Coluna Ana Lavratti: Gourmandises / Um vinho pra chamar de seu / Batalha dos Chefs

24 de Maio de 2019

Miguelito, Piadineria, Dona Augusta, Bella Catarina e Guacamole: mais sabor entre Itajaí e BC

Cardápio ampliado: seis versões de Tacos no Guacamole Cocina Mexicana

 

Tour por Itajaí e Balneário Camboriú:

 

Tem novidade no cardápio do Guacamole, em Balneário Camboriú. Sempre inovando no quesito cocina mexicana, a casa lançou o Taco Salmão Gravlax, com salmão, ervas frescas, pepino japonês, lascas de abacate, queijo e molho especial, e o Taco Ribs TexMex, com costelinha suína desfiada, molho barbecue e queijo. Agora são seis versões de tacos, incluindo mignon, camarão e frango.

 

Para os fãs da cozinha mexicana, aliás, o tradicional Miguelito de Balneário Camboriú está abrindo uma unidade na Marina Itajaí, com deslumbrante vista para o píer e funcionamento estendido, do horário do almoço à meia-noite. No cardápio: os best-sellers tacos, quesadillas, nachos e burritos, servidos no ambiente vibrante, com decoração temática de cactos e esculturas de figuras mitológicas mexicanas.

 

Tem mais novidade chegando à avenida mais gourmet de Itajaí, a Beira-Rio. A Azdora Piadineria, que já conta com uma unidade em Balneário Camboriú, inaugura no dia 28 de maio com destaque para um pão típico da região da Emília Romagna, na Itália. Feita com uma massa fina, leve por dentro e crocante por fora, a piadina pode vir recheada com presunto de Parma, tomate, rúcula, manjericão e os queijos mussarela, gorgonzola e parmesão, ou ainda regada a molho pesto e pistache.

 

Uma ação inédita vai os 10 anos do Balneário Saboroso. Estão abertas até 2 de junho as inscrições para a 1ª Batalha dos Chefes de Balneário Camboriú e Região Costa Verde & Mar, iniciativa voltada à valorização da cultura gastronômica regional, tendo a tainha como ingrediente obrigatório. Para participar, é preciso ter experiência comprovada de pelo menos dois anos ou ter formação na área, em nível Tecnólogo ou Superior.

 

O Vale Auto Shopping Itajaí, em uma das avenidas mais movimentadas da Praia Brava, em Itajaí, vai ganhar dois aditivos gastronômicos: o restaurante Dona Augusta, com buffet internacional no horário do almoço, servindo pratos típicos da culinária chinesa, japonesa, italiana, mexicana e alemã, e a Bella Catarina Pães e Doces, com espaço para servir até 40 pessoas e uma vitrine lotada de doces, bolos, tortas, salgados, e sanduíches naturais.

 

TIM TIM:

 

No Neumarkt Shopping, em Blumenau, a estrela do próximo Happy Hour Cervejeiro é a Belgian Blond Ale. Na próxima quarta-feira, dia 29, os clientes poderão degustar dois rótulos, gratuitamente, em parceria com a Coöl Experiências Cervejeiras.

 

Doze restaurantes japoneses de São Paulo estão tendo o privilégio de lançar em primeira mão o drinque autoral Ginger Passion, à base do espumante Chandon Passion On Ice. A estreia no menu etílico foi simultânea, nesta quinta-feira, com as borbulhas Chandon combinadas ao gengibre, saquê e bitter.

 

A Miolo abriu inscrições para o Winemaker Vinho Tinto VI, única experiência da América Latina que permite fazer seu próprio vinho com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, sob a condução do enólogo Adriano Miolo. Desde a poda seca até a formatura, quando o vinho já amadurecido em barricas de carvalho é engarrafado, serão 10 meses de atividades, de agosto de 2019 a junho de 2020, até o resultado render 60 garrafas com rótulo personalizado de cada enólogo amador. Informações pelo winemakers@miolo.com.br

 

Gourmandises:

 

O jornalista e expert em Hackapeter Marcos Heise assume a cozinha do Emporium Bocaiúva neste sábado, 25 de maio. Além do aperitivo que é a sua especialidade, Marcos vai servir Pato Confit, purê de mandioquinha e fetuccine de cenoura.

 

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da prefeitura de Florianópolis, Marcus Rocha, e o presidente da Associação Catarinense dos Produtores de Cachaça e Aguardente de Qualidade, Leandro Batista de Melo Silveira, estiveram na China, participando da International Food Expo na cidade de Huai’an. A possibilidade de integrar a feira com 10 mil técnicos convidados e quase 500 expositores só foi possível por Floripa integrar o Programa Cidade Criativa da Unesco.

 

Na Via Gastronômica de Coqueiros, o Ostradamus promove no dia 31 de maio o menu especial Canto da Sereia, com 10 tipos de ostras, caldinho de camarão e risoto de bacalhau à Brasileira harmonizados com os vinhos Sinfonia Rosé, Sauvignon Blanc Novo Mundo e Pedra Cancela Seleção. Com trilha sonora dacantora Bianca Maia, o jantar tem preço fixo de R$ 150,00.

 

Após dois anos absorvido por outras experiências gastronômicas, o chef Narbal Corrêa reassume no dia 1º de junho a cozinha do Rita Maria Lagosteria, com ênfase nos pratos típicos dos pescadores, tirando partido da temporada de tainhas: panquecas de tainha a la PKB, ovas de tainha fritas, massa caseira com tainha, tainha recheada e tainha frita. Os ingressos para a reestreia do chef, com buffet de frutos-do-mar e trilha sonora especial para um sábado de Outono já estão à venda.

 

Entre as mil e uma utilidades do Fábrica Working Bar, que já atende como coworking, bar, café e espaço para eventos, está o café da manhã. A partir das 8h já é possível desfrutar do bolo do dia, sanduíches, tapiocas, pratos em versão vegana, ovos mexidos com bacon ou cogumelos e outras pedidas clássicas para começar o dia, como iogurte e queijo quente.

Clique nas fotos para acionar o slideshow e ampliar as imagens da Galeria.

 

Siga #AnaLavratti também no instagram @AnaLavratti

 

Ginger Passion: drinque à base de Chandon
Ginger Passion: drinque à base de Chandon

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti