Coluna Ana Lavratti: Gourmandises / Ammo Beach / Burguer vegetariano / Comida criativa

31 de Janeiro de 2019

Procurando um programa com sabor de Verão? Aqui tem cerveja, paletas, burguer e frutos-do-mar

Ammo Beach: 90% do cardápio dedicado aos frutos-do-mar

 

SABOR DE VERÃO

 

Pra quem sonha em provar o Verão no paraíso, eu tenho uma boa notícia. O paraíso é logo ali!!! Com a decoração repaginada, um upgrade na gentileza do atendimento, e o mesmo visual embriagante de sempre, com a imensidão azul do céu e do mar rasgada apenas pelo frescor da brisa - que mesmo invisível não nos deixa esquecer do privilégio de estar ali – o La Serena virou Ammo Beach. E pelo cardápio mediterrâneo aliado à informalidade do conforto, antecipa no nome a dificuldade de não amar este lugar. Assinado pelos chefs peruanos Hugo Olaechea e Sara Sanchez – mesmo casal responsável pela cozinha de sucesso do Donna, Art’s e LeBarBaron – o menu do Ammo Beach explora os frutos-do-mar em 90% dos pratos, incluindo polvo grelhado, lagosta trufada, camarão ao molho de limão siciliano e espinafre e pescada coberta por molho cremoso de vinho branco, espinafre e champignon, apenas para citar alguns. Entre as opções de pratos individuais ou para dois, tem também um ícone do Grupo Novo Brasil, o Filé do Chef, servido desde os tempos de Café Cancun. Quer saber mais? Dá uma olhada nas fotos, na Galeria ao pé da página.

 

Tem novidade na cervejaria Cozalinda, na orla de Coqueiros. O projeto Cerco Gastrobar Comida Criativa integra cerveja artesanal e ingredientes locais aos pratos do cardápio. Entre os fornecedores estão as fazendas de ostras do Ribeirão da Ilha, pescadores artesanais, e produtores de farinha de milho de Anchieta e carne de pato da região de Indaial.

 

A catarinense Maria Paleta, presente em mais de 50 pontos de venda, está lançando novo sabores de paletas. As novidades da linha bombom são o picolé de maracujá com creme de avelã, e morango com creme belga, com a fruta como recheio e chocolate sobre a calda de creme.

 

Por falar em refresco... a nova opção gastronômica no i Fashion Outlet, em Tijucas, é o  Adilhão Sorvetes. Instalado na praça de alimentação, a unidade da rede gaúcha serve sorvetes, shakes e sundaes.

 

O chef Alysson Muller, responsável pelas operações do Rosso, Artusi e D.O. Pescador em Florianópolis, voltou a ser reconhecido nacionalmente. A convite do chef e apresentador Carlos Bertolazzi, vai integrar os eventos de aniversário do Zena Caffè, restaurante italiano com uma cozinha típica da região da Ligúria.

 

BURGUER LOVERS:

 

O Outback Steakhouse está ainda mais atrativo para os vegetarianos. Entre as opções sem carne, agora tem Veggie Blue Cheese Burger (hambúrguer à base de brócolis, couve flor e queijo gorgonzola), Jack Nachos (tortillas de milho servidas com feijões pretos, tomate, repolho roxo, carne à base de jaca desfiada) e também a Veggie Bites, que são almôndegas vegetarianas feitas de berinjela defumada.

 

No McDonald’s a sedução está no preço. Quem pedir o Clássico do Dia paga apenas R$ 7,90 para os seguintes sanduíches: Triplo Tasty no domingo, McNífico Bacon na segunda-feira, Triplo Burger Bacon na terça, Big Mac na quarta, Cheddar McMelt na quinta, Quarterão na sexta-feira e Triplo Cheeseburger para matar a fome no sábado.

 

Em Balneário Camboriú, o recém-inaugurado Distrito BC já vendeu 5 mil unidades de hambúrguer em menos de um mês. Para comemorar o sucesso do espaço multiuso com gastronomia e lojas em estilo rock n’roll, o Burguesinha Burger presenteou os primeiros 50 clientes desta quarta, dia 30, com um “combo” de hambúrguer e chope pilsen.

 

 

 

TIM TIM:

 

Escandalizado com a onda de calor?? Pois a beer sommelière Carolina Loureiro, da Cervejaria AmBev, dá dicas para manter a cerveja com o aroma original, mesmo sob altas temperaturas:

 

1 – Nunca deite as garrafas ou latas de cerveja. Armazená-las em pé evita a oxidação, já que o contato do líquido com o ar é menor. Por consequência, a degustação se torna uma experiência mais prazerosa.

2- A exposição à luz do sol é bastante prejudicial ao lúpulo. Mesmo que por pouco tempo, é muito importante evitar esse contato, já que a bebida pode ter seu aroma e sabor alterado, em um fenômeno conhecido como lightstruck.

3. Valorizar a espuma. A camada de espuma ajuda a manter a temperatura ideal da cerveja no copo, e impede a entrada do ar, minimizando sua oxidação e mantendo o aroma e qualidade do líquido. Quanto à espessura da espuma, uma faixa que tenha entre dois e três dedos já é suficiente.

4 - Temperaturas altas tendem a acelerar o processo de envelhecimento da cerveja. Por isso, é sempre preferível que os locais de armazenamento estejam frescos e arejados.

5 – Se por um lado as altas temperaturas prejudicam a cerveja, por outro, o congelamento também é um vilão. A partir do momento que o líquido é congelado, ocorre perda de gás, alterando totalmente características básicas da cerveja e, consequentemente, seu sabor.

6 – Da mesma forma, alterações bruscas de temperatura são péssimas para cerveja. Por isso, evite ligar e desligar a geladeira e, também, colocar e retirar a cerveja do congelador várias vezes.

 

Uma parceria entre a cervejaria Brahma e restaurantes do Mercado Público de Florianópolis está harmonizando o chopp e a cerveja Brahma Extra Lager, Red Lager e Weiss com comidas típicas de outras regiões brasileiras. Além de ampliar o cardápio, a iniciativa em cartaz até 31 de março se dispõe valorizar pratos que são carro-chefe nos mercados públicos do Brasil.

 

Aliás... o Whisky Johnnie Walker também estabeleceu uma parceria com a rede de lojas Reserva para lançar um chinelo exclusivo para o Verão 2019. À venda nas lojas físicas e pelo e-commerce da Reserva, os chinelos com tiragem limitada trazem no solado as inscrições Keep e Walking, para tatuar na areia o slogan da marca, à medida que a pessoa caminha.

 

Clique nas imagens para acionar o slideshow e ampliar as fotos da Galeria:

 

Ammo Beach: Fritto Grego
Ammo Beach: Fritto Grego, entrada em estilo Mediterrâneo

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti