Coluna Ana Lavratti: Hoje tem uma série de links para se entreter e treinar em casa

24 de Março de 2020

Coluna de hoje traz alternativas para usufruir da Quarentena com Qualidade, cuidando do corpo e da mente

Multi se readaptou, conciliando o plantão da clínica com delivery e aulas online

FIQUE EM CASA; EM MOVIMENTO

 

Com tantas mudanças bruscas, mais do que nunca, precisamos ser multi. Trabalhar a distância, cuidar da casa, entreter os filhos, improvisar uma agenda de exercícios entre quatro paredes, e realocar os planos, pra compensar perdas e danos. Então na carona do Muti, open shopping recondicionado à condição de closed shopping, e que ainda assim continua operando com plantão da clínica médica, delivery de alimentos – da Organic Press, 900 Sports Pub e Tudo em Grãos – e com atividades físicas conduzidas pelas redes sociais – do Clubinho Treinamento Conectado e o Rebel Circus – vou listar aqui alternativas que vão facilitar nossos dias multitask:

 

Também impressiona a adesão dos alunos aos treinos da World Gym Floripa oferecidos a distância, sempre às 8h, 11h, 17h e 19h, com os professores ao vivo pelo Instagram. Quantidade de marcações no Stories prova a fidelidade de quem costuma treinar com a máxima qualidade, e que agora improvisa novos cenários e acessórios, para manter a performance.  

 

Para motivar as crianças e adolescentes que costumam frequentar os núcleos do Instituto Guga Kuerten, o IGK forneceu um kit com duas raquetes, duas bolinhas, um livro de regras e um elástico para jogar tênis em casa. A iniciativa deu resultado, com as crianças postando os vídeos nas redes sociais do Instituto, juntamente com os profissionais de Educação Física, que vêm postando ali sugestões de atividades para manter as crianças em movimento.

 

A startup Sano vem conduzindo encontros ao vivo, pelo Sano App, sempre às 16h. Com o tema “Como viver o confinamento em família”, médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de Educação Física, fisioterapeutas e osteopatas compartilham alternativas para enfrentar as mudanças da melhor forma possível.

 

Os instrutores de Mindfulness Toni Barros e Fernanda Nath também estão comandando sessões ao vivo, pelo Instagram @maestriaplena e Facebook amaestriaplena. Diariamente, às 8h30 e 21h, apresentam ferramentas, como a própria Atenção Plena, para manter o equilíbrio emocional e saúde mental em dias de isolamento social.

 

#MIX:

 

Neste link aqui tem uma série de livros disponibilizados pela Amazon, gratuitamente, para baixar no Kindle.

 

Neste link aqui, a Biblioteca da Unesco disponibiliza gratuitamente acesso a livros, filmes e documentários do seu acervo, em diferentes idiomas.

 

Neste link aqui, a Faber-Castell oferece dezenas de cursos gratuitos, como desenhos realistas, lettering e aquarela. Alguns são ainda mais complexos, com desenvolvimento de personagens e técnica de narrativa visual.

 

Alguns museus e galerias, como a Galeria Nacional de Arte de Washington DC que já anunciou seu fechamento até 31 de maio, estão disponibilizando acesso virtual a seus acervos. Aqui vão os links:

Pinacoteca de Brera, em Milão - https://pinacotecabrera.org/

Galeria Uffizi, em Florença - https://www.uffizi.it/mostre-virtuali

Museus do Vaticano - http://www.museivaticani.va/content/museivaticani/it/collezioni/catalogo...

Museu Arqueológico, em Atenas - https://www.namuseum.gr/en/collections/

Museu do Prado, em Madri - https://www.museodelprado.es/en/the-collection/art-works

Museu do Louvre, em Paris - https://www.louvre.fr/en/visites-en-ligne

Museu Britânico, em Londres - https://www.britishmuseum.org/collection

Museu Metropolitano, em Nova York - https://artsandculture.google.com/explore

e Galeria Nacional de Arte, em Washington DC - https://www.nga.gov/index.html

 

Na mesma linha, da arte como subterfúgio para entreter e manter o ânimo elevado, os artistas plásticos Luciano Martins e Romero Britto disponibilizaram uma série de desenhos para colorir, com formatos bem fáceis para as crianças se distraírem durante as férias em casa.

 

 

ARTE EM CASA:

 

Enquanto isso, os artistas locais se reuniram para lançar uma música em homenagem ao aniversário de Florianópolis. A usina de trabalho colaborativo ConectArteSC é uma resposta de um coletivo de artistas às mudanças necessárias, e além do vídeo com “You keep on moving”, em que a banda Deep Purple anuncia que “a aurora em breve aparecerá”, nesta semana entra no ar uma canção inédita da banda Dazaranha: “Pra Não Deixar sem Música”.

 

Em Joinville, o Coree Music Institute dá sequência à formação musical de 200 alunos, entre 4 e 16 anos, com aulas online. Além de manter a prática dos instrumentos entre os integrantes da Orquestra Infantojuvenil, o Diretor Artístico e Maestro Sergio Ogawa incentiva os alunos a tocarem próximo às janelas e sacadas, para levar mais música à vizinhança.

 

#FiqueEmCasa Fique bem.

Siga @analavratti também no Instagram

 

 

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de cinco livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti