Coluna Ana Lavratti: Quando a música despe a alma... renovando o figurino de sensações e sentimentos

20 de Maio de 2019

Il Divo, Slash, Queen Extravaganza, musical Mattinata, Luiza Possi e Ana Carolina em Santa Catarina

Il Divo: cantores de quatro países abrem agenda internacional da Arena Petry

 

Às vezes, de forma premeditada, entre pagar pela cultura ou outro bem, somos bem capazes de eleger aquilo que cabe na caixa, que podemos rever, reter, usar de novo, e outra vez. Mas nada nos veste melhor do que a arte que lota os olhos, a dança que inquieta o corpo, a música que despe a alma, isso mesmo!, permitindo que a gente renove o figurino de sensações e sentimentos.

Ainda em frenesi pelo que vi e ouvi neste domingo à noite, o encerramento da turnê “Timeless” no Brasil, com Il Divo despedindo-se do país tão pertinho dos meus olhos, tão encrustado no coração, começo a semana falando de música. Da companhia que nos faz. Das lembranças que nos traz. Do ímpeto que é capaz de despertar dentro de nós.

Traduzindo na voz um dom divino, como bem sugere o nome do grupo, o tenor Urs Bühler, da Suíça, o barítono Carlos Marin, da Espanha, o cantor pop Sébastien Izambard, da França, e o tenor David Miller, dos Estados Unidos, justificaram no hipnótico espetáculo na Arena Petry porque seguem agora para Buenos Aires e seis países da Europa, sempre aclamados por multidões.

Com um repertório em múltiplos idiomas, incluindo os clássicos “Unforgettable” em inglês, “Besame mucho” em espanhol, e “Caruso” em italiano, Il Divo guarda o mérito de colocar Santa Catarina na rota dos grandes espetáculos internacionais, com uma casa apropriada para receber os músicos e o público com o conforto que merecem: acústica, efeitos especiais, bares, restaurante e camarotes com total visibilidade para o palco.

Depois do quarteto habitué de grandes palcos e grandiosas companhias – do porte de Celine Dion, Toni Braxton e Barbra Streisand, só para citar algumas – no próximo domingo a Arena Petry recebe “Queen Extravaganza”, a banda oficial de tributo ao Queen que estreia no Brasil no dia 25, sábado, e a caminho de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro assegura sua escala em São José, no dia 26 de maio.

Com dois integrantes da banda original, o baterista Roger Taylor e o guitarrista Brian May, o show apresenta mais de 20 sucessos do rock britânico com um detalhe que só Santa Catarina é digna de celebrar: ter um protagonista natural de Santo Amaro da Imperatriz, com Alírio Netto “mimetizando” toda a capacidade vocal, expressiva e artística do mito Freddie Mercury.

Ex-aluno de Rute Gebler – que já garantiu seu ingresso para aplaudir de perto o expoente pupilo – Alírio coleciona sucessos ligados ao Queen, desde “How can I go on”, interpretado m dueto com Rute no musical “Vozes da Primavera”, ao musical “We will rock you”, no teatro Santander em São Paulo. O up grade, agora, fica por conta da companhia dos músicos superstars, como o próprio Roger Taylor que não poupa elogios ao showman catapultado dos palcos catarinenses para os holofotes do mundo.

 

E tem mais por vir...

 

Nesta quarta-feira, 22 de maio, o Stage Music Park está entre as oito escalas da turnê “Living the dream”, com o icônico guitarrista do Guns n’Roses, Slash, acompanhado por Myles Kenndy & The Conspirators. Escalado por mitos de diferentes estilos, como Michael Jackson no álbum “Dangerous”, Slash estreia no Brasil no dia 21, em Porto Alegre, seguindo para Curitiba, São Paulo, Uberlândia, Brasília, Recife e Fortaleza.

 

A partir de 29 de maio, o espetáculo “Mattinata” vai percorrer quatro cidades de Santa Catarina gratuitamente com o melhor da música italiana. Estrelado pelos tenores Thompson Magalhães e Fernando Zimmermann, os barítonos Fernando DeCarli e Guilherme Botelho, as sopranos Claudia Todorov e Carla Domingues, o espetáculo proporciona uma combinação irresistível de canto lírico e repertório popular, portanto, anote já as datas: 20 de maio em Itajaí, 30 de maio em Blumenau, 31 de maio em Jaraguá do Sul e 4 de junho no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, com os ingressos distribuídos uma hora antes, na bilheteria dos teatros.  

 

No Dia dos Namorados, 12 de junho, o romance vai aportar em Floripa na voz de Luiza Possi, herdeira do refinamento musical da mãe, Zizi Possi. Grávida do primeiro filho, Luiza permeia clássicos do jazz, MPB e rock no show especialmente programado pelo Área 52 para a data: “Piano e voz”. Um mês mais tarde, 12 de julho, vem aí Ana Carolina, com o primeiro show da turnê “Fogueira em alto mar”, no Stage Music Park.

 

 

Siga #AnaLavratti também no instagram @AnaLavratti

 

Il Divo perto dos olhos e do coração
Só sorrisos: com Il Divo perto dos olhos e do coração

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti