Coluna Ana Lavratti: As primeiras impressões da Casa Cor 2019

17 de Setembro de 2019

Aberta para convidados no dia 14 de setembro, a CasaCor SC fica em cartaz até 27 de outubro

Loft Pra Perto do Mar, de Juliana Pippi: suavidade nas cores e nas matérias-primas selecionadas

 

@CasaCorSC

 

A noite de sábado, em Floripa, foi marcada pela abertura da CasaCor Santa Catarina, que já estreia com duplo apelo: pelas tendências para a decoração em 2019, e pela oportunidade de conhecer o novo empreendimento imobiliário do Centro, o Cidade Milano, que entre as suas unidades comerciais e habitacionais engloba versátil Praça de Alimentação, espaço para eventos – no casarão onde vivia o governador Hercílio Luz – e uma galeria de lojas a ser preenchida assim que a mostra sair de cartaz, no dia 27 de outubro.

 

Enquanto o negócio não ganha seu formato definitivo, vale desde já visitar os ambientes com diferentes amplitudes e propostas, do moderno e espaçoso Loft Duo, do casal Cris Passing e Giovane Marangoni, com ampla varanda voltada para a rua, aos espaços em que o “oxigênio” deriva do planejamento. Para citar alguns onde o verde incorporado ao ambiente quebra o rigor da selva de pedras, tem o Living Rosé, da Anna Maya, o Cozy Office, do 3P Studio, o Living Paradise, da dupla Yael Gossis e Marisa Lebarbechon, e a Bilheteria, com plantas naturais selecionadas por Gabriela Bosco Dutra e Vanessa Buonomo.

 

 

Na prática, a CasaCor 2019 em Florianópolis contrasta totalmente com as mostras do ano passado, realizadas à beira-mar em Itapema e no casarão emoldurado pelo verde exuberante de Santo Antônio de Lisboa. Neste sentido, apesar do zelo dos profissionais por priorizar materiais sustentáveis, a natureza perdeu o seu destaque. O resultado é muito mais urbano, previsível e palpável, com soluções que o público, sem qualquer esforço da imaginação, consegue transportar para a realidade em que vive, incluindo-se aqui moradores dos Studios do próprio condomínio, no Cidade Milano.

 

A arte, como sempre, é aditivo presente. Assinado pelos irmãos Cristiana e Giovani Bez Delpizzo, o Caffé D’Oro ganhou uma tela pintada com exclusividade pelo artista plástico e grafiteiro Julian Gallasch nos tons do ambiente. No espaço Aurora Blue, de Graziella Oliveira e Allan Chierighini, o destaque fica por conta de um velho conhecido das paredes de Floripa. Harmonizando com os elementos que inspiram o espaço – terra, fogo, água e ar – a arte de Thiago Valdi explora a explosão de cores das auroras austral e boreal.

 

Como mencionar 44 ambientes, que resumem os conceitos de 70 profissionais, seria muita pretensão da Coluna, prometo comentar em etapas, não sem antes compartilhar por aqui outras ótimas impressões. Sucesso até mesmo na CasaCor São Paulo, Juliana Pippi assina na CasaCor SC o Loft Pra Perto do Mar, onde a leveza impera em todas as escolhas: nos tecidos e materiais, nas cores e no design. De Tubarão, Graziele de Souza trouxe a aura de sofisticação, espelhada em um Living onde branco e dourado, clássico e modernidade, luxo e funcionalidade se fundem em equilíbrio.

 

Por fim, para a sorte do público, entre os ambientes a serem mantidos por ali após o desfecho da mostra tem o Porão Unilux, criado pelo quinteto Beatriz Zeglin, Mariana Maisonnave, Arthur Lins, Felipe Finger e Vitor Sadowski na parte inferior do casarão histórico, e a Frutaria com projeto de Guilherme Garcia. Com fácil acesso pela rua Mauro Ramos, na entrada do Pátio Milano, os clientes podem garantir a feira da semana, o lanche saudável do dia ou ainda usufruir de um drinque, preparado na hora com frutas e legumes orgânicos.

 

 

Acompanhe a colunista Ana Lavratti também no Instagram @analavratti

 

Para ampliar as imagens de Lio Simas e Mariana Boro, clique nas fotos da Galeria.

 

 

Casa do governador Hercílio Luz
Casa do governador Hercílio Luz: espaço para eventos

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti