Coluna Ana Lavratti: Já é Outubro Rosa | As fotos do Scorpions

01 de Outubro de 2019

A partir de hoje tem Outubro Rosa com palestras, eventos e corrida de rua para a família

Rita de Cássia Romão, retratada na exposição de Jean Habkost no Continente Shopping

#OUTUBRO ROSA

 

O Beiramar Shopping recebe o Outubro Rosa com a exposição “De Peito Aberto – a autoestima da mulher com câncer de mama, uma abordagem humanista”. Além da exposição com 70 escalas pelo mundo, incluindo a sede da ONU em Nova York, o projeto De Peito Aberto inclui uma palestra no dia 10 de outubro, ampliando a interface entre os autores, pacientes, profissionais de saúde, familiares e a população em geral.

 

No Continente Shopping, a chamada para os exames preventivos anuais também parte de uma exposição fotográfica. “InspiraDor”, do fotógrafo InspiraDor, retrata a beleza de 15 mulheres que lutam contra o câncer e frequentam o Instituto Bem Viver, em São José.

 

Na programação da Biblioteca Pública de Santa Catarina, em Florianópolis, o oncologista Luiz Alberto da Silveira, autor de uma série de obras técnica e também de livros motivacionais, como “Amor, poesia e protestos” e “O sentido da vida”, fará a palestra "Prevenção e Tratamento do Câncer de Mama", no dia 18. O segundo encontro, no dia 23 de outubro, será comandado pela escritora e enfermeira Célia Ribeiro, especialista em urgência e emergência em saúde. As duas palestras são gratuitas, com início às 14h.

Com parte da inscrição revertida à causa do câncer de mama, a Corrida Outubro Rosa está com inscrições abertas. A largada, para distâncias de 5 e 10km, será no dia 20, às 7h, na Beira-Mar Continental em Florianópolis. A prova também inclui trecho infantil, com a Corrida Kids, também com camiseta e medalha, para crianças a partir de quatro anos.

 

Com o slogan #vamosfalardecancer, a campanha 2019 da AMUCC tem início nesta terça, com a apresentação do Coral Vozes de Santa Catarina, no Beiramar Shopping, e segue até o final do mês com uma série de atividades para a conscientização do diagnóstico precoce. A programação inclui:

 

05.10: Venda de camisetas do Outubro Rosa na Ótica Zeiss, do Estreito, e no Primavera Garden Center, na SC-401.

 

06.10: Outubro Rosa em Movimento com a ação Mais Vida Mais Saúde.

 

10.10: Palestra “De Peito Aberto” com Vera Golik e Hugo Lenzi, seguida por bate-papo com Dr. Luiz Alberto da Silveira (oncologista), Dra. Maria Luiza Nagel (mastologista), e Dr. Henrique Müller (cirurgião plástico) no cinema do Beiramar Shopping.

14.10: Entrega do prêmio Educador Elpídio Barbosa com apresentação do Coral Vozes de Santa Catarina no Teatro Álvaro de Carvalho.

 

20.10: Piquenique no Trapiche da Beira-Mar Norte às 16h.

25.10: Renda-se à moda com as rendeiras - cultura, arte e artesanato, no entorno do Mercado Público. 

27.10: Apresentação do Coral Vozes de Santa Catarina e Dança Cigana no Floripa Shopping

31.10: Missa de Ação de Graças e apresentação do Coral Vozes de Santa Catarina na Catedral, em Florianópolis.

 

 

ACONTECENDO ENTRE MULHERES:

 

A ALESC recebe nos dias 3 e 4 de outubro o Congresso de Liderança Política Feminina, onde não faltarão expoentes femininos comandando os painéis. Presença confirmada da vice-governadora Daniela Reinehr, da Embaixadora da Venezuela no Brasil, Maria Tereza Belandria, e de mulheres que são destaque na política, na Justiça e nas artes. O encerramento será com o Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Sérgio Silveira Banhos.Venha participar do “Papo de Mulher”, evento exclusivo para mulheres onde conversaremos sobre saúde feminina, tempo, rotina, autocuidado, organização, planejamento, metas e sonhos. 

 

Neste sábado, na It Haus da Agronômica, tem “Papo de Mulher”, um encontro para a promoção de hábitos saudáveis. Na programação tem Roda da Saúde e Planner da Saúde da Mulher, Cozinhando para elas, e palestra sobre gestão do tempo. Inscrições pelo Sympla.

 

Maryanne Mattos promove neste sábado, dia 5, uma oficina de defesa pessoal gratuita para mães e filhas no ginásio da Fundação Catarinense de Assistência Social - FUCAS. O evento integra a ação nacional do curso RenovaBR Cidades, que trabalha a formação de lideranças. O encontro começa com uma roda de conversas, liderada por Maryanne, e segue com a oficina ministrada pelo instrutor Altair Gonçalves. O encerramento é ao som do coral Vozes que não calam.

 

 

Wind of Change: Arena Petry é o vento da mudança no cenário musical

Olha que eu nem sou do rock. Porque roqueiro que se preze sabe cada estrofe decor... Mas também não resisto a um espetáculo de qualidade. Então no sábado à noite, com o carro lotado de amigos, o destino só poderia ser o alardeado show do Scorpions na Arena Petry. Com gente na porta desde as 9 da manhã, tipo com 12 horas de antecedência, pra não deixar dúvidas de que é fã de carteirinha, o show teve início em duas etapas.

Às 19h, à medida que o público foi lotando a Arena, com total predomínio do preto e dos metais no figurino, já rolava por ali um espetáculo à parte, pelo “desfile” de camisetas de todas as bandas de rock possíveis e imagináveis. Cada qual com sua preferência, todos fãs confessos da banda alemã com mais de 40 anos de estrada, que continua acumulando sucesso no palco e nos estúdios, com o lançamento de Return to Forever, em 2015.

Antes que as luzes jorrassem em cena, pontualmente às 21h, o público ainda contou com a facilidade de uma Hamburgueria, criada especialmente para a ocasião, de um estúdio de tatuagem, e, no caso dos ingressos Premium, dos copos customizados da Arena, para tornar mais sustentável o consumo de bebidas.

Paralelamente ao previsto - uma apoteose de luzes, som e vibração, com a plateia promovida a back vocal, todos cantando juntos, num só coração – a surpresa coube ao “esquenta”, com a banda Helloween. Também da Alemanha, formada por músicos setentões, legítimos dinossauros da Era do Rock, a Helloween trouxe cenário cor de abóbora e instrumentos cor de laranja, hipnotizando a audiência desde o primeiro acorde.

Do meu lado, a senhora que nem chegou a se apresentar, confessa a procedência. Vieram em três carros, de Cascavel, porque ninguém da família queria perder a chance única de ver no palco uma lenda do rock. O Scorpions, claro, retribuiu a devoção, ecoando clássicos como Still loving you, Wind of change e Rock you like a hurricane, e garantindo performances à parte, com a bateria “levitando” no palco.

Em pleno Rock in Rio, enquanto o Brasil migra para o Rio de Janeiro atrás dos músicos preferidos, os catarinenses tiveram a chance de aplaudir, perto de casa, um show pra ficar na história. Que venham os próximos. Porque agora, com a Arena Petry, a Grande Florianópolis tem uma Arena à altura dos melhores espetáculos.

 

Acompanhe a colunista Ana Lavratti também no Instagram @analavratti

 

Para ampliar as imagens e acessar o slideshow, clique nas fotos da Galeria.

 

 

Scorpions na Arena Petry
Público deu um show de educação e animação

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de cinco livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas