos tradicionais encontros organizados há 9 anos pela ex-primeira-dama Maria Angélica Colombo. Desta vez, no salão de festas do condomínio em que reside desde que deixou o Palácio da Agronômica, a anfitriã conduziu a oração do terço deixando a palavra, em seguida, com o Padre Anderson, que dedicou o “sermão” à mais didática explanação sobre Pentecostes, uma das principais celebrações do calendário cristão, que acontece justamente neste domingo, 9 de junho. Prestigiado por um fiel time de amigas, o encontro foi marcado pela “comunhão” de sentimentos, de devoção a Deus e comprometimento com o próximo, como, aliás, Maria Angélica vem exercitando com cada vez mais frequência, como voluntária e palestrante de esperança.

 

#MIX:

 

Na expectativa de lotar o Centrosul de 13 a 15 de agosto, o Encatho & Exprotel explora nesta edição as “Soluções e inovações para a hotelaria”. Honrando o tema eleito, aponta  soluções inclusive para a inserção social. Considerando que a estimativa de portadores de necessidades especiais é de 45 milhões de pessoas no país, o evento programou palestras e exposição de produtos envolvendo a “Acessibilidade: a hospitalidade traduzida no espaço físico”.

 

O jornalista João Paulo Borges, especialista em Ciência Política e responsável por inovar a comunicação da Fecam, ministra no dia 18 de junho uma oficina sobre “o uso do WhatsApp na Comunicação Pública”. O bate-papo, aplaudido por 120 colegas de profissão em Porto Alegre, terá sua segunda edição no working bar A Fábrica, e as inscrições já estão abertas neste link aqui:

 

Outro bate-papo envolve as tendências cromáticas de 2019 . A convite da Associação Brasileira de Designers de Interiores - SC, a especialista Ana Kreutzer explora o tema no dia 13 de junho, na Sierra AB Home, tratando inclusive das mensagens transmitidas pelas cores.

 

 

Culturetes:

 

Multi Open Shopping em clima de Inverno, com atrações gratuitas pras crianças todos os domingos, até 11 de agosto, incluindo recreação, performances e contação de histórias.

 

Bienal de Tango em Floripa recebe nesta quinta à noite a dupla Agustina Vignau e Hugo Mastrolorenzo, campeões mundiais do Tango Escenario. Além do Jurerê Beach Village, QG do evento, no fim de semana os espetáculos serão no teatro do CIC.

 

Também em Jurerê Internacional, o artista circense Diogo Vaz Franco estreia no dia 15 de junho, no Jurerê Sports Center, o solo "Prometeu", com entrada gratuita e muitas acrobacias

 

O quarteto formado por Tiê Pereira, no contrabaixo, Edilson Forte, ao piano, Elio Silveira, saxofonista de Cuba, e Mark de Jong, baterista da Holanda, faz nesta sexta um tributo ao vencedor do Grammy Awards, D’Rivera. Projeto Sexta Jazz tem entrada gratuita e começa às 20h no Shopping Iguatemi.

 

Para os fãs de Oswaldo Montenegro, o menestrel traz seu novo espetáculo, “O azul e o tempo” para o teatro do CIC, neste domingo. No palco, a perfeita simbiose com o guitarrista Alexandre Meu Rei, o pianista Yan Montenegro, e a flautista Madalena Salles.

 

Clique nas fotos de Renato Gama para acionar o slideshow e ampliar as imagens do debate Educação, Cidadania e Empreendedorismo na ACIF

 

Siga #AnaLavratti também no instagram @AnaLavratti

 

Equipe ACIF com convidados do debate
Equipe ACIF com convidados do debate

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti