Coluna Ana Lavratti: Floripa Jazz / Apadrinhando a leitura / Fashion Revolution

23 de Abril de 2019

Grandes shows e eventos culturais neste Outono. Escolha o seu programa:

Luhana Pawlick (de branco) recebendo Tharcila, Késia Martins e Aline Esmeraldino

 

#MIX FASHION:

 

Luhana Pawlick recebeu convidados no dia 15 de abril para a inauguração oficial da Maison Pawlick, que já vinha funcionando em sistema de soft opening, plenamente aprovada pelas mais exigentes clientes. Dois anos após perder o pai, Gesoni Pawlick, que fundou há 40 anos este império de moda, Luhana dá um passo adiante, abrindo pertinho do endereço original uma luxuosa loja para aluguel de vestidos. Entre os diferenciais da Maison que teve sua “estreia” prestigiada pela Primeira-dama do Estado, Késia Martins, está a grife dos vestidos dispostos em quase 400m², todos com o DNA da alta costura Pawlick.

 

Também com expertise em luxo, o cerimonialista Emanuel Sebaje prepara para maio o Petit Comité Casamentar, onde apresenta seus novos projetos: um blog dedicado às festas de casamento e a plataforma de comunicação Casamentar.

 

Ao longo desta semana, a catarinense Círculo S/A adere ao movimento global Fashion Revolution propondo uma reflexão sobre a roupa que vestimos. A série de atividades em Gaspar inclui atividades para os colaboradores, com o Time de Artesãos e também abertas ao público. Nesta quinta, dia 25, três profissionais do processo produtivo comandam um bate-papo sobre os caminhos para uma moda mais transparente seguido por visita guiada à fábrica.

 

O Senac SC está centralizando em Brusque, Criciúma e Florianópolis as atividades em torno da Fashion Revolution Week. A programação inclui mostra de vídeos, oficina de acessórios e maxi tricô, exposição de moulage, brechó e vários debates pertinentes ao tema, como sobre Recollection Lab e Consultoria de Imagem e Sustentabilidade.

 

Amanhã, dia 24, Balneário Camboriú recebe o Denim Meeting 2019, a partir das 13h, no Campus da Univali. Entre as convidadas, a executiva da The LYCRA Company, Silvana Valente, participa de palestra sobre os novos hábitos e motivações de compras dos consumidores de jeans, que década após década continua best-seller.

 

A Natura voltou a premiar seus fornecedores, consagrando a blumenauense CartonDruck bicampeã em embalagens. O Prêmio Qlicar avaliou 240 fornecedores sob os critérios de qualidade, logística, inovação, ambiental e social, competitividade e relacionamento, e a CartonDruck levou o prêmio em sua categoria pelo segundo ano consecutivo.

 

 

FESTIVAIS:

 

Após um período abrilhantando o mesmo palco, o FloripaTap e o Floripa Jazz deixaram ambos Jurerê Internacional e abdicaram da agenda simultânea. O primeiro encerrou neste domingo, após contagiar de ritmo as ruas de Santo Antônio de Lisboa, o SESC Cacupé e o teatro do CIC, que reuniu na Noite de Gala bailarinos locais e virtuoses do sapateado internacional. Mérito para Marina Coura, da Garagem da Dança, que vem fomentando novas audiências para uma modalidade cada vez mais prestigiada no Brasil: a arte de dançar compondo música com os próprios pés.

 

Antigo Jurerê Jazz, o Floripa Jazz estreia em maio em vários endereços: na UFSC, Udesc, SESC Prainha, Jazzinn, Célula Showcase e Centro Integrado de Cultura, democratizando o acesso e mantendo a qualidade dos músicos convidados. Entre as atrações de 13 a 19 de maio tem Yamandu Costa, o gênio do violão, Yangos e a orquestra Manancial da Alvorada, e o Derico Jazz Quartet. A programação completa está neste link aqui: 

 

Joinville recebe a partir de 7 de junho a Feira do Livro 2019. Já na abertura, vem aí a escritora Thalita Rebouças, autora de vários best-sellers e apresentadora do The Voice Kids que aborda justamente o que mais domina: “A literatura para jovens e adolescentes”. Em sua 16ª edição, a Feira tem entre as novidades o “apadrinhamento” de leitores. Aos voluntários cabe custear um ônibus para levá-las até a Feira, comprar livros de autores presentes ao evento e acompanhar para que consigam a dedicatória do escritor. Interessados podem se apresentar pelo feiradolivro@institutofeiradolivro.com.br 

 

Também tradicional na agenda do Outono, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis terá sua próxima edição de 29 de junho e 6 de julho, atingindo a maioridade com a incrível marca de 39 produções nacionais e 10 internacionais em cartaz apenas em 2019. Idealizada por Luiza Lins com curadoria de Ana Lúcia Fernandez, a Mostra já tem como novidade o troféu Videocamp, que vai premia a melhor produção na opinião das crianças.

 

Com uma estrutura privilegiada para shows e eventos, a Arena Petry recebe ninguém menos do que o Rei, Roberto Carlos, no show deste sábado. O aguardado espetáculo de 27 de abril dá o start para uma agenda grandiosa, incluindo o fenômeno mundial Il Divo, com quatro cantores de quatro países em uma combinação inusitada e exclusiva de ópera, pop e música clássica. Além do quarteto, no dia 19 de maio, a programação inclui Arena Safadão no dia 30 de abril, Festival de samba Viva Mais no dia 24 de maio, e The Queen Extravaganza, em sua turnê nacional, no dia 26 de maio. Blindados contra o tempo, também entram em cena Skank e Paralamas, no dia 1º de junho, Djavan, no dia 6 de julho, e Amado Batista, no dia 13 de julho. 

 

Quem também vem aí em carreira solo, após incendiar o Folianópolis como vocal da banda Chiclete com Banana, é o baiano Bell Marques. A micareta fora de época acontece de 14 a 16 de novembro com sabor especial para o cantor, que apesar do fôlego de atleta está completando 40 anos de carreira.

 

Para já entrar no clima... a Coluna desta terça traz o show da Páscoa: Anitta no P12. Clique nas fotos de Adriel Douglas para ampliar as imagens de quem acompanhou, de camarote, os sucessos do recém-lançado álbum trilíngue “Kisses”.

 

 

Anitta no P12: Manoella Knoll
Anitta no P12: Manoella Knoll

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti