Coluna Ana Lavratti: Gourmandises / Vinhos Amitié / Bistrô em Floripa / Trio de sucos

18 de Setembro de 2020

Coluna desta sexta traz as novidades gastronômicas em clima de Primavera

 

TIM TIM:

A sommelière Andreia Gentilini Milan e a enóloga Juciane Casagrande, que constroem juntas o sucesso da Amitié, reuniram a imprensa de todo o país para comunicar, nesta quinta, 17 de setembro, o novo trunfo da marca. Depois de conquistar o mundo a partir de Farroupilha, com o espumante Amitié Cuveé Brut despontando como o rótulo brasileiro com melhor classificação na Decanter Worldwine Awards em 2019 –, a dupla apostou em um trio de vinhos para democratizar a “safra das safras”, permitindo que mais consumidores desfrutem do impacto das excelentes condições climáticas sobre os vinhedos da Serra gaúcha. Com tiragem limitada e teor alcoólico reduzido, o que assegura uma elegante leveza aos vinhos, a linha traz as opções Blanc, com o frescor da uva Sauvignon Blanc, uma das preferidas no Brasil; Rosé, com a uva Merlot que é emblemática na região, e Red, com 100% de uva de Pinot Noir. Assim como a “surpresa” dos espumantes Brut, Brut Rosé, Moscatel e Moscatel Rosé, onde a tampa de metal com strass aplicado se transforma em pingente, os vinhos Amitié também mimam o cliente com seis delicadas cores de marcadores de taças, para colecionar e brindar com ainda mais charme.
 

 

A Schluck Licores, com fábrica na Vila Itoupava, em Blumenau, está comemorando os 20 anos da marca que já conta com mais de 20 produtos. Na linha mais tradicional, além dos aperitivos de ervas e zimbro, oferece opções com coco, ameixa preta, marula, laranja, amora e pêssego. O mix de produtos inclui ainda o Liebe Dich (com licores de chocolate preto e branco), Orange Likör (produzido com um blend de variedades da fruta), o Beeren Likör (feito a partir de frutas vermelhas da Serra catarinense), e duas versões pioneiras: o Hopfen Likör, com lúpulo, e Kaffee Likör, primeiros licores de cold brew do Brasil. A origem da marca remonta à destilaria da família Manzke, no mercado há 75 anos.

 

A Villa Francioni, de São Joaquim, está comemorando o prêmio Melhor dos melhores do Travellers' Choice, a maior homenagem que o Tripadvisor concede. Para a vinícola pioneira entre os vinhos de altitude de Santa Catarina, a positiva avaliação, registrada por 885 clientes, reitera o reconhecimento que já havia premiado a vinícola pelo Melhor Rosé do Brasil.

 

A linha de sucos Sunny Days ganhou novas apresentações. Elaborados a partir de uvas vitiviníferas cultivadas no Vale do São Francisco, na Bahia, os sucos agora chegam ao consumidor nas versões Tinto, Rosé e Branco, para colorir a mesa e destacar o sabor do trio produzido com 100% uva, sem conservantes e sem adição de açúcar. Os rótulos dos sucos com a tradição Miolo também foram repaginados, com embalagens de 300ml e 1 litro.

 

As marcas Mantiqueira e Guaraná Mineiro estão aderindo à campanha Setembro Amarelo. A fábrica de Refrigerantes do Triângulo e a Refrigerantes Itamonte vêm disseminando pelas redes sociais pequenos gestos que representam muito para quem sente os efeitos da ansiedade e depressão. A campanha Você não está só reforça o valor do abraço, da presença e da conversa na prevenção do suicídio.

 

 

Gourmandises:

 

Florianópolis vai ganhar na próxima semana um elegante bistrô, que alia à alta gastronomia a diversidade de vinhos e drinques. Com inauguração marcada para 24 de setembro, na charmosa rua Rafael Bandeira, o Casario 283 tem à frente o chef Lucas Uller, que faz uma releitura da cozinha mais clássica, explorando os temperos brasileiros. No currículo, Lucas conta com passagens por redutos de Miami Beach, como o Carlyle Café e a Hosteria Romana, além da rede Harra's de Casinos. O cardápio permeia as carnes, peixes e massas, incluindo pratos vegetarianos e veganos, no ambiente desenhado para provocar sensações visuais, gustativas a espaciais.

 

Criada por Luciana Melo e Joshua Stevens na Lagoa da Conceição, a rede Café Cultura vai ganhar o Brasil. Dentro do plano de expansão, que prevê mais de 200 pontos de venda, em diferentes formatos, a primeira loja fora de Santa Catarina inaugurou nesta segunda-feira, 14 de setembro, em endereço nobre em Porto Alegre: no Pátio 24. Em plena pandemia, a expansão das franquias segue firme, com a próxima loja confirmada para Curitiba, a partir de 16 de novembro. Além dos cafés com grãos selecionados, o Café Cultura se diferencia pelo cardápio sempre atualizado, com opções de brunch, pratos saudáveis, vegetarianos, sem glúten e sem lactose.        

 

A Fumacense Alimentos, de Morro da Fumaça, está comemorando 50 anos e grandes marcas, como a Kiarroz, Risovita, Campeiro, Vilarroz, Kifeijão e Boby. Para marcar a data, enquanto desenvolve o projeto de um museu que resgata o meio século de empresa, a Fumacense Alimentos vem disseminando seu legado por meio de plataformas digitais como o Spotify, Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts, Castbox.

 

#MIX

 

O Multi Open Shopping ganhou uma loja bem pertinente a este momento de pandemia, quando as pessoas preferem evitar o transporte coletivo ou, trabalhando em home office, circulam mais pela região em que moram. A Fat Bike Floripa é especializada em veículos elétricos, ciclomotores e bicicletas com pneu gordo, que geram maior estabilidade no asfalto. Quem está à frente da marca especializada em mobilidade alternativa desde 2017 é o empresário Davi Bartzen.

 

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Café Cultura
Café Cultura no Pátio 24

Ana Lavratti

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    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 6 livros e 4 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

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