Coluna Ana Lavratti: Gourmandises | Vinhos de Portugal | Festival de Cervejarias

26 de Março de 2019

Escolha seu programa para aproveitar o Outono comendo e bebendo bem

TAJ: novo menu com azeite e salsa trufada, derivados das trufas negras

Gourmandises:

 

Os chefs Edson Suzuki, responsável pelo menu asiático, e Bruno Heller Mylla, que também acata influências asiáticas em sua cozinha contemporânea, estão atualizado o menu do TAJ, em Balneário Camboriú. Entre os ingredientes incorporados, estão as vieiras, azeite e salsa trufada, derivados das trufas negras.

 

Enquanto comemora o sucesso da edição de Verão, que durou 10 dias a mais do que no ano passado, o Roteiro Blumenau Gastronômico confirma a realização de uma edição de Inverno. Desta vez, 30 estabelecimentos aderiram ao festival gastronômico.

 

De Tijucas para o mundo! Com quase 75 anos de história e uma tradição transformada em alta tecnologia, a Primor Doces e Caramelos exporta sua produção para vários países, em especial os purês de Banana Orgânico, Banana Biodinâmico, Goiaba Orgânico e Goiaba Biodinâmico, que se transformam em matéria-prima para uma série de alimentos. Para conquistar várias certificações internacionais, a Primor investiu especialmente na tecnologia de envase, que garante a perfeita conservação dos produtos e seus nutrientes. A condição saudável, aliás, é assegurada desde o plantio, com as frutas cultivadas sem aditivos químicos, resultando em sucos, purês, doces, geleias, balas e goiabada minimamente processados, preservando as propriedades naturais das frutas.

 

Depois de entrar para o Guinness World Records com a maior árvore de Páscoa do mundo, em 2017, Pomerode duplicou a presença no livro dos recordes com o maior ovo decorado do mundo, superando Portugal com uma estrutura com mais de 15 metros de altura. Ambos ficam em cartaz até 21 de abril, na 11ª Osterfest no Centro Cultural de Pomerode.

 

Em Florianópolis, o bairro Jardim Anchieta ganhou um charmoso ponto de encontro, a Jardins Cafeteria, cuidada a quatro mãos pelo casal Denise e Aurélio Cordeiro. O cardápio contempla até mesmo as restrições alimentares, com  empada sem glúten e sem lactose feita com massa de grão de bico e farinha de amêndoas, torta de chocolate belga e cheesecake (com calda de cereja orgânica), ambos sem açúcar e sem lactose.

 

A Carbone Pizzeria, no Square-SC, reativa nesta quarta-feira o projeto Lounge Carbone by Itapema, que concilia o cardápio de pizzas assinadas pelo italiano Filippo Ferrantelli ao som sofisticado do DJ e produtor da Itapema FM, Thon Soriedem. Para acompanhar, o cliente pode consultar tanto a adega generosa quanto a carta de drinques.

 

A presidente da Associação Brasileira de Sommeliers, Nea Silveira, e a presidente da Confraria Feminina do Champanhe de Florianópolis, Ila Duwe, fizeram questão de prestigiar a happy hour na Bontempo Florianópolis, com expositores de gastronomia, arte e decoração. Além da Jargin Especiarias para Gin, massas artesanais Pissani e vinícola Monte Agudo, Maryna Bittencourt trouxe diretamente de Berlim para Floripa suas impressões para decoração, da marca Kuriosis Vintage Posters & Artes.

 

 

TIM TIM:

 

Cerca de 20 vinícolas de Portugal estarão reunidas no dia 10 de abril, em Florianópolis, para uma degustação de vinhos portugueses. O encontro, no Mercure Convention Hotel, é dividido em três etapas: degustação para profissionais a partir das 16h, degustação para convidados das 18h30min às 21h, e seminário exclusivo para 30 profissionais das 14 às 16h.

 

Será nesta sexta-feira, 29 de março, a “estreia” da parceria entre a vinícola Abreu Garcia e a vinícola Terramilia que resultou em um vinho fino branco seco Ami Sauvignon Blanc 2018. Com o mérito de preservar as características de cada região de origem, o Ami será apresentado ao público no Ostradamus Coqueiros, a partir das 20h.

 

Timbó recebe de 5 a 7 de abril o II Festival das Cervejarias, que reúne as cervejarias Blauer Berg, Borck, Berghain e Hersing, com vários rótulos premiados. Realizado no Parque Central, o festival reúne ainda 10 bandas e diferentes opções gastronômicas em food trucks.

 

Na Serra catarinense, segue até 31 de março a programação da 6ª Vindima de Altitude, com passeios, degustações, piqueniques, almoços e jantares harmonizados. A programação disponível neste link aqui envolve as vinícolas D’Alture, Hiragami, Suzin, Quinta da Neve, Leone di Venezia, Vivalti, Villa Francioni, Villaggio Bassetti, Villaggio Conti, Vinhedos do Monte Agudo, Pericó, Zanella Back (todas de São Joaquim), Abreu Garcia em Campo Belo do Sul, Serra do Sol em Urubici e Thera em Bom Retiro.

 

A Budweiser quer saber qual o clássico do Lollapalooza Brasil em 2019. Com criação da agência África, a campanha “New Classics are coming” está convocando influenciadores da área musical para montar playlists no Spotify e recolhendo as impressões do público, pelo Twitter, sobre os novos nomes da cena musical.

 

Segundo uísque da série de edições limitadas do Johnnie Walker Blue Label, o Johnnie Walker Blue Label Ghost and Rare Port Ellen acaba de desembarcar no Brasil. Entre os diferenciais, está o fato de ser produzido com uísques raros selecionados das reservas de destilarias desativadas, no caso a Port Ellen na Escócia, fechada desde 1983. Para chegar a esta alquimia com garrafas numeradas e preço sugerido de R$ 1.500,00, a Johnnie Walker misturou cinco puros maltes raros e três uísques de destilarias fantasmas.

 

 

Bontempo: Andreza Michelon e Rosa Rigon
Bontempo: Andreza Michelon e Rosa Rigon - fotos Paulinho Sefton

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti