Coluna Ana Lavratti: Fenatruta / Festival do strudel / Oficinas sobre café / Circuito do Vinho

24 de Agosto de 2021

Coluna desta terça traz uma seleção de programas para aproveitar o Inverno em Santa Catarina

FENATRUTA: De 01.09 a 03.10 a truta é destaque na gastronomia, em três cidades

 

TIM TIM:

 

Chef em ascensão em Floripa, Pedro Soares apostou em frutos-do-mar frescos, incluindo ostras e ouriço, para receber as integrantes da Confraria Feminina do Champanhe no Puro Oyster Bar, instalado dentro da Casa Cor Santa Catarina. O tour pela mostra também incluiu receptivo no ambiente mais feminino da mostra: o Cosmopolitan Loft, com projeto do escritório Mariana Pesca e mobiliário da Bontempo, de Andreza Lohn.

Jaqueline Costa, Gladys Bartolomeu, Mariana Pesca, Vera Stefanello, Tatiana Greuel e Andreza Michelon, na CasaCor SC

 

A Decanter e o Beto Carrero World promovem, até o final de agosto, o 1º Festival Masterchef Brasil dentro do parque temático. Entre as opções gastronômicas, harmonizadas com vinhos na taça, estão a paella, na tenda da Espanha, Pato ao Aligot, na tenda da França, bolinhos de bacalhau, na tenda de Portugal, tacos, na tenda do México, e Canolli, na tenda da Itália. Todos os pratos são releituras das receitas apresentadas no reality show Masterchef, adaptadas para o formato Grab & Go (pegue e leve), sempre com sugestões de rótulos selecionados pela Decanter para acompanhar.

 

Afunilando o sucesso das experiências anteriores, em São Paulo e Curitiba, Raphael Zanetti abre agora em setembro uma unidade da Vino! no Square-SC. Com o diferencial de concentrar wine bar, loja de vinhos e restaurante no mesmo endereço, a Vino! permite harmonizações tanto com cardápios mais elaborados – com sabores inspirados na culinária italiana – quanto com aperitivos, para encontros mais casuais. Na adega, são mais de 300 rótulos de vinhos de 14 países, servidos em garrafa ou em taça.

 

A Wine South America vai promover, de 20 a 26 de setembro, uma “expedição” inspirada na Vinitaly and The City, que explora vinícolas próximas a Verona, na Itália. O Circuito do Vinho terá degustações, masterclasses, refeições harmonizadas e vários programas de entretenimento em Alto Feliz, Bento Gonçalves, Garibaldi, Pinto Bandeira, Flores da Cunha e Farroupilha, na Serra gaúcha. Esta é a primeira edição do circuito, com programação em 14 vinícolas: Don Guerino, Miolo, Casa Valduga, Pizzato, Cainelli, Cristofoli, Garibaldi, Aurora, Don Giovanni, Luiz Argenta, Salvattore, Viapiana, Casa Perini e Lídio Carraro.

 

Em plena pandemia, o catarinense Vanderlei Silva se uniu aos filhos Felipe e Natália para abrir uma empresa de destilados. A partir do curso online Lucrando com Bebidas, a família criou a Átrioz Destilados, com três sabores de cachaça e três sabores de gin no portfólio. À venda pelo site próprio, as bebidas com design e embalagem modernos se propõe a quebrar mitos em torno da cachaça, posicionando-se no mercado como bebida tipicamente brasileira de alto padrão.

 

A editora Krater lança neste domingo, dia 29, o Guia da Sommelieria de Cervejas, um manual prático para complementar a formação técnica dos sommeliers e sommelières de cervejas. Com autoria coletiva, a obra é assinada por 28 profissionais do Brasil, Argentina, Peru e Inglaterra, que abordam atendimento e serviço; condução de treinamentos de equipe; desenvolvimento e gerenciamento de uma boa carta de cervejas e de chopes; e gestão de carreiras. A organização é de Bia Amorim.

 

 

GOURMANDISES:

 

Para os fãs do café da manhã tipicamente americano, o Hard Rock Cafe Curitiba oferece todos os sábados, das 9 às 13h, um American Breakfast com opções individuais, para duas ou quatro pessoas. Enquanto apreciam os figurinos e instrumentos de ícones da música, como Bon Jovi e Elton John, os clientes recebem na mesa um “banquete” com wafles, sanduíches, muffins, panquecas, omeletes, brusqueta de cogumelo, entre outras comidas e bebidas reforçadas para o brunch do fim de semana.

 

No Plaza Boulevard Itapema, endereço nobre às margens da BR-101, a atração de agosto nos remete aos sabores da Áustria. O Festival do Strudel da Delicatesse Viktória oferece inúmeras variações do doce com massa bem fina: com recheio de maçã e nozes, damasco com nata, frutas vermelhas com nata, ou abacaxi com creme de baunilha. O combo com fatia de strudel + café vai até 28 de agosto, a R$ 15,00, e é apenas uma opção, entre muitas receitas importadas, como a Sachertorte, a Linzertorte e a Baum.

 

No dia 1º de setembro vai ser lançado o Festival Nacional da Truta, que nesta edição congrega 14 estabelecimentos em três cidades: Urubici, Bom Retiro e Bocaina do Sul. Já tradicional na região, a Fenatruta chega à quinta edição mobilizando restaurantes, bistrôs, cafés, empórios, churrascarias e pizzarias, pousadas e vinícolas, que vão dar destaque, até o dia 3 de outubro, aos pratos à base de truta. Para programar o seu passeio, aqui vai a lista de participantes em 2021:

 

Armazém Vale Das Montanhas

Bodegão Da Serra

Casa Negra Trutaria

Casarão Da Serra

Château Du Valle

Eco Hospedagem Yahoo

La Fondue Müller

Manali Bistrô

Montês

Panificadora Vó Maris

Paradouro Morro do Campestre

Restaurante Véu de Noiva

Semola Culinária Italiana

Thera Wine Bar e Restaurante

 

CAFÉS ESPECIAIS:

 

Para os apreciadores de café, todos os caminhos levam ao Shopping Neumarkt, em Blumenau. De 24 a 29 de agosto, o NK Coffee mobiliza sete cafeterias em parceria com o Soul Cafés & Companhias. A programação envolve a Casa do Pão de Queijo, Havanna, Kopenhagen, Portus Padaria Artesanal, Rei do Mate e Sinhá Benta. Os workshops serão no dia 24, com a bartender Waka Morishita apresentando Drinks com Café, e no dia 25, com o barista Marcelo Ricci ensinando o preparo de Café em Casa, ambos no Las Lenãs, às 19h.

 

Enquanto isso, próximo à Praça de Alimentação do Neumarkt Shopping, já está em operação a Casa Bauducco. Segunda unidade da marca em Santa Catarina, a loja combina empório com cafeteria, oferecendo delícias como panettones e chocottones em fatias, brioches, toasts, focaccias e cafés especiais.  em combinações elaboradas. Para as refeições, tem lasanhas, raviolis e sopas, e para levar são mais de 70 itens com a tradição da marca que conta com mais de 100 lojas do gênero no Brasil.

 

Já tem data a segunda edição do Rio Coffee Nation: dias 23 e 24 de outubro na Casa França Brasil, no Rio de Janeiro. Além das atividades presenciais, para quem atua no segmento de cafés especiais e cafés orgânicos, o evento terá transmissão online, envolvendo produção, importação e exportação, torrefação, métodos de extração dos grãos, formas de preparo, sustentabilidade, café na gastronomia e no turismo.

 

Clique nas fotos para ampliar as imagens da Galeria: 

 

Casa Bauducco, em Blumenau
Casa Bauducco, em Blumenau

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 6 livros e 4 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas