Coluna Ana Lavratti: O novo desafio de falar em público | Prêmio de Jornalismo

16 de Junho de 2021

Prêmio ACI OCESC de Jornalismo vai distribuir mais de R$ 70 mil entre os vencedores

Associação Catarinense de Imprensa lançou Prêmio de Jornalismo em evento híbrido

 

EVENTOS HÍBRIDOS: A NOVA FORMA DE SE COMUNICAR

 

Nos últimos dias, voltei ao palco duas vezes. Quase com aquela sensação de contravenção, tamanho o meu compromisso em não ser veículo deste vírus. Mas o cuidado extremo, com a limitação de público, as normas de higiene e a otimização da tecnologia para aproximar pessoas, me convenceu do valor e do caráter vitalício deste novo perfil de evento híbrido: a democratização do conhecimento, a interação imune às fronteiras, a economia de tempo, de quem não precisa bloquear a agenda para viajar ou se deslocar até o local do encontro, sem contar a chance de replay, no caso das transmissões gravadas. Santa Catarina tem dado o exemplo com estúdios de última geração, fomentando novos empregos e redesenhando espaços corporativos. Como mestre de cerimônias solitária, NO PALCO SEM PAR, já provei os estúdios dos hotéis Intercity, Golden e Baía Norte, e não canso de me surpreender com os recursos, as ilhas de edição digital, e a afinação das equipes que permite o convívio entre pessoas tão distantes.

 

Se por um lado os eventos híbridos descortinam inúmeras possibilidades, ampliando o acesso de quem, por exemplo, não teria tempo ou recurso para se deslocar até o destino, por outro exigem uma nova habilidade de palestrantes e mestres de cerimônias: interagir de forma simultânea com o público online e os convidados presenciais. Em menos de uma semana, nos dias 9 e 15 de junho, provei duas vezes a experiência, de conciliar olho no olho com o visor inquiridor da câmera. Tendo conduzido mais de 200 eventos, sei bem das sutilezas, de adaptar o tom da voz, o ritmo e os gestos à plateia que me vê. Mas e quando a plateia está ali, num ambiente intimista, e ao mesmo tempo espalhada, me vendo em miniatura, no camarote singular da telinha do celular? Eis que um novo desafio se impõe: aprender a falar com muitos sem deixar de falar com cada um.  

 

Ciente desta barreira universal – já que falar em público demanda habilidades técnicas e também emocionais – o casal Mariana e Murilo Mengel trouxe para Florianópolis uma escola de oratória, a Vox2You. Com turmas fixas ou customizadas, conforme a demanda dos alunos, a Vox dá ênfase ao desempenho de líderes, para que otimizem a capacidade de se expressar, seja em pequenos grupos ou diante de grandes audiências. Franquia da primeira e maior rede de escolas de oratórias no Brasil, a Vox2You é totalmente ambientada para simular a presença de plateia, com palco na sala de aula e tecnologia para gravações de vídeo. Quer saber mais? Então clica aqui. 

 

Ao provar o “novo normal”, confesso que provei uma emoção surreal. No dia 9 de junho, levei a minha palestra Você Mulher Ainda Melhor para o encontro do clube de networking Cinta Liga mais Negócios, ali no palco da Vox2You. Enquanto recebia flores, aspirando o perfume, outra surpresa era dedilhada numa cidade distante: a convidada, no teclado, tocando pra mim pelo telão. Nesta terça, 15 de junho, a surpresa estava ainda mais longe. Responsável por entrevistar o jornalista Yan Boechat, no lançamento do Prêmio ACI OCESC de Jornalismo, conversei com um correspondente que acordou na Etiópia, às 2 da madrugada, para estar presente no evento. Quando, num encontro tradicional, “dentro da caixa”, seria possível trocas assim?

 

 

O Prêmio ACI OCESC de Jornalismo, o primeiro lançado pela Associação Catarinense de Imprensa, com a providencial parceria da Organização de Cooperativas que está completando 50 anos, vai distribuir mais de R$ 70 mil entre os vencedores. Participaram do lançamento, de forma presencial, Deborah Almada, presidente da ACI que vem promovendo um engajamento inédito dos associados, e os diretores Edgar Gonçalves e Julia Pitthan. De forma remota, o lançamento contou com a presença do jornalista Yan Boechat, vencedor de 2 prêmios Vladimir Herzog, e atualmente “em missão” no segundo país mais populoso da África, e do colunista do jornal O Globo, o catarinense Ascânio Seleme, vencedor de 3 prêmios Esso, com ambos reiterando o valor da reportagem e as prerrogativas do jornalismo. O Prêmio aceita a inscrição de reportagens veiculadas entre 1º de novembro de 2020 e 31 de outubro de 2021, nas categorias Texto, Vídeo, Áudio, Fotojornalismo, Jornalismo visual, Jornalismo universitário e Cooperativismo. Acompanhando o evento híbrido direto dos estúdios do Golden Hotel, mais uma vez o diretor de eventos da ACI, Rafael Almeida, brindou o trade da imprensa com informação e motivação. Quer saber mais, então clica aqui: 

 

 

VOCÊ MULHER AINDA MELHOR

 

Florianópolis conta com uma filial muito ativa do clube Cinta Liga mais Negócios, um ambiente estruturado para promover o networking entre mulheres de diferentes segmentos. No Brasil, o CLN vem ganhando “franquias” desde 2018, e a unidade de Florianópolis surgiu em plena pandemia, em outubro de 2020, tendo como licenciada a Carla Lobato. Os encontros são a cada 15 dias, com programação previamente anunciada, para gerar capacitação, vínculos e, como bem sugere o nome, “liga” entre as participantes, com uma contribuindo no sucesso da outra. Eu tive a chance de acompanhar presencialmente a última reunião do CLN Sororidade – pois cada unidade tem autonomia para escolher o seu nome – e fiquei encantada com a dinâmica, formatada para impulsionar os negócios de quem participa. Quer saber mais? Olha as fotos na Galeria e chama a Carla no whats, no (48) 99946-5510.

 

Recém-empossada Coordenadora do Núcleo ACIF Mulher, tradicionalmente dos mais ativos da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, a Solange Borguesan é convidada da próxima LIVE dentro do projeto Você Mulher Ainda Melhor. Contabilista, sócia-fundadora da Exatacon, a Solange se engajou há mais de 10 anos na associação FloripAmanhã, e no primeiro mês à frente do Núcleo já  contagiou a ACIF com o seu zelo pelo meio ambiente, reunindo uma dezena de mulheres para enriquecer o Parque da Luz com novas mudas de plantas. Trabalhadora precoce, mãe de duas meninas, líder de um grande time, a Solange conversa comigo nesta quarta, dia 16, às 20h. Esperamos você pelo instagram @AnaLavratti.

 

 

CONFORTO COM ESTILO

 

Em Itapema, todos os caminhos levam para a passarela do Plaza Boulevard, onde a artista plástica Adri Volpi e a modista Claire Juliani apresentam neste sábado, 19 de junho, uma coleção agênero cheia de memórias. O collab Faces e Falas traz nas roupas frases icônicas de personalidades – como Albert Einstein, Coco Chanel, Frida Kahlo e Iris Apfel – acompanhadas de retratos com o traço inconfundível de Adri Volpi. Com apenas 192 peças, sem direito a replay, a coleção em 100% algodão prima pelo conforto, e vai ser apresentada em primeira mão, com desfile às 18h. Para quem for de outra cidade, o Itapema Beach Hotéis & Resorts by Nobile está com tarifas especiais para a ocasião, e parte da renda das vendas será destinada ao Hospital Infantil Dr. Jesser Amarante de Faria, de Joinville.

 

Na loja virtual do grupo Elian, a oi,Bem!, o conforto também dita o tom da nova coleção cápsula: “Rituais do Bem”. Com peças que vestem do PP ao plus size, a coleção para momentos de relax explora 28 peças versáteis, entre vestidos, shorts, blusas, saias, calças, blusões e cardigans. A ideia é lembrar as mulheres da importância dos pequenos rituais de prazer, como ler um livro ou ouvir uma música, o que fica ainda mais gostoso com uma malha confortável.

 

Clique nas fotos para ampliar as imagens do encontro do CLN Sororidade, grupo do Cinta Liga mais Negócios em Florianópolis: 

 

Palestra Ana Lavratti
Networking Cinta Liga mais Negócios

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 6 livros e 4 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas