HOJE | Ana Lavratti promove LIVE com Sônia Hess de Souza

23 de Setembro de 2020

Sônia Hess de Souza: uma mulher que transforma o Brasil e as mulheres do Brasil

Na LIVE desta noite, Sônia Hess de Souza apresenta o fundo DONA DE MIM

 

Nesta quarta-feira, 23 de setembro, dentro do meu projeto Você Mulher ainda Melhor, eu recebo uma das mulheres mais aclamadas do Brasil, Sônia Hess de Souza. Por onde a Sônia passa, transforma a realidade, valorizando os resultados acima do reconhecimento.

 

Nascida e criada na pacata Luís Alves, o Paraíso Verde do Vale do Itajaí, Sônia é a sexta entre os 16 filhos do casal Duda e Adelina Hess de Souza, e durante 13 anos, de 2003 a 2015, presidiu o império criado pela mãe, a Dudalina.

 

Até hoje, é a única vencedora mulher do prêmio Personalidade de Vendas da ADVB SC.

 

Também foi premiada Personalidade de Vendas do Brasil em 2012, sendo a primeira mulher agraciada com o prêmio que, historicamente, a ADVB denominava “Homem de Vendas”.

 

Foi apontada pela revista Forbes como a 6ª Mulher mais poderosa do país, em 2013, com alto desempenho mesmo enfrentando os efeitos colaterais, em tratamento contra o câncer.

 

É vice-presidente do movimento Mulheres do Brasil, ao lado de Luiza Trajano, da Magazine Luiza.

 

É presidente do Instituto Duda e Adelina, que produziu durante a pandemia mais de 15 mil máscaras distribuídas para a prevenção da Covid-19.

 

Integra o Conselho Curador da Fundação Dom Cabral, Instituto Ayrton Senna, Verdescola, Amigos do Bem, Rede da Mulher Empreendedora e da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. Paralelamente, é Conselheira do grupo Petz e da Sequóia Logística.

 

É conselheira, embaixadora e mentora do Instituto Endeavor, além de mentora do programa Winning Women, da Ernst & Young.

 

Durante sete anos, foi jurada na Cartier Women Initiative, uma das mais prestigiadas premiações direcionadas às mulheres que, ao redor do mundo, conseguem impactar a sociedade onde vivem.

 

Com o mesmo olhar para o social, idealizou durante a pandemia um programa para incluir as “mulheres invisíveis”, que o sistema não costuma contemplar. É sobre tudo isso, a impressionante capacidade empreendedora, e em especial o fundo de microcrédito DONA DE MIM, que nós conversaremos na LIVE desta noite, pelo instagram @AnaLavratti.

 

Da experiência como mentora, acompanhando o esforço da “mentorada” que entrega de bicicleta as marmitas que a mãe prepara, no Rio de Janeiro, Sônia percebeu a diferença que um único freezer faria no negócio, ampliando a produção de 40 para 120 “quentinhas”. A falta de acesso ao crédito, no entanto, impedia a expansão, o que se repetia com a manicure, que esbarrava no custo da matéria-prima para produzir jogos americanos nas horas vagas.

 

Disposta a transformar esta realidade, Sônia buscou a parceria do grupo Mulheres do Brasil, de Andrea Federmann e Alessandra França, do Banco Pérola de Microcrédito, da assessora financeira Denise Damiani, da publicitária Alice Coutinho, de Ana Fontes – que por meio da Rede da Mulher Empreendedora detém a relação de milhares de mulheres sem acesso ao crédito – contemplada por todas com o “sim” que buscava. Da mesma forma, 62 amigas contribuíram com o aporte financeiro, viabilizando o crédito a ser restituído pelas beneficiadas com nove meses de carência, sem taxas e sem juros.  

 

Assim surgia o fundo de microcrédito Dona de Mim, que desde a primeira fase beneficia 330 proprietárias de pequenos negócios, selecionadas entre as 1800 inscritas com o suporte da Boa Vista SCPC. A proposta é transformadora, impactando em plena pandemia mulheres de 112 cidades, em 20 estados, que com crédito e capacitação aproximam-se do privilégio de ser donas das suas vidas, das suas escolhas e do seu destino.

 

Espero vocês hoje à noite, pra uma conversa com esta mulher que transforma o Brasil e as mulheres do Brasil.

 

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de cinco livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas