Coluna Ana Lavratti: FENATRUTA | Vinhos De Sangre | Decoração inspirada em vinícolas

03 de Setembro de 2021

A 5ª Fenatruta começa nesta sexta em três cidades: Urubici, Bom Retiro e Bocaina do Sul

De 03.09 a 03.10 tem Festival Nacional da Truta, na Serra Catarinense

FENATRUTA:

 

De 3 de setembro a 3 de outubro, três cidades da Serra Catarinense terão atrativos extras durante a 5ª Fenatruta. Promovido pela Pouserra, o Festival Nacional da Truta foi lançado no dia 1º de setembro, em Urubici, reunindo proprietários de restaurantes, vinícolas, pousadas e demais protagonistas no trade de Urubici, Bom Retiro e Bocaina do Sul. Nas ilhas de degustação, foi possível ter um “aperitivo” das muitas delícias preparadas à base do peixe de água doce que projeta a economia da região, consolidando Santa Catarina como o segundo maior produtor de truta do país. Rica em sabor e ômega-3, a truta é mais um aditivo no turismo local, que vem se profissionalizando a cada estação. Entre os novos destinos na região, por exemplo, está a subida do Morro do Campestre a bordo de um caminhão panorâmico, com escalas em lounges sobre o gramado, perfeitos para um piquenique com uma vista de tirar o fôlego. Em Bocaina do Sul, a chef Gabriela Pakuczewsky criou uma receita original, a Truta crocante com gratin de pimentões e cama de polenta, para servir de forma intimista, com reserva antecipadas, na Ecohospedagem Yahoo. Para ficar melhor, só mesmo harmonizando a culinária dos 14 estabelecimentos participantes com os vinhos de altitude dos cinco patrocinadores da 5ª Fenatruta: Suzin Vinhedos e Vinhos Finos, Vinícola Serra do Sol, Vinícola Pericó, Vinícola Leoni Di Venezia e Urupema Vinhos De Altitude.

 

FESTIVAL NACIONAL DA TRUTA, com pratos até R$ 69.00.

 

Armazém Vale Das Montanhas: Quiche de truta da montanha

Bodegão Da Serra: Rondelli de coalhada da Serra com truta defumada

Casa Negra Trutaria: Truta Mediterrâneo

Casarão Da Serra: Divina Truta

Château Du Valle: Prato du Vô Carlito

Eco Hospedagem Yahoo: Truta crocante em cama de polenta

La Fondue Müller: Truta Müller

Manali Bistrô: Truta gorgonzola com pinhão

Montês: Mezzaluna

Panificadora Vó Maris: Escondidinho de truta defumada

Paradouro Morro do Campestre: Truta crocante

Restaurante Véu de Noiva: Trouxinha de truta

Semola Culinária Italiana: Truta campestre

Thera Wine Bar e Restaurante: Truta and chips

E a Fazenda Morro do Campestre: Truta campestre.

 

 Alto do Morro do Campestre

 

GOURMANDISES:

 

O festival Comida di Buteco está disponibilizando, na plataforma Sympla, a 1ª Rodada de Receitas de Butecos Premiados, com 10 receitas de butecos premiados no concurso em 21 anos. Nesta primeira rodada, as receitas selecionadas valorizam a “cozinha de raiz” de Belo Horizonte:

 

Bar Bambu: Pirô na batatinha

Bar do Dedinho: Carmem Miranda

Bar Dona Suica: Lombo amarradinho com Maria Gondó

Bar Café Palhares: Bolinho de Kaol

Bar Boogie Oogie: Feitiço Boogie Oogie

Já tô Inno: Bolo de bacon

Pé de Goiaba: Maria Encantada

Recanto Vovo Tela: Cola na vó

Santuário Retrô: Ossobuco du Retrô

Bar Du Du: Vim pra fica

 

Até o feriado de 7 de setembro, segue em cartaz o Festival de Sabores do Jurerê Open Shopping. São operações gastronômicas envolvidas, com receitas de Inverno servidas entre atrações extras para o entretenimento. Neste sábado, dia 4, tem personagens circenses, das 16 às 18h, no domingo tem Oficina de Gastronomia Infantil, para preparar um cupcake das 15 às 17h. Entre os pratos lançados especialmente para o Festival estão:

 

Miss Cacau Jurerê: Ravioli de pato na manteiga e sálvia

Mr. Lobster: Espetinho de lagosta e queijo coalho.

Puro Oyesterbar: Ostra ao forno com uni

e Subway: Combo BMT Italiano.

 

A BMW do Brasil e o chef Luiz Filipe, que conquistou aos 30 anos uma estrela para o restaurante Evvai, em São Paulo, apresentam uma pizza inspirada na logomarca da montadora. A primeira pizza “híbrida” da pizzaria Evv.ita é dividida em dois sabores, quatro queijos e marinara, e fica em cartaz por tempo limitado, em alusão à meta da BMW de que metade das vendas contemplem veículos elétricos, até 2030.

 

Também tem parceria entre a Brasil Cacau e a Ovomaltine. A trufa de Ovomaltine® 30g, que fez sucesso no Natal, agora vai ser item de linha, completando o mix da marca que conta com mais de 15 sabores de trufas.

 

 

TIM TIM:

 

A importadora Decanter está trazendo, da Argentina para o Brasil, uma linha de excelência da vinícola Luigi Bosca, com mais de 120 anos de tradição em Mendoza. Dos sete rótulos da linha De Sangre, a maioria com maturação por 12 meses em barricas de carvalho, três exploram a uva malbec, com os vinhedos de origem imprimindo o diferencial na cor, aroma e acidez. O Malbec Valle de Uco é 100% malbec do Valle de Uco, Vila Seca e Paraje Altamira. O Malbec DOC é 100% malbec de Lujan de Cuyo. E o Malbec Edición Limitada é 100% malbec de Paraje Altamira, San Carlos e Valle de Uco. Apresentada pelo enólogo Pablo Cuneo, a linha De Sangre traz ainda um Cabernet Franc (100%), um Cabernet Sauvignon (100%), o Red Blend, com 78% cabernet sauvignon, 12% syrah e 10% merlot, e o White Blend, com 50% chardonnay, 35% sémillon e 15% sauvignon blanc, todos com o “dna” da vinícola que concilia o melhor da natureza à máxima tecnologia.

 

 

O D&D Shopping, em São Paulo, criou exibe até 29 de setembro a “Rota do Vinho D&D", uma mostra onde a decoração dos ambientes remete a 22 destinos do turismo enológico. Os vinhos selecionados pela importadora Grand Gru representam os terroirs da Argentina, Brasil, Chile, Espanha (Priorato, Ribera Del Duero e Rioja), Estados Unidos, França (Bordeaux, Borgonha, Champagne e Provence), Itália (Piemonte, Puglia, Sicília e Toscana), Líbano, Nova Zelândia, Portugal (Alentejo, Dão e Douro) e Uruguai.

 

Criada em 1397, em Munique, a pátria da Oktoberfest alemã, a cervejaria Spaten está aportando em Santa Catarina. Trazida pela Ambev, a puro malte tem estilo Munich Helles, com sabor forte mas na medida, capaz de conquistar os apreciadores de cerveja mais marcante e também quem está acostumado com cervejas mais leves. À venda em bares, supermercados e empórios, a Spaten chega em garrafas de 355ml e 600ml, além da lata sleek de 350ml.

 

Com criação da agência Soki, o Guaraná Antarctica comemora seus 100 anos convocando os brasileiros para contribuir com a criação das latas do centenário. A partir de uma enquete pelo Twitter, foram criadas mais de 100 ilustrações com ícones da cultura nacional, como o Brigadeiro e a trave de chinelo. A intenção é conectar a bebida às memórias ativas do brasileiro.

 

Clique nas fotos para ampliar as imagens do lançamento da FENATRUTA:

 

Festival Nacional da Truta
Vista do Morro do Campestre

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 6 livros e 4 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas