Coluna Ana Lavratti: Gourmandises / Vindima na Europa / Jantar com vinhos europeus no Maria do Mar / Viva Lagoa

14 de Setembro de 2018

Cesta de gourmandises desta sexta tem Jantar com vinhos europeus e outras delícias

Confraria Feminina do Champanhe: Ila Duwe e Sonia Zanette

Gourmandises:

 

A despedida do Inverno vai ser em clima de Primavera no sempre florido Maria do Mar. Em parceria com a Decanter, o hotel oferece um Jantar com degustação de vinhos comentado pelo sommélier da noite. No cardápio da próxima sexta, dia 21, tem uma variedade de entradas e saladas, incluindo ceviche de linguado com caju, tem frango, carne e peixes entre os pratos quentes, e ainda três opções de sobremesas para harmonizar com o perfume do vinho Porto Tawny, de Portugal. Na seleção de rótulos que acompanham o buffet com preço fixo, a R$ 145,00, tem Lirica Brut Vin Hermann, da Serra gaúcha, Estação Douro / Alves de Sousa, de Portugal, Fazzoletto Piemonte Barbera / Araldica, da Itália, e Côtes du Rhones / Brunel, da França.

 

Os chefs do TAJ Bar, em Balneário Camboriú, vão dedicar os sábados a um prato tradicional da culinária nacional. A terceira edição do Carreteiro de Angus estreia amanhã, dia 15, com almoço embalado por DJs e vista panorâmica para a orla e a praia.

 

Os organizadores do Festival do Camarão em Porto Belo aumentaram a área do evento para acomodar os 40 mil visitantes esperados entre os dias 11 e 14 de outubro. A entrada é gratuita, com direito a shows do Nego Joe, Sem Abuso e Inimigos da HP. Na programação especial para o Dia das Crianças ainda tem o musical Frozen.

 

O Projeto Viva a Lagoa, uma das iniciativas de sucesso da ACIF, terá duas edições em setembro voltadas às atividades culturais, ambientais e educacionais no bairro. No dia 19 o assunto é o Projeto Tamar, que se dedica à preservação das tartarugas marinhas. Para o dia 26 foi convidado o shaper David Weber, que produz pranchas de surfe com materiais alternativos. Com início às 19h30min, os encontros têm entrada gratuita no Café Cultura da Lagoa.

 

A rede Liquori Caffè Gourmet, que a partir da estreia em Balneário Camboriú expandiu sua atuação para 12 lojas, trabalha com a expectativa de duplicar o número de franquias até 2023. Entre os destaques no amplo cardápio, com mais de 50 opções de doces e salgados, estão os cafés Café do Mercado, Kassai e Cafeeiro.

 

O Café du Centre, por sua vez, prova porque já comercializa até na Europa as receitas criadas em Itapema. Entre as novidades que complementam a linha de croissants tipicamente franceses estão o Croissant L’Or, com nutella e nozes, o Le Croissant, com chocolates Ferrero e Bueno, e quatro opções que tornam ainda mais difícil a decisão dos amantes de queijos: Croissant com queijo provolone, pesto, azeite trufado e tomate seco; Croissant com queijo brie, nozes e chocolate branco; e o Croissant com gorgonzola, peito de peru, nozes e compota de laranja.

 

Na pizzaria mais comentada de Floripa, não só pelo sabor mas também pelo agradável ambiente interno e externo, as novidades no cardápio também se debruçam nos queijos. Novas apostas da Carbone Pizzeria são a Pizza Burrata, com molho de tomates pelati, manjericão, parma e os queijos mussarela e burrata, e o Calzone Carbone, com molho de tomates pelati, peperoni, linguiça Blumenau e os queijos mussarela e gorgonzola.

 

De 17 a 21 de setembro Porto Alegre recebe a 3ª Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada, com direito à feira Comida de Rua, na Redenção, com 15 bancas gastronômicas. Na UFRGS o evento também promove a interação entre produtores locais e a comunidade, para estimular o debate sobre práticas alimentares.

 

 

 

TIM-TIM:

 

Depois de mergulhar nos segredos das borbulhas do champanhe Pol Roger, elaborado desde 1831 em Épernay, na França, as confreiras da Confraria Feminina do Champanhe de Florianópolis preparam-se para subir a Serra. Já está programado para o início da Primavera um tour do grupo para a Vinícola Thera, em Bom Retiro, que a partir de agora passa a oferecer parrilla no deck abraço por natureza exuberante.

 

Maria Helena John, Ana Beatriz Cherem e Nea Silveira na Confraria do Champanhe

 

A agência de viagens Voare Turismo, em parceria com Check-in 4 Wine, está oferecendo um roteiro para a Vindima no continente Europeu. E olha que roteiro! Tem Ribera Del Duero na Espanha, onde são produzidos excelentes rótulos com uva Tempranillo, com direito a passeio de balão e dança flamenca entre barricas de carvalho. Tem caça ao tartufo bianco e degustação de vinhos Barolo e Nebbiolo, na Itália. E ainda almoço uma cave de 92 anos, em Portugal, seguido por passeio pelas vinícolas Quintas e Herdades.

 

A Cervejaria Santa Catarina, de Lages, homenageou sua “pátria” lançando a cerveja Serrana. Previsão é que a nova Pielsen, leve e refrescante, chegue ao mercado neste mês em latas de 350ml.

 

Para os apreciadores de cerveja puro malte estilo American Lager, a novidade é um tributo às baladas catarinenses. As cervejarias Saint Bier, Coruja e Barco lançaram a Cerveja Santa Catarina, com sabor um pouco amargo e teor alcoólico de 4,1%.

 

A cervejaria Usina Schornstein, de Pomerode, anuncia o terceiro rótulo desenvolvido pelos alunos da Escola Superior de Cerveja e Malte, e com parte da renda revertida em bolsas de estudo da Escola. Depois da Session IPA e da Catharina Sour, vem aí a Munich Dunkel, que resgata o sabor da pátria da Oktoberfest, Munique.

 

A gigante SKOL também tem novidades. A SKOL Hops chega disposta a surpreender, com um blend exclusivo de lúpulos aromáticos importado dos Estados Unidos e da Alemanha. Promessa é de um sabor único, leve, refrescante, equilibrado e... saindo do quadrado!

 

A Patagônia, enquanto isso, decidiu ganhar os ares. Durante este mês, os voos da Azul com chegada ou destino a Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre terão happy hour com cerveja Patagônia servida em lata aos passageiros maiores de 18 anos.

 

Para ampliar as imagens e acionar o slideshow , clique nas fotos da Galeria.

 

ACOMPANHE MAIS POSTS by #ANALAVRATTI NO INSTAGRAM @analavratti e no FACEBOOK @fanpageanalavratti

 

Cerveja Santa Catarina: sabor um pouco amargo
Cerveja Santa Catarina: sabor um pouco amargo

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti