Coluna Ana Lavratti: Tango no Palácio | Arquiteto premiado | Row to Win Experience

13 de Março de 2019

Na Coluna desta quarta tem cinema, concertos, exposição e um tributo à cultura polinésia

Camila Szpoganicz e Denis Stricker: Meia Maratona na lua-de-mel - foto Guto Fonseca

 

Chegando a hora!

 

Sócios na clínica de fisioterapia Theralab, Camila Szpoganicz e Denis Stricker vêm se multiplicando pra dar conta das próximas conquistas. Primeiro a ampliação da clínica, que agora ocupa uma casa de esquina na Trindade, com ainda mais conforto para os pacientes cadeirantes. Depois a festa de casamento, agendada para o feriado de 23 de março no hotel Villa de Vincenzi. E como se não bastasse, ainda tem a agenda de treinos para a façanha da lua-da-mel, quando Camila vai estrear no circuito de Meias Maratonas em pleno parque da Disney, em Orlando.  

 

#Culturetes:

 

É hoje, às 19h, a estreia do filme “De Meiembipe a Chuquisaca: a Descoberta do Império Inca”, de Carolina Borges de Andrade. Híbrido de animação e live action com 25 minutos de duração, o documentário conta a aventura do espanhol Aleixo Garcia pela principal transcontinental indígena do Cone Sul, o Peabiru.

 

Também nesta quarta, a partir das 17h, o Círculo Ítalo Brasileiro comemora a estreia do ano letivo com o food truck La Cucina Zingara estacionado em frente à sede do CIB, na Praça XV de Novembro.   

 

 

Amanhã, dia 14, tem vernissage da mostra 3 x 3 = 1 na Galeria Pedra, na Casa Quatro Oito da Lagoa da Conceição. Exclusivo para convidados, o encontro terá sessão de autógrafos de três livros mais a exposição de 11 fotografias de Scott MacLeay, Marco Giacomelli e Lauro Andrade, artistas experientes que vêm explorando novas mídias e vídeo-arte.

 

Também nesta quinta, dia 14, tem Alberto Heller no Teatro Pedro Ivo. O pianista e arranjador da Camerata Florianópolis apostou em um tributo a Beethoven, com as Sonatas Patética, Apassionata e Waldstein.

 

Nesta sexta-feira, dia 15, a Camerata Florianópolis abre oficialmente sua temporada de concertos eruditos, com Mozart, Puccini, Verdi, Dvorák, Mendelssohn, Monti e Sarasate no repertório. Com participação especial da soprano Masami Ganev, o concerto integra a programação de 25 da Camerata mais popular de todos os tempos.

 

Quem também vai migrar de palco em palco, contemplando todos os públicos, é a soprano Rute Gebler. A maratona de participações especiais do mês de abril, com shows no Centro Integrado de Cultura, Teatro Álvaro de Caravalho e Teatro Pedro Ivo, começa com um espetáculo beneficente, em prol do Hospital Infantil Joana de Gusmão. Produzida pela banda Stagium 10, a primeira apresentação será em 9 de abril, no teatro do CIC.

 

O Museu Histórico de Santa Catarina, em pleno Palácio Cruz e Sousa, está oferecendo 40 vagas para Aulas de Tango. As inscrições vão de 18 a 22 de março para o Projeto Tango no Palácio que aceita alunos individuais ou casais para as aulas ministradas pelo uruguaio Carlos Peruzzo sempre na quarta-feira às 18h30min.

 

Estreia no dia 19, no cinema do CIC, o documentário A Maravilha do Século sobre o “profeta-monge São João Maria”, dirigido por Márcia Paraíso. Natural da Itália, Giovanni Maria Agostini virou um personagem folclórico do universo caboclo ao migrar para a América como aventureiro andarilho.

 

A afinação de Luiza Balsini é um dos presentes do Costão do Santinho neste Outono’2019. A cantora anima a happy hour Brasileirinho no dia 25 de março e, a partir daí, em todas as segundas-feiras de abril e maio.

 

O Circuito Cultural, que estreou no fim de semana passado no Passeio Primavera, já tem data para aportar na Lagoa da Conceição. O contêiner com sessões de cinema, apresentações teatrais, contação de histórias, oficinas e biblioteca infantil estará na Praça Bento Silverio nos dias 30 e 31 de março.

 

 

#MIX:

 

O arquiteto Pedro Duschenes, premiado no projeto Moradias Infantis de Tocantins, estará em Balneário Camboriú nesta quinta-feira, dia 14. Convidado para a Agenda do Design do CasaHall Design District, o arquiteto do escritório Aleph Zero comanda um bate-papo gratuito sobre o processo criativo da obra reconhecida com o prêmio Riba 2018. A partir do dia 22, também ali no CasaHall, a arquiteta Indiara Daros Barbieri e o designer Bruno Barbieri assinam a decoração d’O Cubo, um lounge minimalista inspirado em lobbys de hotéis butique. 

 

Também nesta quinta, dia 14, Florianópolis recebe um elenco de autoridades do universo político e financeiro durante o 4º Fórum Liberdade e Democracia. Entre os palestrantes do evento, Associação Catarinense de Medicina, estão Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central e mentor do Plano Real, Zeina Latif, economista-chefe da XP Investimentos, Augusto Nunes, jornalista e comentarista político com quase 50 anos de carreira; Alexandre Schwartsman, consultor econômico e ex-diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central; e Lawrence Reed, presidente da Foundation for Economic Education.

 

Neste sábado, dia 16, a Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR-SC) traz à tona as novas tecnologias voltadas aos distúrbios respiratórios, como a apneia do sono, que em muitos casos podem ser tratados com um aparelho intra-bucal. O curso "A Ortodontia revisitando a função", ministrado pelo dr. Bruno Furquim, será no Trompowsky Corporate.

 

Também neste sábado, o Angeloni Beira-Mar, a Prime Vacinas e a Ilha Maternidade oferecem na Cozinha Dona Benta um Curso de Gestantes, com orientações sobre a gestação, parto e cuidados com o recém-nascido. Os convidados desta primeira edição são Juliana Raupp, que fala sobre amamentação, o médico Diego Di Marco Ataides, que esclarece o trabalho de parto, parto e contracepção no pós-parto, e Isis Sampaio, que aborda os benefícios da fisioterapia pélvica.

 

A praia de Cabeçudas, em Itajaí, ganha neste sábado ares de Havaí. A partir das 9 da manhã, a Row to Win Experience oferece uma série de atividades ligadas à cultura polinésia, como aula de dança com Geórgia Michelucci, embaixadora do Row To Win Water; confecção de colares e coroas de flores, prática de canoa havaiana, surf ski e stand up paddle. O evento é inédito com participação gratuita.

 

Editora-chefe da revista Vida Simples, Ana Holanda estará em Florianópolis, no dia 31 de março, para um workshop de escrita criativa e afetuosa. Não é preciso ser profissional da área para participar, já que a intenção é mostrar como a palavra pode ser usada para cativar, abraçar e envolver quem lê. Com oito horas de duração, o intensivo será no Hotel Slaviero Trindade com inscrições neste link aqui: 

 

Galeria de Fotos:

 

Enquanto o Outono não chega, a gente repercute um momento marcante deste Verão: Jorge Benjor no P12, em Jurerê Internacional. Nas fotos de Adriel Douglas, transborda o sucesso da festa em pleno Carnaval, no dia 5 de março.

 

SIGA A COLUNA #ANALAVRATTI TAMBÉM NO INSTAGRAM: @analavratti 

 

 

Show do Jorge Benjor no P12
Jorge Benjor: Beatriz Valli e Fernanda Gouveia

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti