Coluna Ana Lavratti: Risotteria | Festival no Pátio Milano | Circuito Gastronômico

23 de Outubro de 2020

Fim de semana com Circuito Gastronômico do CIB SC, festival no Pátio Milano e nova Risotteria

Risotteria Famiglia Altieri: novidade da pandemia, com risotos e lasanhas

 

Gourmandises

 

Golpeados duramente pelas restrições de isolamento social, o que impediu que continuassem trabalhando na área de eventos, Bianca e Miguel Altieri adaptaram a rotina, ingressando com a mesma vontade de surpreender no universo da gastronomia. Criada em Curitiba, de forma ainda caseira, a Risotteria Famiglia Altieri hoje já conta com uma unidade em Florianópolis, e um cardápio ampliado para bebidas, sobremesas e lasanhas congeladas. Pais do Pedro, ainda bebê, Bianca e Miguel envolvem os clientes como membros da família, entregando com muito carinho as deliciosas encomendas. Entre as opções de risoto tem Filé mignon e alho poró, Camarão com queijo brie, e Abóbora com queijo coalho e mel, entre outros. Nas sobremesas, o destaque é a Palha italiana em diferentes sabores, e a lasanha sai a partir de R$ 19,90. A @FamiliaAltieriFloripa conta com a parceria do chef Nathan Oliveira, do Pargus. Gostou? Dá pra encomendar porções para até três pessoas pelo whatsapp, no (41) 99653-9022.

 

A Ipet Gellato desenvolveu um picolé sob medida para os bichinhos de estimação. Em forma de bastão, o sorvete para cães e gatos está disponível nos sabores carne, banana, kiwi e morango para os cães, e carne e iogurte para gatos. O principal ingrediente é a água, para refrescar com sabor.

 

Mais de 2500 estabelecimentos comerciais, em todo o país, aderem nesta sexta-feira ao Festival Vinhos de Portugal no Brasil. Durante uma semana, até 1º de novembro, a variedade de vinhos portugueses estará em destaque nos supermercados, empórios e também em e-commerces, como a Decanter, Wine e Evino. Enraizada na cultura de Portugal, a produção de vinhos contempla procedências aclamadas em todo o mundo, como os vinhos do Douro e do Porto, Alentejo, vinho Verde e Beira Interior, entre outras especificações.

 

Em clima de Oktoberfest, os apreciadores de vinhos não ficam à deriva. Natural de Blumenau, a importadora Decanter fez uma seleção de vinhos alemães para oferecer ao longo do mês com 15% de desconto. Os rótulos escolhidos valorizam uvas bem conhecidas da Alemanha que permitem diferentes harmonizações: Riesling, Sylvaner, Gewurztraminer e Pinot Gris e a tinta Spätburgunder.

 

#MIX:

 

O chef Luiz Barros, com 30 anos de trabalho dedicados à alta gastronomia, vai ser tema de um documentário, o “Histórias da Gastronomia Catarina”, da Cosmon Filmes. Com muito para contar, o chef que circulou por 140 países relembra passagens marcantes de suas experiências junto ao São Paulo Hilton, Sheraton Moffarej, Maksoud Plaza, Reid’s Palace, Hilton Quito e Intercontinental Hotel Miami. Na longa jornada em pleno oceano, Luiz Barros ministrou treinamentos em 38 navios da Royal Dutch Shell, o que explica porque sua história será distribuída em 10 capítulos da série disponibilizada pelo canal no Youtube Histórias da Gastronomia Catarina.

 

A Associação Catarinense de Supermercados promoveu uma edição diferente da tradicional Exposuper, agora em versão virtual.  Entre os participantes, a Friboi permitiu a navegação remota por seu estande, onde apresentou a família de carnes com Friboi, 1953 Friboi, Maturatta Friboi, Reserva Friboi e DoChef Friboi, além das novidades, com espetinhos e hambúrguer.

 

Famoso pela vasta gastronomia, o resort Costão do Santinho investiu alto em uma nova estrutura ao ar livre, para manter o calendário de eventos híbridos, sincronizado atividades nos espaços fechado e aberto e a transmissão online. Entre as possibilidades tem o Arena Frente Mar, para 280 pessoas em distanciamento social, a Arena Guga Kuerten, com a capacidade de 1050 pessoas reduzida para 266 participantes, e a Arena Campo de Futebol, para até 610 pessoas.

 

FESTIVAIS EM CARTAZ:

 

O @CirculoItaloBrasileiroSC lançou no dia 19 um Circuito Gastronômico. Até o fim do mês, dentro da programação da Semana da Língua Italiana no Mundo, os apreciadores da cozinha veramente italiana poderão acompanhar pelo instagram as sugestões de 12 restaurantes parceiros do projeto. Além de indicar os pratos, da pizza ao tradicional Cannoli da região da Sicília, os seguidores do CIB também concorrem nos sorteios realizados ali mesmo. Nesta edição, a Semana da Língua Italiana explora a temática das ilustrações, grafites e dos quadrinhos, e o calendário de LIVEs também está disponível pelo instagram do CIB.

 

Com diferentes especialidades gastronômicas, o Pátio Milano vai realizar um Festival Gastronômico neste sábado, dia 24, facilitando a escolha do cliente. Seis estabelecimentos vão oferecer uma refeição a preço fixo, por R$ 69,00, incluindo entrada, prato principal, bebida e sobremesa. Para animar o Pátio, o DJ Felippe Fagundes já foi convocado, com uma discotecagem do meio-dia às 16h. Para evitar aglomerações nos balcões, as refeições podem ser adquiridas com antecedência, neste link aqui: 

 

Os estabelecimentos gastronômicos de Itapema, Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú, que juntos somam 1.200 negócios, têm mais uma oportunidade de buscar reconhecimento para as suas cozinhas. Foi lançada a terceira edição do Saborear & Brindar, que vai avaliar os restaurantes inscritos até dezembro. Para promover a busca pela excelência no segmento, um júri composto por profissionais da imprensa, empresários e especialistas em gastronomia vai avaliar diferentes critérios.

 

Siga @analavratti também no Instagram

 

Risotteria Famiglia Altieri
Famiglia Altieri: porções para até 3 pessoas

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de cinco livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas