Coluna Ana Lavratti: Gourmandises / Jantar Harmonizado espanhol / FeijoBier

11 de Abril de 2019

Coluna desta quinta traz programas, endereços e receita para comer bem neste Outono

Duo Burger Sushi: hamburguer e comida japonesa no mesmo endereço

 

Gourmandises:

 

Ambiente intimista com sabor gigante! Assim é o Duo Burger Sushi do chef Gustavo Eiji. Com 25 anos de experiência em Alta Gastronomia, Gustavo se rendeu ao apelo popular sem abrir mão da alta exigência forjada no convívio com chefs como Paola Carosella e Henrique Fogaça. Jurado do Masterchef, Fogaça foi seu estagiário em início de carreira, quando já demonstrava talento e carisma! Somando diferentes influências, a começar pela ascendência japonesa, Gustavo comanda logo na entrada da Lagoa da Conceição um restaurante e tele-entrega com foco total no sabor. Da contribuição dada à receita do pão artesanal para que fique leve e fofinho ao hamburguer assado em churrasqueira, passando pela calda do sushi feita com fruta in natura, cada detalhe torna o Duo uma opção de programa gostoso e acolhedor para este Outono.

 

Café Cultura, sempre encontrando diferenciais, oferece nesta quinta um workshop para convidados sobre Latte Art. Sabe o que é isso?? Aquela técnica muito especial de criar desenhos com a espuma do leite. Quem comanda o Café Cultura Lab na loja da Lagoa da Conceição é o barista Robison Chaves.

 

Aberto sob o ambicioso propósito de adicionar glamour à “passarela” da Boicaiúva, o Art’s Gastronomia e Música comemora seu primeiro aniversário nesta sexta-feira com coquetel para convidados das 20 às 22h e na sequência a festa aberta ao público Art’s Celebrate 1 Year. Nas pick-ups, o Art’s recebe os DJs Rodrigo Luca, Dyve, Chuck e a line vocal Bela Blasi.

 

Neste sábado, dia 13, o Ateliê 389 também completa seu primeiro aniversário com festa ao som do DJ Felipe Martins e da banda Armadeira, regada pela cerveja artesanal das marcas Ratones, Xeque Mate e Jand and Coke. Aberto pelos sócios Camilo Silva, Luiz Augusto Corral, Mariana Narciso e Romeu Corral, simpatizantes do projeto de revitalização do Centro de Floripa, o Ateliê 289 acabou virando ponto de encontro na cosmopolita Hercílio Luz, o que merece mesmo comemoração à altura.

 

Também neste sábado, a Cervejaria Bayer do Córrego Grande promove a FeijoBier, contagiando seu pátio imenso com o clima do Outono. Marcos Vieira e Rodrigão Xavier, em parceria com Henrique Gentil, já acionaram para garantir o astral do almoço uma roda de samba com o Grupo Apogeu.

 

Depois de ganhar um Ostradamus, a mais completa Via Gastronômica da cidade vai ganhar upgrade oriental. No dia 18, às vésperas do feriadão de Páscoa, o Jun inaugura novo espaço na orla de Coqueiros, com o dobro de capacidade, área para crianças, balcão para quem prefere um atendimento mais dinâmico e mesas no pátio. O projeto é de Gabriel Hering, com direito a detalhes estrelados: pintura do artista Michael Carnelutti na decoração e cerâmicas da renomada Lika Takahashi.

 

 

TIM TIM:

 

A Enoteca Decanter em Florianópolis – que conta com Wine Bar próximo ao calçadão da Hercílio Luz – dedica o Jantar Harmonizado do dia 24 de abril aos sabores da Espanha. Em parceria com a Autêntica Paella e a Vinícola Prado Rey – com uma tradição que remete a 1503 – vai servir diferentes opções de tapas e um Fricandó de ternera, típico da Catalunha, entre uma série de degustações. Os elegantes rótulos já selecionados incluem Cava Bellaconchi, os vinhos Prado Rey Classic Verdeja Sauvignon Blanc e Classic Rosado (Rueda), Roble, Crianza e Gran Reserva (Ribera Del Duero), e ainda o Jerez Pedro Ximenez (Andaluzia) acompanhando a sobremesa. Quem conduz a harmonização é Maria Achirica, gerente comercial da própria vinícola.

 

Pra quem está achando que a Páscoa só se trata de doces, a Coluna traz uma dupla de cervejas bem apropriada para acompanhar os excessos de doçura. As sugestões que fogem do comum são a cerveja Chocolate com Pimenta da Schornstein, com adição de nibs de cacau e pimenta habanero, e a Brown Ale Chocolate da Hemmer’s Bier, também feita com nibs de cacau, mas proveniente da Bahia. Enquanto a primeira harmoniza com frutas vermelhas e sobremesas à base de chocolate, a segunda vai bem com sobremesas à base de chocolate e de café.

 

A Vinícola Abreu Garcia encerrou a Vindima 2019, no dia 31 de março, com uma experiência gastronômica incomum: um cardápio preparado com iguarias da Mata Atlântica Serrana. A partir de uma parceria entre pesquisadores do IFSC e o programa de alimentação sustentável da UNESCO/ONU, a disputada mesa de domingo priorizou ingredientes como pinhão, vinagrete de araçá e goiaba-serrana, resultando em um banquete de ravióli de queijo serrano e poejo, ragu de pastrami Hereford e raspas de  casca d’anta, e ainda sponge cake de mel da serra, sorvete de coalhada, gel de jabuticaba, crocante de uva e araçá amarelo para a sobremesa. Quem assina as alquimias são a pesquisadora Fabiana Mortimer e os chefs Pedro Soares e Fabrício Kleis, e quem aplaudiu de perto a iniciativa foi o entusiasta do enoturismo, prof. Gil Karlos Ferri.

 

A SKOL lançou nesta semana uma nova campanha para apresentar a diversidade da sua família, com cervejas Pilsen, Hops e Puro Malte. E em alusão à família que só cresce, a publicidade mostra justamente... a rotina em família, com os devidos rótulos atribuídos a cada membro do clã: a SKOL Pilsen para pessoas antenadas e modernas, a Hops para quem gosta de ganhar atenção e a Puro Malte, que desce redondo.

 

Florianópolis e Blumenau estão entre as cinco cidades a receber, a partir deste mês, a única especialização em nível superior do país na área da cerveja. Por enquanto, a pós-graduação em tecnologia cervejeira ainda não está com inscrições abertas em Santa Catarina, mas a gente já cria expectativa porque depois a formação vai longe. Com conteúdo da Escola Superior de Cerveja e Malte, o curso terá 18 meses de duração, com encontros quinzenais.

 

E TEM RECEITA PRA TESTAR NO FERIADÃO...

 

A especialista em azeite de oliva e produtora na Quinta de Vienzo, Patrícia Macedo, desafiou o chef André Vasconcelos para criar um doce à base de azeite de oliva. Não bastasse as propriedades anti-inflamatórias e o papel de auxiliar na absorção de vitaminas, o azeite de oliva provou que também é eclético, encaixando em total sintonia com o Mousse de Chocolate do chef eleito para servir o banquete Gastronômade em Santa Catarina. Vamos à receita??

 

Mousse de chocolate e azeite de oliva

 

· 200 g de chocolate 50% cacau (ou até 80%, lembrando que quanto mais puro o cacau, mais forte a mousse ficará)

· 4 ovos grandes (separar as claras das gemas)

· 2/3 de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado

· 1 colher (chá) de raspas de casca de laranja

· 2 colheres (sopa) de Cointreau ou algum licor citrico

· ¾ de xícara (chá) de azeite de oliva

· ½ xicara de amêndoas laminadas

· Açúcar de confeiteiro para decorar

 

Modo de preparo

 

1. Derreta o chocolate numa tigela pequena dentro de uma panela com água fervente em fogo muito baixo.

2. Retire quanto estiver bem derretido e deixe esfriar.

3. Bata as gemas com o açúcar de confeiteiro numa tigela média, com uma batedeira elétrica em velocidade média, até elas ficarem bem lisas, como um creme branco

4. Acrescente as raspas de laranja e o licor; bata até unirem-se.

5. Misture o chocolate derretido aos poucos.

6. Por fim, junte o azeite de oliva e misture bem.

7. Lave bem as pás da batedeira de modo que fiquem completamente livres de azeite.

8. Em uma outra tigela média, bata as claras, com uma pitada de sal, até ficarem firmes.

9. Misture delicadamente, com um fuet, um terço das claras na mistura de chocolate, até desaparecerem quaisquer traços brancos.

10. Misture o restante das claras, 1/3 de cada vez, até as manchas brancas desaparecerem, tomando cuidado para não perder a aeração das claras em neve.

11. Disponha em pratos de sobremesas individuais eponha na geladeira, protegida por um plástico filme, por no mínimo duas horas

12. Torre as amêndoas no forno e salpique o açúcar com as lâminas ainda quentes.

13. Ao servir, coloque uma porção das amêndoas sobre a mouse e salpique um pouco de açúcar de confeiteiro.

 

Clique nas fotos para acionar o slideshow e ampliar as imagens da Galeria:

 

 

 

 

Duo Burger Sushi: batata rústica com ervas e alho
Duo Burger Sushi: batata rústica com ervas e alho

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti