Coluna Ana Lavratti: Porto dos Guarás / Drinques com licor de café / clima de Páscoa

26 de Fevereiro de 2021

Porto dos Guarás, em Cacupé, reúne a tradição local e a experiência do chef Helton Costa

Porto dos Guarás: novo reduto gastronômico de Cacupé - fotos Angelo Santos

 

Gourmandises:

 

O chef Helton Costa somou sua larga experiência a uma tradição de Floripa. Ele e o sócio, Alex Baroni, prestam um tributo ao Zé do Cacupé, figura folclórica da cidade e, justamente sogro de Alex. Na casa onde Zé mantinha uma venda, onde revelava na empatia com os clientes seu caráter agregador, a dupla abriu o Porto dos Guarás, onde o projeto de Bia Crippa valoriza o cardápio à base de frutos-do-mar, a vista privilegiada para a natureza, e a varanda que promete ser concorrida em tempos de pandemia. Na Galeria, as fotos dão uma ideia da novidade.

 

Na Marina Itajaí, o Amare Cozinha e Bar ganhou uma estação de vinhos, que permite degustar a bebida em taça, com rótulos a partir de R$ 10,00. A WineStation conta com quatro torneiras e três opções de dosagem, o que permite que o cliente harmonize a bebida, conforme a etapa da refeição e os pratos selecionados no cardápio do chef Guilherme Luna.

 

TIM TIM:

 

Já que 27 de fevereiro é Kahlúa National Day, a coluna traz uma opção de drinque com o licor de café Kahlúa, que exige muitos anos e muitas etapas - cultivo, colheita, secagem, descanso, destilação e mistura – até estar pronto para o consumo. Licor de café à base de rum, com ascendência mexicana, o Kahlúa combina com vodca nestas duas receitas:

 

Expresso Martini

Ingredientes: 30 ml de Kahlúa, 60 ml de Vodka Absolut, 30 ml de café expresso, gelo.

Adicione todos os ingredientes na coqueteleira e bater bem. Coe o líquido na taça coupé previamente gelada. Sirva decorando com grãos de café

 

White Russian

Ingredientes: 30 ml de Kahlúa, 60 ml de Absolut Vodka, 30 ml de creme de leite batido.

Encha um copo baixo com cubos de gelo. Adicione o licor de café e a vodca, terminando com o creme de leite batido. Utilize uma bailarina com disco para controlar a cobertura e manter as camadas separadas.

 

A novidade da Vinícola Guatambu é o vinho em lata Mysterius, como alternativa para o consumidor mais jovem. As latas trazem ilustrações do artista plástico Fabio Issao, que traduzem o caráter moderno e descomplicado da proposta. A Guatambu apresenta o vinho em duas versões: Mysterius Veraz, um vinho tinto seco com 14% de graduação alcoólica, corte de Cabernet Sauvignon, Tempranillo e Tannat, e o Mysterius Intuição, espumante com aromas e borbulhas distribuídos em 11,5% de graduação alcoólica.

 

A partir de 6 de março, a Villa Francioni, de São Joaquim, promove uma série de eventos em torno da vindima. Na “largada”, no dia 6, o tour completo percorre os cincos andares da vinícola e a cave, com barricas francesas. Na Sala Vip, serão degustados o Chardonnay 2007, Francesco 2005, Villa Francioni Tinto 2004 e Michelli 2005, em grupos pequenos de até 10 pessoas. Aos sábados, de 13 a 27 de março, os vinhedos serão percorridos com um enólogo, e na sequência os grupos, de até 15 pessoas, serão recebidos no interior da vinícola, na cave e na sala VIP, onde será degustado o vinho mais nobre da Villa: Dilor 2009.

 

#MIX:

 

A Fumacense traduziu seus 50 anos de história em um ambiente dentro do Criciúma Shopping, com loja de produtos alimentícios, cozinha equipada para receitas experimentais e um museu que revela a dimensão do negócio. Além da maquete de acrílico, o espaço multiuso conta com material audiovisual, onde é possível acompanhar a evolução da empresa originária de Morro da Funaça, que hoje detém as marcas Kiarroz, RisoVita, Kifeijão, Campeiro, Vilarroz e a linha Boby, para alimentação de animais.

 

O Carnaval mal passou, mas o comércio já está em clima de Páscoa. O grupo Espírito Cacau, que com insumos produzidos à margem do Rio Doce chegou a segundo lugar no Salão do Chocolate em Paris, apostou em uma linha de Ovos de Páscoa com clássicos da marca. A Linha Clássicos conta com Ovo 44% Cacau ao Leite, 61% Cacau e 70% Cacau, estas com massa e manteiga de cacau, açúcar demerara e lecitina de girassol, isentas de glúten e lactose. Para quem precisa controlar a ingestão de açúcar, tem também 61% Cacau Zero Açúcar e 70% Cacau Zero Açúcar, em embalagens de 200g.

 

Porto dos Guarás
Alex Baroni e Helton Costa

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 6 livros e 4 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas