Coluna Ana Lavratti: Gourmandises | Churrasco, Cerveja e Chocolate "made in SC" premiados

04 de Julho de 2019

Feijoada, Churrasco ou cardápio light? Escolha o seu programa para Comer Bem neste Inverno

Polvo a Lagareiro no menu do Il Campanario - foto Fernando Willadino

 

Gourmandises:

 

Não bastasse todos os atrativos durante o Verão, o Il Campanario Villaggio Resort também apostou alto neste Inverno, adicionando 30 pratos ao cardápio, da alta gastronomia ao Wellness Menu, com três opções conciliando sabor e leveza: Quinoto (mix de quinoa real), Frango fit e Pavê de peixe, acompanhados de um suco energizante. As delícias assinadas pelo chef Rafael Campagnolo também incluem pratos inspirados na cozinha Mediterrânea, como o Formentera, risoto de polvo com caldo de peixe em uma combinação única com linguiça húngara; e o Polvo à Lagareiro, em que o molusco é servido sobre trio de batatas assadas ao alecrim, tomate assado, alho assado e salteado de tomates com ervas e azeite extra virgem. Detalhe: se não der vontade de ir embora, o hotel conta com pacote Eat & Stay, que alia aos atrativos gastronômicos toda a infraestrutura de lazer.

 

Prefere uma feijoada? Toda quarta-feira o BGB do Square-SC dedica seu almoço ao buffet bem brasileiro, curiosamente, assinado por um chef italiano, Filippo Ferranteli. O valor é fixo, a R$ 49,00, e não impede os clientes de optarem por um Almoço Executivo, destaque na casa com unidades no Open Shopping de Jurerê Internacional e no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo.

 

A Nugali, de Pomerode, foi a única marca brasileira premiada na categoria Amargos Puros do International Chocolate Awards Americas, ranking dos melhores chocolates das Américas do Norte, Central e Latina. Para atingir a marca de 10 medalhas em quatro anos, a Nugali faturou medalha de bronze com o chocolate Amargo 70% da Linha Premium e o Cacau em Flor 70%. Depois da premiação das Américas, nos Estados Unidos, a empresa ainda participa da final mundial de 2019.

 

Curador do projeto Lugar Secreto, Fabrício Flores une-se aos chefs do Fogão Gastronomia, Mayara Packer e Michel Wiliam, para preparar um menu – naturalmente secreto, como manda o nome, na Serra Catarinense. Única revelação antecipada para o programa deste sábado é que os vinhos e espumantes do Hippo serão acompanhados por cervejas Patagônia e cafés do Café Cultura.

 

Sabor de churrasco:

 

No McDonald’s, a novidade é o Picanha Cheddar Bacon, que vem completar a opção da linha Signature, McPicanha. Para combinar, volta ao cardápio a Batata Rústica Cheddar Bacon.

 

Neste domingo, das 12 às 17h, tem Le Cavalcante Churrasco na Arena Petry. Com apoio da Cerveza Patagonia, o festival promovido pela boutique de carnes terá 10 estações de churrasco, com o selo de cortes britânicos do Frigorífico São João, acompanhamentos e sobremesas, como Mousse de Chocolate.

 

Raphael Braai e sua equipe do Churras Floripa venceram em Curitiba a etapa Regional Sul do campeonato brasileiro de defumação - churrasco americano, promovido pela PitMasters Brasil. A estrela no cardápio dos assadores que rodam o país assinando o menu de eventos sociais e corporativos é a costelinha de porco Pork Ribs. Agora eles seguem para a final nacional em São Paulo, e caso vençam, irão disputar no Texas o troféu internacional ao lado dos melhores assadores de American BBQ do mundo. 

 

 

ESCOLHA O SEU PROGRAMA:

 

Em Pomerode, segue em cartaz até o dia 21 o Festival Gastronômico com diferentes atrações. Hoje à noite, por exemplo, Michele Crispim participa da Cozinha Show Mueller com uma sobremesa típica alemã, compartilhando a receita de Bratapfel com maçã recheada com frutas secas e castanhas, chantilly e canela. Na programação tem também Cris Luchtenberg com um risoto funcional de camarão, Larissa Guerra harmonizando cervejas e sobremesas, Manu Rosa ensinando a preparar um cupcake de strudel, e muito mais atrações no Centro de Eventos de Pomerode.

 

Balneário Camboriú também aditiva as férias de Inverno com o Balneário Saboroso, que chega à 10ª edição reunindo 36 estabelecimentos. Os menus exclusivos serão oferecidos de hoje a 28 de julho, sendo que 1/3 dos restaurantes é estreante no festival, o que descortina na cidade uma nova panorâmica de sabores e ambientes.

 

No Multi Open Shopping, o clima de Inverno ganha decoração caipira, com o Arraiá Julino neste sábado, a partir das 14h. Além dos pratos típicos das festas juninas, tem  apresentação de Boi-de-mamão, quadrilha e show de forró com a Banda Mauê.

 

TIM TIM:

 

A Lohn Bier foi premiada como Cervejaria do Ano na América do Sul durante o South Beer Cup, em Buenos Aires, faturando uma medalha para cada rótulo inscrito: duas de ouro e uma de bronze. A 10ª edição do evento reuniu 85 cervejarias de nove países, e a Lohn Bier concorreu com a Carvoeira Pimenta, a Catharina Sour Café e Framboesa, e a  Carvoeira (stout com funghi secchi e cumaru).

 

Enquanto isso, as cervejarias Leuven e Schornstein assinaram uma intenção de fusão para formarem, juntas, a Cia Brasileira de Cerveja Artesanal. Assim que viabilizada, a união das operações designa uma nova estrutura capilarizada, com fábricas de médio porte espalhadas pelo Brasil.

 

A Confraria Feminina do Champanhe de Florianópolis recebeu a sommelière da vinícola Cave Geisse, Kelli Bianchi, para apresentar dois rótulos de espumantes: Cave Geisse Brut Nature e Cave Amadeu Rústico. Para tornar o jantar harmonizado ainda mais convidativo, o encontro de 2 de julho na Alameda Casa Rosa contou com lareira acesa e menu do chef Renato Stumpf.

 

Na Exposuper, a Bebidas Fruki  estreou na disputa levando o Prêmio Melhor Estande de pequeno porte Exposuper & Popai, no evento que contou com 260 estandes. Projeto foi assinado pela Redesenho de Imagem, Projeta Eventos, Paleta Stands e a própria equipe da Fruki.

 

O Café Cultura, enquanto isso, compartilha sua saga de sucesso com os participantes da Empreende Brazil Conference, neste sábado, no Centrosul. O fundador da rede de cafeterias, Joshua Steven, e o ex-CEO da Imaginarium, Carlos Zilli, que detém sociedade com o grupo Café Cultura, apresentam os detalhes da parceria na trilha "Desafios e Oportunidades no Mercado de Franquias”.

 

Clique nas fotos para acionar o slideshow e ampliar as imagens da Galeria. 

 

Siga #AnaLavratti também no instagram @AnaLavratti

 

 

Confraria Feminina do Champanhe
Confraria: Ila Duwe, Paula Steffen e Patricia Amaral - foto Fernando Willadino

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti