Coluna Ana Lavratti: Tradição em cena, com parrilla, tango, nhoque da fortuna, renda de bilro e boi-de-mamão

29 de Agosto de 2018

Coluna desta quarta traz um Mix de Eventos, programas culturais e palestras inspiradoras

Daiane Colla e Fernanda Meybom provando os novos chopes Patagônia - foto Vitor Rebellato

Circuito Patagônia

 

Nem a guinada de endereço de última hora, com a etapa Florianópolis do Circuito Patagônia transferida da Lagoa da Conceição para Jurerê Internacional, comprometeu o brilho da festa que deu ares de Verão ao La Serena no último sábado, dia 25. Ao som da banda Noah’s, os convidados usufruíram da mais conveniente harmonização de uma parrilla argentina com os novos chopes Patagônia disponíveis no Brasil, estilos Bohemian Pilsener, Amber Lager e Weisse.

 

Culturetes:

 

Os fãs fiéis do mágico Jorian Peçanha terão a chance de aplaudir, em primeira mão, o espetáculo em alusão ao ar, terra, fogo e água antes do ilusionista levar sua performance “Elements” a outros estados do país. E mais, a apresentação que relembra os feitos do “Pai do Escapismo”, Harry Houdini, será gravada em DVD... mas duvido que ainda assim, com muitos replays em casa, alguém consiga desvendar os truques em cartaz apenas nesta sexta, dia 31, no teatro Pedro Ivo.

 

Aos fãs de arquitetura e decoração, a franquia da Urban Arts já tem data para inaugurar sua primeira loja em Santa Catarina. A galeria de arte a cargo de Jana Ferronato com mais de 70 mil peças em todos os estilos, inaugura no dia 5 de setembro, na redondeza criativa do Beiramar Shopping.

 

Em Blumenau, nesta quinta, dia 30, a Orquestra de Sopros Carlos Gomes apresenta um concerto a preços populares com canções consagradas em sucessos de bilheteria, como “007”, “Os Miseráveis” e "O Rei do Show".

 

Em Joinville, domingo tem show intimista dos músicos Blär, de Curitiba, e São Yantó, de São Paulo, que dão a largada na Casa 97 para uma miniturnê pelo Sul do país. No repertório, a dupla flerta com sonoridades da MPB, do pop e da música experimental em arranjos minimalistas de piano, programações eletrônicas e loops de voz.

 

Aberto ontem à noite em Florianópolis, o Prêmio Desterro – 9º Festival de Dança, vai aproximar as performances do público com apresentações de quinta-feira a domingo, no Beiramar Shopping. Para assistir às coreografias gratuitamente é só chegar no hall às 12h30min e 18h30min, exceto no dia 2 de setembro, quando a segunda apresentação, com Batalhas entre os grupos, será às 16h.

 

De 19 a 23 de setembro, a Câmera Criativa – Escola de Fotografia e Arte de Florianópolis pode despontar no catálogo do 14º Festival Internacional de Fotografia - Paraty em Foco 2018. É que quatro professores (Radilson Carlos Gomes, Zé Paiva, Lilian Barbon e Victor Hugo Silva) e cinco alunos são finalistas do concurso cultural, “Convocatória portfólio em foco”, que é prévia do festival.

 

 

#MIX:

 

O festival de música eletrônica Magic Island, que chega neste ano explorando o tema “Viva México”, terá uma prévia neste sábado, no Second Jurerê. Quem já adquiriu o ingresso para o fesfival à fantasia de 7 de setembro tem vantagens exclusivas na festa deste fim de semana, ao som dos DJs Blando, Franzen, Druck e Vitera.

 

Nesta quarta à noite a CDL Florianópolis recebe o 1º Encontro da Sororidade, com histórias inspiradoras compartilhadas e motivação multiplicada. Entre as palestrantes estão Juliana Germann, Lirous K'yo, Sandra Leonardi, Mara Rocha, Juliana Simon e Ana Blasi, sendo que o ingresso é dois quilos de alimentos, revertidos para o projeto Mulheres em Ação – Puff do Bem. Inscrições abertas neste link aqui: 

 

Também promete sobrar inspiração no evento da próxima semana em Blumenau, o workshop “Motivação, superação e vontade de ir além”. No dia 3 de setembro, no cinema do Shopping Park Europeu, os atletas Deborah Aquino (que tratou um câncer de mama e hoje é maratonista), Gustavo Maia (baleado em um assalto) e Fernanda Hayde (triatleta apesar das limitações da Espondilite Anquilosante) vão falar como conseguem transpor os obstáculos e conquistar mais saúde a cada dia.

 

ESCOLHA O SEU PROGRAMA:

 

Alô fãs de tango e da gastronomia argentina. Hoje à noite, no restaurante João de Barro em Florianópolis, tem Noite Argentina, com jantar harmonizado aos vinhos especialmente selecionados e importados pela Decanter. No dia 13 de setembro, o tango volta à cena na edição mensal do projeto Marcas Humanas, no restaurante La Fontana do resort Il Campanario. Com decoração e quitutes temáticos, o encontro “Magia do Tango” tem performance do quarteto Buenos Aires e apresentação dos bailarinos João Biasotto e Giovana Oliveira.

 

Para os italianos tutti buona gente, esta quarta-feira, como todo dia 29, pede Nhoque da Fortuna. O novo Tomato Cucina & Vino, na Lagoa da Conceição, não abre mão do ritual, com notas de R$ 2,00 colocadas sob os pratos do Gnocchi de Mandioquinha com queijo gorgonzola ao molho funghi; Gnocchi e Gamberetti com camarões salteados ou ainda o Gnocchi di Formaggio e Entrecort, para atrair sorte e fortuna.

 

O Largo da Alfândega vai ganhar muito mais astral nesta sexta, dia 31, com a feira Escola de Empreendedores – Renda-se à Moda. Entre as novidades artesanais comercializadas no evento a cargo do Curso de Design de Moda da Estácio, campus de São José, tem produtos feitos com fuxico e renda de bilro, além das oficinas de almofada de renda.

 

No sábado, a tradição continua em pauta, com performances de boi-de-mamão no Multi Open Shopping.  Na programação em parceria com a Costelaria Ponta D´Agulha também estará na área o gari Sátiro dos Santos, o Baleia, que transforma materiais descartados em arte reciclada.

 

E no domingo, tem mais programação democrática por aí. O projeto “Brique do Sesc” aporta em oito cidades catarinenses, com oficinas criativas, atividades lúdicas e recreativas, apresentações artísticas, espaços de leitura e contação de histórias. Neste link aqui é possível visualizar as unidades que aderiram ao Brique.

 

Para ampliar as imagens da programação cultural, clique nas fotos da Galeria.

 

ACOMPANHE MAIS POSTS by #ANALAVRATTI NO INSTAGRAM @analavratti e no FACEBOOK @fanpageanalavratti

 

Maria Tereza Anater, finalista do Convocatória portfólio em foco

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 6 livros e 4 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas