Coluna Ana Lavratti: Gourmandises / St. Patrick's Day / Jantar no Palácio

16 de Março de 2018

Jantar da Confraria Feminina do Champanhe - foto Fernando Willadino

Confraria do Champanhe

 

A Confraria Feminina do Champanhe de Florianópolis preparou um jantar surpresa para homenagear o chef Alex Floyd, que durante 10 anos preparou os jantares do grupo e que agora se despede de Florianópolis para retornar à Escócia, sua terra natal. Com direito a flores, livro lotado de dedicatórias e muito carinho, o “tributo” foi estendido à esposa de Alex, Marthina Zoz, responsável por sobremesas inesquecíveis nos encontros das confreiras.

Para marcar a noite no wine bar da Essen Decanter, a nova chef do reduto, Rejane Werlang, preparou um salpicão de entrada, uma inusitada “vaca atolada” desconstruída, para dar ao jantar um sabor bem brasileiro, e compota de goiabas frescas para sobremesa, tudo harmonizado com espumante espanhol e vinhos espanhol, francês e português selecionados pela “dona da casa”, Regina Essenburg, que atua no mercado há mais de 20 anos.

Alex Floyd, que morou no Brasil por 15 anos, a maioria dos quais como chef da Alameda Casa Rosa, onde assinou banquetes que elevaram a gastronomia catarinense a um novo patamar, está se mudando com a família para a ilha de Islay, famosa por abrigar oito destilarias e por atrair turistas do mundo inteiro para seus campos de golfe e confrarias de whisky.

 

 

Emoção no Palácio

 

A Primeira-dama Maria Angélica Colombo reuniu familiares e amigas no dia 13 de março para agradecer àquelas que, durante sete anos, colaboraram com a realização de jantares e eventos beneficentes. Entre as muitas demonstrações de carinho e respeito dirigidos a Maria Angélica na Casa D’Agronômica, as convidadas ressaltaram a humildade e a fé da Primeira-dama, que abriu as portas do Palácio em missas realizadas de forma sistemática e também para a comunidade, permitindo que mais pessoas desfrutassem deste patrimônio da nossa história. Entre as amigas que participaram do encontro marcado por incontida emoção estão Lucia e Cristina De Vincenzi, Linda Koerich, Vanda Sales, Linda Rocha e as ex-primeiras-damas Dea Bornhausen e Vera Kleinubing.

 

Para todos os paladares

 

Antes mesmo da inauguração oficial, marcada para a próxima quarta, dia 21, o SC-401 Square Corporate já vem se destacando pela variedade gastronômica perfeitamente integrada à generosa natureza que envolve o empreendimento da CFL. Entre os hotspots do centro executivo com fácil acesso e amplo estacionamento estão a Cia da Saúde, Açailândia, Jun Kappo Sushi, Orientales Carnes y Vinos e o BGB Bar com cinco opções de hambúrguer gourmet. Somando-se ao Passeio Primavera, Mercadoteca e ao Casa & Design, o SC-401 torna a rota para as praias do Norte mais uma completa e qualificada Via Gastronômica em Floripa.

 

 

#MIX

 

Começa neste fim de semana mais um curso de Formação Profissional de Sommelier com duração de março a setembro. Promovido pela ABS/SC, o curso emite certificado de sommelier válido em mais de 50 países.

 

Termina hoje em São Paulo o 3º Salão Internacional de Restaurantes, Hotelaria e Alimentação, que contou com a participação de produtores rurais de Santa Catarina no espaço Terroir Sebrae. Entre as empresas catarinenses estão vinícolas, integrantes da Associação de Produtores de Cachaça e Aguardente de Qualidade e da Associação dos Bananicultores de Corupá, Lagosteria Rita Maria e a Epagri.

 

Blogueira do Cozinhe com Saúde e colunista digital da Boa Forma, Mônica Wagner está lançando em parceria com a revista o livro “Boa Forma: #receitassaudáveis”. Sua terra natal, Jaraguá do Sul, já foi contemplada com uma sessão de autógrafos da obra onde ensina a adaptar receitas para torna-las mais saudáveis.

 

 

Em clima de St Patrick Day

 

Em Floripa, a comemoração do St. Patrick’s Day foi organizada para levar uma multidão à Beira-Mar Norte. A partir das 11h deste sábado a festa reúne cinco cervejarias, 10 food-trucks, oito bandas, rampa de skate e espaço kids.

 

Em Jurerê Internacional, o almoço deste sábado lembra a tradição irlandesa, com Lombo de porco com redução de Guiness com mel e batatas, Pão rústico, queijo marinado no lúpulo e azeite, geleia de cebola alsaciana e sementes de abóbora tostada adicionados ao cardápio do Shack. Tudo assinado pelo chef Emerson Kim para a festa em parceria com a cervejaria Kill Brew.

 

Na Via Gastronômica de Coqueiros também tem St Patrick’s Day na cervejaria Beer and Pork. Hoje e amanhã os 30 primeiros clientes de cada noite ganham um copo de 300ml de “green beer”, a Kapital Verde, da Cervejaria Kairós. No palco tem banda Supermob, na sexta-feira, e Hopline no sábado.

 

Em Itajaí, sábado tem festa na fábrica da Cervejaria Itajahy, com oito variedades de cervejas e show da banda Headcutters.

 

Em Blumenau, o The Basement promete chope verde, trevos da sorte, Leprechauns (personagem típico do folclore irlandês, as bandas Sonido Club, de Floripa, e Club Soda, de Curitiba. A festa é neste sábado a partir das 18h.

 

Em Palhoça, a comemoração do St. Patrick's Day no Passeio Pedra Branca será no domingo, dia 18, com 20 cervejarias artesanais, 26 food trucks e uma intensa programação cultural e artística reproduzindo nos calçadões o clima da Irlanda.

 

Fim de semana:

 

Em Balneário Camboriú sábado tem a 2ª Pastelada da Associação de Voleibol promove. Além da variedade de pastéis servidos no Ginásio Multieventos das 16h às 21h a programação inclui jogos amistosos, brincadeiras e sorteios.

 

Em Pomerode tem 10ª Osterfest, a Festa de Páscoa. Aproveitando a grande demanda, a Olho Embutidos e Defumados e o Pomerode Empório estão oferecendo produtos para degustação no sábado à tarde e no domingo no horário do almoço, além de incluírem três novos pratos ao cardápio à base de salsicha e linguiça.

 

Em Blumenau, a Associação Senhoras de Rotarianos Casa da Amizade promove até 31 de março, no shopping Neumarkt, uma Feira Solidária de Páscoa com venda de vários produtos artesanais. Tem casquinhas de ovos pintadas, cestas, coelhos, peças em biscuit e muito mais, com renda para 22 entidades assistenciais. Tanto o Neumarkt quanto o Norte Shopping, aliás, estão ornados para a Páscoa com árvores de 5 metros de altura e mais de 2 mil casquinhas, no melhor estilo Osterfest.

 

Em Joinville, o parque Expoville recebe uma Caça ao Ninho neste sábado, dia 17, entre várias atividades recreativas para as crianças. Nos dias 24 e 25 tem ainda Bazar de Páscoa das Catarinas, criado para fomentar o empreendedorismo feminino, com mais de 30 participantes.

 

Para ampliar as imagens de Fernando Willadino (Confraria do Champanhe) e Daniel Conzi (Casa D'Agronômica), clique nas fotos da Galeria.

 

ACOMPANHE MAIS POSTS by #ANALAVRATTI NO INSTAGRAM @analavratti e no FACEBOOK @fanpageanalavratti

 

Jantar da Confraria Feminina do Champanhe

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti