Coluna Ana Lavratti: Turma da Miquinha - animação infantil 100% catarinense

10 de Setembro de 2021

Leia também as delícias de setembro, com festival de receitas à base de ostras e Bitter Day

 

Turma da Miquinha

 

Afunilando as tradições de família – da mãe Marilisa, professora de música, do pai que após se aposentar na Magistratura virou fazendeiro, em Campos Novos, e dos filhos pequenos, Luísa e Leo, que adoram uma animação, o médico Fábio André Melara Infeld apostou num desenho animado genuinamente catarinense. Toda a equipe, da área de produção musical e de animação digital, foi selecionada em Santa Catarina, e o resultado é um programa inteligente, divertido e educativo. A Turma da Miquinha já tem vários capítulos disponíveis no Youtube, neste link aqui, com macaquinhos, coelhinhos, um bicho preguiça e outras criaturas muito fofas da floresta ensinando das letras às notas musicais. Apesar da agenda concorrida, como Clínico Geral em diferentes hospitais, o Dr. Fábio Melara dedica-se pessoalmente às pautas dos programas. Com graça e consistência, os personagens também trazem uma série de mensagens educativas pelo instagram, neste link aqui, abordando temas como a vacinação, a linguagem de libras, folclore e inserção social.

 

Dr. Fábio Melara (à esq): aposta visionária no mercado de animação digital voltado ao público infantil

 

Gourmandises:

 

Os 33 restaurantes de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, que vão participar da Temporada Gastronômica Costa Esmeralda de 8 a 31 de outubro, já vêm sendo preparados, a partir de uma parceria do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau com o Sebrae-SC e as Secretarias Municipais de Turismo e Cultura. Entre as oficinas oferecidas, para que descubram como potencializar a diversidade da culinária da região, está a de Cozinha Intuitiva, com o chef Sergio Hening, e a Experiência na Cozinha para co-criação do prato conceito do festival, com Alan Claumann e Sergio Hening.

 

O chef Leo Paixão, do reality show Mestres do Sabor, veio até Santa Catarina para “encorpar” a LIVE do Hippo Gourmet Experience, promovida dentro da programação de aniversário da rede. Acostumado a ensinar as pessoas a cozinharem de forma descomplicada, o chef mineiro desenvolveu quatro receitas práticas e saudáveis, em parceria com o chef do Hippo, Vilmar Turnes.

 

O Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, em Governador Celso Ramos, abriu a temporada de receitas à base de ostras, que inclui até mesmo um bate-papo sobre o manejo sustentável das ostras, com a engenheira de aquicultura Vanessa Nascimento. Durante o mês de setembro, o chef executivo José Nero ressalta o protagonismo da “joia do mar" em receitas surpreendentes como o Spätzle com ostras nativas, Ostras grelhadas à Bulhão Pato, Ostras gratinadas com queijo pecorino artesanal e bottarga, e até mesmo a Mousse de brigadeiro cremoso de ostra com sorvete de caramelo salgado. 

 

 

TIM TIM:

 

A Cooperativa Vinícola Garibaldi vem apostando em bebidas biodinâmicas desde 2018. Os espumantes e sucos com esse método de processo, da linha Astral, são os primeiros do país certificados por uma auditoria e detentores do selo Demeter. O diferencial dos biodinâmicos já começa no material escolhido, que dispensa sementes tratadas, priorizando plantas medicinais, e observa todos os fatores que reduzem a dependência de insumos externos. As garrafas de espumantes que estão em fase de maturação terão um lote numerado, com apenas 2.600 unidades, no início do ano que vem. Enquanto isso, o espumante Astral Brut e o Suco de Uva Astral estão disponíveis no Complexo Enoturístico Garibaldi e em lojas online parceiras.

 

O Bitter Day é o maior lançamento simultâneo já realizado pelas cervejarias artesanais independentes brasileiras, e desde o dia 8 de setembro vem democratizando o acesso aos estilos Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter em 60 cervejarias e brewpubs. Os rótulos selecionados para a campanha indicam cervejas de alta fermentação, que têm em comum a cor levemente acobreada e adição de lúpulos ingleses. Como principais características das Bitters, o Beer Judge Certification Program destaca o alto drinkability e a refrescância.

 

Igor Renovato venceu o Campari Bartender Competition, na estreia da competição. Foram mais de 300 inscritos, de diversas regiões do Brasil, com os finalistas submetidos a uma banca composta pelo chef Henrique Fogaça, por Murilo Marques, gerente de Campari Academy no Brasil, por Cesar Adames, Fabio La Piera e Rennan Correa. Na etapa final, 10 bartenders foram sorteados em duplas e receberam uma caixa com ingredientes misteriosos para incorporar em seus Negronis. Os cinco finalistas fizeram uma releitura do clássico Negroni, com Igor consagrado pela “alquimia” com infusão de manga, blend de vermute seco e bianco, Campari e tintura de cumaru, que é a baunilha do cerrado.

 

Clique nas fotos para ampliar as imagens da animação Turma da Miquinha:

 

Turma da Miquinha
Turma da Miquinha: enredo divertido e educativo com personagens da floresta

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 6 livros e 4 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas