Coluna Ana Lavratti: Programas para entrar no clima do Natal

10 de Dezembro de 2019

Hoje, na Coluna, tem as imagens e os programas para se deixar envolver pelo espírito do Natal

Desfile de abertura do Natal Mágico, em Barra Velha, terá replay no dia 21 de dezembro

 

Culturetes:

 

O Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, que preserva em seu acervo os momentos mais relevantes da história do Estado, realiza uma sessão especial nesta quarta-feira-dia 11. Além da posse de novos membros, procede a entrega de quatro prêmios, incluindo a Comenda Manoel Joaquim de Almeida Coelho ao jornalista e escritor Moacir Pereira.

 

No dia seguinte, 12 de dezembro, é a vez da entidade vizinha ao IHGSC realizar sua Sessão Solene de Encerramento do Ano Acadêmico. Tendo Pinheiro Neto como anfitrião, a Academia Catarinense de Letras fará a entrega dos Prêmios 2019 com discurso proferido pelo advogado e escritor Péricles Prade.      

 

Na Casa de Teatro Armação, permanece em cartaz durante todo o Verão a releitura de Samuel Beckett, “À espera de...”.  Com direção de Nando Reis, a peça contemplada com o prêmio Mais Cultura da FCC é estrelada por Carin Dell’Antonio, Dione de Freitas e Sandra Ouriques.

 

Sábado, dia 14, tem festival de bandas “Entre amigos”, em Santo Antônio de Lisboa. Marcando a abertura da temporada no bairro que constitui legítima “meca do entretenimento”, entram em cena no casarão da rua Padre Rodrigues de Andrade as bandas Quinteto Samba Aí, Vagabanda e Acústico Rodrigo Ribeiro. E a festa começa cedo, a partir das 12h30min.

 

Prefere o conforto do teatro? Neste fim de semana, dias 14 e 15, a Camerata Florianópolis entra em cena no palco do CIC com a Associação Cultural Arte. Dança. No repertório, a perfeita harmonização entre os músicos regidos por Jefferson Della Rocca e 24 bailarinos no espetáculo “Ballet Carmen”, com versão repaginada da ópera de Georges Bizet.

 

 

CLIMA DE NATAL:

 

Nesta quinta, dia 12, tem Concerto Espiritual de Natal na Catedral Metropolitana, em Florianópolis. A partir das 19h30min, entram em cena – tendo por moldura a linda Praça XV de Novembro totalmente iluminada – o Coral Cristo Rei, o Deutsche Sanger Chor e a Associação Coral de Florianópolis.

 

Também na quinta, a partir das 13h30min, 200 crianças serão mimadas no Hospital Infantil Joana de Gusmão dentro do projeto Amigos Solidários em Ação. Ainda dá tempo de contribuir, pra lotar o saco de presentes do Papai Noel, entrando em contato com o idealizador, Fernando Rufino, pelo e-mail fernandoo2007@gmail.com

 

A solidariedade também dá o tom do Natal no Lira Tênis Clube. No dia 16, o 5º Natal Solidário reúne 70 convidados do Asilo Irmão Joaquim, Lar dos Velhinhos de Zulma, Seove – Sociedade Espírita Obreiros Vida Eterna e SERTE – Sociedade Espírita de Recuperação Trabalho e Educação, para um dia inteiro de atividades, incluindo a presença do Papai Noel.

 

Com programação aberta pela Família Lima, o Natal no Boulevard 14/32, junto ao Floripa Airport, vai promover muito entretenimento de qualidade até o fim do ano. Nesta sexta, dia 13, tem Banda da Lapa, no sábado tem Cantata de Natal com o Coral Atrás da Nota e no domingo o Coral do Colégio Menino Jesus. Às vésperas do Natal, entram em cena o Jazz de Natal com Silvia Abelin e Banda, no dia 20, Beatles de Natal com o Quarteto Banha de Lua, no dia 21, e de novo a Banda da Lapa no dia 22. Encerrando a programação, tem ainda Portal do Choro, no dia 27 de dezembro.

 

Pra quem não abdica da companhia do seu bichinho de estimação, a novidade do Floripa Shopping é o Trono Pet, que amplia a atenção já dirigida aos cachorros. Espaço pet friendly com carrinho pet gratuito, o Floripa Shopping só não autoriza o acesso dos pets na praça de alimentação, cinema, Espaço Família e área do café, em respeito às normas da Vigilância Sanitária.

 

Em Barra Velha, a abertura do Natal Mágico parou a cidade no último fim de semana, com a maior árvore de garrafas pet do país. Com 17 metros de altura e 160 mil garrafas reaproveitadas, o “pinheirinho” é homologado pelo Ranking Brasil e rouba a cena na festa complementada com desfile da Fantástica Fábrica de Brinquedos e show da dupla Rick e Renner. A festa, aliás, terá replay no dia 21 de dezembro.

 

Em Biguaçu, também dá um show a decoração da praça Nereu Ramos, revitalizada e decorada pelas Lojas Koerich. Com Papai Noel gigante, árvores, pinheiro e balão lindamente iluminados, a praça valoriza ainda mais o Centro histórico da cidade, emoldurado pelo Casarão Born e a igreja São João Evangelista.

 

Em Florianópolis, a parceria da Prefeitura com o Consórcio SQE Luz, formado pela Engie e Quantum Engenharia, rendeu uma das mais lindas iluminações de Natal dos últimos anos. Os conjuntos em LED, formando pinheiros, arabescos, estrelas e fogos de artifício, foram acesos no dia 2 de dezembro, com destaque para os 2.800 meteoros LED simulando a neve caindo, na Praça XV de Novembro. A abertura oficial do Natal, quando as luzes se acenderam, foi com emocionante espetáculo musical promovido pela CDL, no Largo da Catedral.

 

 

Siga @analavratti também no Instagram

 

Clique nas fotos para acionar o slideshow e ampliar as imagens da Galeria.

 

 

Abertura do Natal em Floripa
Abertura do Natal em Floripa

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de cinco livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas