Coluna Ana Lavratti: As fotos da CasaCor / Complexo inovador em São José / Fábula LIVE

30 de Julho de 2021

Na Galeria de Fotos, os detalhes que chamam a atenção na CasaCor SC 2021

Andreza Michelon, da Bontempo, com Mellissa Hoffmann e Mariana Pesca, no Cosmopolitan Loft

 

SÃO JOSÉ GANHA COMPLEXO INOVADOR

 

O imponente hotel K-Platz, em São José, já está em operação. A largada foi dada no dia 23 de julho, na solenidade que lacrou a parceria entre a WKoerich e a Atrio Hotel Management. Instalado junto ao K-Platz Center – que concilia condomínios de escritório, residencial, estúdios, auditório, centro comercial e praça de alimentação – o hotel tem projeto arquitetônico do escritório Mantovani e Rita, e ao valorizar as cores neutras e tons terrosos, abre espaço até mesmo para peças de olaria que resgatam a cultura açoriana. Com 130 quartos, o K-Platz oferece uma suíte para longa permanência, com projeto diferenciado que inclui uma copa, permitindo a alimentação no próprio quarto. A administração está a cargo da Atrio, representada na inauguração por seu presidente, Beto Caputo.

 

 Foto Fernando Willadino.

 

FOTO & VÍDEO:

 

O fotógrafo Joel Pacheco lançou nesta quinta-feira seu sexto livro de arte: “Ponte Hercílio Luz – uma Ligação de Amor”. Com produção da SB+Eventos, de Alisson Barcelos, a sessão de autógrafos no Faial Prime Suítes foi marcada pela mostra fotográfica com 23 fotos em preto e branco, e a exibição de um vídeo didático, editado por Joel Pacheco, que reacende a memória da “dama de ferro” que é um patrimônio dos catarinenses.

 

 

A Fábula Live, startup catarinense de soluções em transmissão digital, atendeu durante a pandemia mais de 200 clientes, e o reconhecimento acumulado a projetou à finalista do Prêmio LIVE, na categoria Fornecedores do Ano. A comissão julgadora é formada por profissionais da área, e a Fábula chega confiante na disputa, pela dimensão dos clientes já atendidos – como o Instituto Ayrton Senna – e pela qualidade dos estúdios 360º modulares, em cinco endereços.

 

 

Em Balneário Camboriú, a novidade é a webserie #TBTBC. Os vídeos criados pela Fast Sale, plataforma digital de venda de imóveis, contam a história da cidade e os bastidores do mercado imobiliário desde a emancipação da cidade, com personalidades locais lembrando, de forma descontraída, as transformações que vivenciaram na área. A série com sete episódios será exibida pelo canal da Fast Sale no Youtube.

 

 

CASACOR SANTA CATARINA

 

Depois da Galeria de Fotos, em destaque na Coluna, neste link aqui, hoje eu trago mais imagens da CasaCor SC, que fica em cartaz até 29 de agosto, na rodovia SC-401 em Florianópolis. São 21 ambientes explorando o tema Casa Original, com arquitetos e designers priorizando materiais mais rústicos, como pedras e madeiras “sem lapidação”. A composição de elementos monocromáticos, em diferentes espaços, também contribui para denotar a sensação de aconchego e bem-estar.

 

No Cosmopolitan Loft, da arquiteta Mariana Pesca, arte e tecnologia estão integradas em total harmonia. Entre as obras selecionadas por Camila Saavedra – para o ambiente onde até a parede sobre o bar traz um acabamento artístico de vanguarda e exclusivo – estão o Solarium Express, do artista José Gonçalves, o painel Cosmopolitan, de Paulo Ricardo Campos, esculturas de Marilene Ropelato e fotografias de Patrícia Vieira e Cris Cunha. A arte, igualmente, exala da habilidade da arquiteta de conciliar estética e funcionalidade, com o banheiro Pink Box e a cozinha integrados ao Loft, mas sem disputar a atenção com o mobiliário e os objetos de design da área central.

 

O Living Gourmet Respiro, da arquiteta Mariana Maisonnave, tem até identidade olfativa: um blend de óleos essenciais para ativar as vias respiratórias e provocar o relaxamento. Destaque para o balcão com acabamento de resíduos de pedra, que concilia a nuance única e exclusiva da pedra com a textura lisa e funcional que uma bancada gourmet exige. O efeito, sofisticado, compõe com o ambiente minimalista, primando pelos tons mais claros.

  

Na Sala Íntima da Arquiteta, Anna Maya eternizou nas paredes suas memórias da Europa. Com uma técnica de colagem, desenho e pintura, a artista visual Vanda Kair criou sob encomenda um mosaico de imagens que reflete os interesses de Anna: pela arte, arquitetura e história.

 

Entre as surpresas da mostra, está o ambiente do jovem arquiteto Jeferson Branco, de 27 anos: Meu.coração.queima. A cartela de brasilidades exige um olhar lento e atento, capaz de apreender a diversidade de elementos. No banheiro, o estoque de papel – habitualmente escondido – ganhou evidência, na instalação em madeira. Na cozinha, destaque para o botijão plotado pela designer Beatriz Ricci, que descortina a nostalgia da casa da vó. Para compor com o botijão emblemático, Jeferson apostou em carrancas marajoaras, trazidas do Pará, tudo contornado por cerâmicas de pequena dimensão, resgatando mais uma tradição que já vinha sucumbindo ao tempo.

 

No topo da lista dos urbanistas mais respeitados do mundo, o arquiteto Jaime Lerner faleceu este ano, deixando um legado de soluções e inspiração. Com dois ambientes na CasaCor SC, a arquiteta e paisagista Ana Trevisan fez questão de homenagear o “guru”, expondo já no acesso à mostra – no espaço Quem cria nasce todo dia  os bancos “Toin oin oin” assinados por Jaime Lerner. Instalados em cubos, eles propõem uma pausa para a reflexão, à medida em que insinuam um ambiente fechado, mas com plena interação com a vida lá fora. No Rooftop 20|21, na cobertura da mostra, destaque para o Casulo e o biombo da Tidelli, que é um lançamento nacional, apresentado pela primeira vez no Brasil.

 

Na Galeria da CasaCor, fotos de Lio Simas, Jesmynny Morais, Mari Boro, Denilson Machado, Rafael Ribeiro e Fabio Severo.

 

CasaCor SC 2021
Meu.coração.queima, de Jeferson Branco

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 6 livros e 4 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas