Coluna Ana Lavratti: LIVEs da semana / Meninas Líderes / Toda mulher é uma potência

23 de Fevereiro de 2021

Coluna desta terça chega em clima de Dia da Mulher

Nesta quarta, dia 24, tem LIVE com Maria Angélica Colombo

 

ENCONTROS NA WEB

 

As mulheres da minha geração cresceram vendo a princesa cuidar da casa, enquanto os 7 anões iam para a mina. Vendo as princesas confinadas no palácio, reclusas na torre, sob feitiço. Por isso ao escrever meu sexto livro, quis mostrar o quanto as histórias de fada parecem estar defasadas. Entre as personagens de “Você Mulher Ainda Melhor”, a ser lançado no dia 8 de março, no Sebrae SC, estão Regiane Baumgartner, que vai pra mina como rotina, Gestora da Pedrita, e Maria Angélica Colombo, que vem galgando passos firmes após sair do palácio.

 

Durante quase 8 anos, a Maria Angélica morou na Casa D’Agronômica, o palácio reservado ao governador do estado e sua família. Ali, entre muita ação social, provou o quanto é possível continuar crescendo e aprendendo, cursando Executive Development Program, na Escola de negócios HSM, em São Paulo, a pós-graduação em “Psicologia positiva, neurociência do bem-estar e auto-realização”, na PUC no Rio Grande do Sul, e a formação no Instituto Gente, de Roberto Shinyashiki. Aos poucos, como empreendedora da fé que ela sempre foi, levando mensagens de otimismo aos mais distintos redutos, também passou a dar palestras, ainda mais preparada, tocando corações com a suavidade com que administra as adversidades. Sobre tudo isso e a rotina do Terço, mantida pelo Zoom durante a pandemia, eu converso com a Maria Angélica pelo instagram @AnaLavratti. Esperamos você na LIVE desta quarta, dia 24, às 20h.

 

Tem mais LIVE nesta quarta, na comemoração de 15 anos da Oficina das Palavras. O online “Marketing Digital: estratégias de sucesso para 2021” será no dia 24, às 14h, com a consultora Camila Renaux, eleita duas vezes a melhor profissional de Marketing Digital do Brasil, pela Associação Brasileira de E-commerce e Associação Brasileira de Agentes Digitais. Para participar, as inscrições são antecipadas, neste link aqui:

 

Entre as Leituras Dirigidas do Sympla Play, agora tem o clássico “O mito da beleza”, lançado por Naomi Wolf em 1991. O diferencial é a condução da leitura, pela psicóloga e psicanalista Manuela Xavier, que transporta os conceitos da obra lançada há 30 anos para questões muito atuais, como os novos paradigmas de beleza encontrados nas redes sociais, e o impacto destas influências na saúde mental das mulheres.

 

Quem também vem viralizando na internet, com 2,2 milhões de seguidores no instagram, é a  influenciadora digital e streamer de games e e-sports Nyvi Estephan. Embaixadora do Prêmio eSports Brasil do Sportv, Nyvi ficou em terceiro lugar entre os maiores apresentadores do mundo no prêmio Esports Awards, o Oscar dos jogos eletrônicos nos Estados Unidos. Fenômeno da internet, ela também foi apresentadora do Rock In Rio, na transmissão da Globo e, do quadro Start no Esporte Espetacular, e agora explode neste universo democrático: do streaming.

 

Giulia Sartor e Mariane Pereira Coelho abriram inscrições para mais um projeto Meninas Líderes, em conjunto com a Plan International Brasil. As oficinas começam no dia 27 de fevereiro, para meninas entre 15 e 21 anos, e envolvem debates sobre direitos, participação cidadã e liderança para mulheres. Gostou da ideia? O link para inscrição é este aqui: 

 

ACONTECENDO ENTRE MULHERES:

 

A marca de malas Sestini se uniu à Fashion Masks, que envolveu costureiras durante a pandemia, para gerar renda extra por meio da produção de máscaras, para criar uma campanha de Dia da Mulher. Ao realizar compras no fim de semana com valor superior a R$ 100,00, o cliente ganha uma máscara personalizada, com frases que exaltam a causa feminista como: “lugar de mulher é onde ela quiser”, “com você para o que der e vier” e “viva a força feminina”.  

 

Também para dar visibilidade à força feminina, a Fundação Lemann está lançando a campanha "Toda mulher é uma potência". Para participar, é possível indicar mulheres que fazem a diferença na vida da comunidade, indicando suas histórias para serem reverberadas nas redes sociais da Fundação. As sugestões podem ser feitas pelos formulários, disponíveis nas redes da Fundação.

 

Os organizadores do Miss Nikkey Kids e Teen São Paulo e do Miss Nippon Country Clube ultrapassaram a questão da beleza na próxima etapa do concurso. Para preparar as jovens para o mundo, a vencedora da categoria juvenil vai ganhar uma bolsa de estudos em EAD na Universidade Unicesumar. O concurso que elege as mais belas descendentes de japonês será no dia 28 de março no Nippon Country Clube, em Arujá (SP).

 

As mulheres estão fortemente representadas na nova diretoria da CDL de Florianópolis. Entre elas, Juliana Lohn, diretora de Desenvolvimento, Priscila Menegazzo, coordenadora-geral do Núcleo Food Trucks, e Fátima Caponi, do Núcleo CDL Mulher.

 

Na Fundação Cultural Badesc, a presença feminina também cresce, com Margaret Waterkemper na direção-geral, enquanto Helena Mayer permanece na diretoria administrativa e financeira.

 

A Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de Santa Catarina também ganhou nova diretoria, onde prevalece a equidade de gêneros. A chapa eleita é presidida por Deivid Prazeres, com a advogada Camila Cardoso na vice-presidência.

 

Na indústria Brandilli, são as funções que surpreendem, com mulheres trabalhando no manuseio de empilhadeiras e na Brigada de Incêndio. Monique Maiara Kindel Roedel, por exemplo, é Líder do almoxarifado, e para assumir o posto precisou dominar recursos como a empilhadeira, transpaleteira e rebocador elétrico. A equidade de gêneros se reflete no quadro de RH: entre os gestores, 49% são mulheres e 51% homens, e no quadro de colaboradores a divisão também é equilibrada, com 51% mulheres e 49% homens.

 

O Emporium da Beleza, franquia de estética com 60 unidades no Brasil, começa a chegar em Santa Catarina por Blumenau e Joinville. Entre os serviços da clínica que inaugura no dia 25, próxima quinta, tem harmonização facial, ultrassom microfocado, bioestimuladores de colágeno, criofrequência, depilação a laser e muitos outros rituais de beleza.

 

advogada Camila Cardoso
Advogada Camila Cardoso, ao centro

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 6 livros e 4 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas