Coluna Ana Lavratti: Gourmandises / Wine Day / Poke no supermercado / Slow food

18 de Maio de 2018

Ferrari Maximum Brut no Wine Day Essen Decanter

Como toda sexta-feira, a Coluna chega com uma cesta de delícias. Vamos às gourmandises:

 

Com mais de 20 enotecas no Brasil, a importadora Decanter se uniu à loja Essen, sua parceira há mais de 20 anos em Florianópolis, para uma degustação de rótulos importados. Nesta quinta à noite, o Wine Day lotou o NB Steak de apreciadores da cultura do vinho, proprietários de mercados e restaurantes que puderam comparar mais de 100 opções. Intercalada com delícias da “boutique de carnes”, como leitão, chorizo e linguiças especiais, a degustação permitiu que os clientes provassem vinhos tintos, brancos, rosés, doces e espumantes na presença dos próprios representantes das vinícolas. Entre os produtores chilenos que trouxeram seus lançamentos para o Wine Day estão a Alcohuaz, Terranoble, Villard, Caliterra, De Martino e El Principal, que já estão à venda na Essen Decanter do Centro.

Ex-presidente da Confraria Feminina do Champanhe, Carmem Laitano, com o marido

 

A Divina Festa – Festa da Família da Irmandade do Divino Espírito Santo já está em cartaz. Até domingo, dia 20, tem bingo, pescaria, shows e praça de alimentação no entorno do IDES, na rua Emílio Blum. O casal de festeiros do Centro desta vez é Francis e Luiz Bernardo, os franqueados da Casa Cor que alugaram o casarão histórico para a edição da mostra de decoração no ano passado.

 

Neste sábado, dia 19, tem comemoração dos três anos da Loja Mestre-Cervejeiro.com Florianópolis, com food trucks, DJ e banda de rock'n roll, além de muito chope e cerveja. Mais de 20 rótulos de cervejas artesanais, a partir de 10 reais, serão oferecidos no entorno da loja, do meio-dia às 20h.

 

Também no sábado, tem Emporium Jazz com chef convidado na calçada mais badalada da Bocaiúva. Desta vez, quem pilota a cozinha gourmet é o expert em hackepeter, jornalista Marcos Heise.

 

Na próxima quarta, dia 23, Blumenau vai ganhar um restaurante dedicado à slow food. Aposta dos sócios Caio Fontenelle e Karine dos Santos, o Oliv dedica seu cardápio à culinária de países banhados pelo Mar Mediterrâneo, como Itália, Espanha, França, Portugal, Turquia e Grécia. Além de valorizar os fornecedores locais, as massas e pãos servidos no Oliv serão preparados na própria cozinha, na rua 7 de Setembro.

 

Na Praça XV de Novembro, na sede do Círculo Ítalo Brasileiro, o dia 25 de maio é dedicado à cozinha cigana. A novidade, das 17 às 22h, é o food truck La Cucina Zingara, onde um casal ítalo-brasileiro serve Piadizzas, uma comida de rua típica da região Emília Romanha.

 

Foi nesta quarta, com degustação no Estação Jurerê, o lançamento da 13ª edição do festival Brasil Sabor. Com o tema “Original do Brasil”, o festival reúne este ano 25 estabelecimentos da Capital e Grande Florianópolis, além do Senac Restaurante-Escola em Blumenaue a Bodega do Richter, em Jaraguá do Sul. Até 10 de junho, fique de olho neste site aqui para localizar em qual local e em cada data tem um prato servido a preço promocional.

 

Um dia depois, na quinta, foi a vez da Vila Germânica abrir seus portões para o Festival de Botecos. Expectativa é que 15 mil pessoas circulem pelo evento que reúne 28 estabelecimentos, entre restaurantes e cervejarias. Amanhã, sábado, o programa começa mais cedo, às 17h, com bandas e grupos de dança.

 

Nos dias 28 e 29 de maio tem Jornada de Gastronomia na Faculdade Avantis, em Itapema. A primeira edição do evento inclui um bate-papo com o chef Carlos Alberto Vieira, que comanda o Buffet D’ Carlos, além de coordenar o Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú. Outra atração do evento, no próprio laboratório de gastronomia da faculdade, é o “Workshop de bolo de andar e pasta americana’, com a chef patissière Karina Luiz, do reality show “Que seja doce”.

 

#MIX:

 

Para os clientes do Hippo, a novidade é o Poke, prato típico havaiano preparado com salmão e servido com arroz japonês. Com adição de amêndoa laminada, crispy de batata doce, crispy de alho poró e sunomonu, para agradar o paladar brasileiro, o Hippoke está disponível nas versões salmão, salmão com cream cheese e Shimeji.

 

Depois da flagship inaugurada recentemente na Lagoa da Conceição, a rede de cafeterias Café Cultura brinda os clientes de Florianópolis com mais três unidades: no Multi open shopping, aberta no dia 14, no aeroporto, com inauguração agendada para o dia 23, e no novo coworking do Largo Benjamin Constant, com previsão de abertura para junho. Além do charme das lojas, o sabor pesa a favor da expansão, com o Café Cultura figurando no ranking da Revista Espresso (2016) entre as top 20 cafeterias do Brasil. A rede com Certificado de Excelência TripAdvisor também faturou Prata, no ano passado, na categoria Brand Design no 7º Prêmio ABF+RDI Design.

 

Também premiada – nas duas últimas edições do International Chocolate Awards – a Nugali criou novos sabores de fondue com a praticidade das embalagens descartáveis. Quem chega para reforçar a linha com 30 produtos é o fondue de chocolate ao leite 45% cacau e o de chocolate amargo 60% cacau.

 

A catarinense Água da Serra, enquanto isso, reforçou a linha Zero. Agora a Laranjinha e o Guaraná são encontrados sem açúcar, com o mesmo sabor do refrigerante original.

 

Clique nas fotos para ampliar as imagens da Galeria e acionar o slideshow: 

 

ACOMPANHE MAIS POSTS by #ANALAVRATTI NO INSTAGRAM @analavratti e no FACEBOOK @fanpageanalavratti

 

 

Wine Day Essen Decanter: rótulos portugueses

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti