Coluna Ana Lavratti: Gourmandises | Bolos de Taiwan | Tendência em vinhos

31 de Julho de 2020

Delivery de doces de Taiwan e receitas da Patagônia adicionam sabor ao Inverno

Bolos da Chang: preparados artesanalmente por Catarina e Luciana Chang

Gourmandises:

 

Dos pais, nascidos em Taiwan, Luciana Chang herdou o gosto pela confeitaria leve, com menor adição de açúcar do que é tradição no Brasil e com receitas bem exclusivas, como as choux cream e a massa choux, coberta com amêndoas laminadas e recheada com creme legère. Devidamente preparada, nas degustações entre Taiwan e a China e no workshop com Viviane Wakuda, em São Paulo, Luciana só precisava do convite da filha, Catarina, para transformar em negócio as memórias da infância. Assim surgiu a @Bolos DasChang, em plena pandemia. Acostumada a pôr a mão na massa desde os 7 anos, a jovem empreendedora Catarina destaca os diferenciais, como o Cheesecake japonês, um bolo à base de cream cheese, assado lentamente em baixa temperatura, o rocambole de Nutella e o Chiffon Cake, que parece um travesseiro de tão fofinho.

 

Na Beira-Mar Norte, o Refúgio Patagônia adotou o delivery, após três meses sem operações. Além das cervejas Patagônia Bohemian Pilsener, Patagônia Amber Lager e Patagônia Weisse, o cliente pode encomendar pratos típicos da Argentina, como o Chivito, hambúrguer de pura carne bovina, e o Burger Parrillero, feito com um blend de carne Angus especial. Os pedidos pelo iFood são das 18h às 23h30min.

 

O Centro Universitário Avantis – UniAvan está disponibilizando uma “playlist” de receitas autorais de chefs e professores da unidade. As 15 receitas, neste link aqui, incluem desde clássicos da culinária internacional (como caponata, quiches, tapenade e massa fresca) até bolos e sugestões contemporâneas, como um mignon ao molho de chocolate.

 
Chef catarinense, Saimon Novack é o convidado da Rede Bistek na semana do Dia dos Pais. Na LIVE de 6 de agosto, às 19h30min pelo @redebistek, o chef e a filha Alicia vão preparar ao vivo uma torre de mignon ao molho de damasco. Além da “chef auxiliar”, de 10 anos, Saimon também é pai da Alana, de 3 anos.

 

TIM TIM:

 

A Essen Vinhos recebeu o Inverno com duas edições limitadas de vinho e espumante sem dióxido de enxofre, ou seja, sem a adição de conservantes na formulação, tendência que valoriza ainda mais a qualidade da fruta e a especificidade do terroir.  O Ponto Nero Cult SO2 Free é um espumante brut, com 100% de uva Chardonnay. Com apenas 3 mil garrafas, o vinho ERA Chardonnay SO2 Free concilia toda a tradição da vinícola Valduga com nova tendência do mundo etílico.

 

Entre as novidades da pandemia, para manter o consumo do vinho na agenda das famílias, a Miolo está lançando a caixa Os Sete Lendários, uma coleção de vinhos nobres que traduz a excelência da safra de 2018. Com sete rótulos selecionados pelo enólogo Adriano Miolo, a elegante embalagem inclui os vinhos tintos Miolo Merlot Terroir (Vale dos Vinhedos), Testardi Syrah (Vale do São Francisco), Quinta do Seival Cabernet Sauvignon (Campanha Meridional), Miolo Lote 43 (Vale dos Vinhedos), Quinta do Seival Castas Portuguesas (Campanha Meridional), Sesmarias (Campanha Meridional) e Vinhas Velhas Tannat (Campanha Central).

 

Em Florianópolis, o Franklin Bar agora oferece seus drinques clássicos e autorais em sistema de take away. A retirada pode ser efetuada no balcão de terça a sábado, das 18h às 23h, e envolve 15 drinques selecionados e as tradicionais comidinhas de boteco. Os pedidos devem ser feitos com antecedência pelas redes sociais e whatsapp.

 

 

PARA IR E FICAR:

 

Nesta sexta-feira, dia 30, o Ponta dos Ganchos Exclusive Resort reabre com novas práticas de segurança. Com as atividades interrompidas desde março, o cobiçado resort de Governador Celso Ramos começa operando de quinta-feira a domingo, com estadas mínimas de três dias. Entre as atrações, tem a gastronomia do chef José Nero, o café da manhã com degustação em 10 tempos, o Spa by Sisley e programas ao ar livre, como o Jantar na Ilha e os piqueniques à beira-mar.

 

Em Balneário Camboriú, o Infinity Blue Resort & SPA também adaptou 100% das instalações às normas sanitárias vigentes. Aberto desde 1º de julho, o resort à beira-mar agora oferece check-in e check-out com preenchimento antecipado, pelo site do hotel, onde também encontram o cardápio disponibilizado por QR Code. Além de reduzir o convívio na recepção do resort e do restaurante, toda a equipe foi preparada para o novo momento, com luvas, máscaras e jalecos descartáveis para o pessoal da limpeza.

 

SEGURANÇA REFORÇADA:

 

Para facilitar a adaptação dos negócios no segmento da alimentação, o Sebrae está disponibilizando um conteúdo, resumindo as boas práticas para este tipo de estabelecimento e o novo ordenamento instituído por Decretos do executivo. O material é baseado em protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Panamericana da Saúde (Opas), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Economia, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Associação Nacional de Restaurantes (ANR).

 

Em Itajaí, o Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), em parceria com o Convention Bureau e a prefeitura municipal, vem distribuindo o selo “Stop Covid-19: Cuidando da sua Segurança” aos estabelecimentos que seguem de forma rigorosa as regras sanitárias e epidemiológicas. Instalado no Itajaí Shopping, o Mr. Batata já foi contemplado com o selo, que preza pela segurança dos clientes.

 

Amanhã, 1º de agosto, o Clube Náutico Francisco Martinelli comemora 105 anos de fundação com uma iniciativa solidária: será armado no pátio do Clube um drive-thru para a entrega de donativos para o Asilo Irmão Joaquim. Recomenda-se em especial a doação de produtos de limpeza, como desinfetante, água sanitária, álcool, detergente e saco de lixo, das 9 às 16h.

 

Siga @analavratti também no Instagram

 

Os Sete Lendários: safra Miolo de 2018
Os Sete Lendários: safra Miolo de 2018

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de cinco livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas