Coluna Ana Lavratti: Escolha o seu programa para o Dia da Mulher

05 de Março de 2020

A programação do Mês da Mulher da Prefeitura de Florianópolis, Alesc e muito mais

Diretoria da Confraria Feminina do Champanhe de Florianópolis no resort Ponta dos Ganchos

 

 

#MÊSDAMULHER:

 

Além das programações divulgadas na Coluna de 2 de março e na Coluna de 3 de março, acompanhe aqui mais opções para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

 

A nova diretoria da Confraria Feminina do Champanhe de Florianópolis promoveu o seu primeiro encontro de 2020 em endereço mais que nobre: no resort Ponta dos Ganchos, em Governador Celso Ramos. Além da presidente, Regiane Baumgartner, recepcionaram as confreiras as diretoras Maria Helena John, Andreza Michelon, Maria Inês Meyer, Jaqueline Costa, Carmem Laitano e Nea Silveira. A CFCF se reúne mensalmente para jantares harmonizados, sempre marcados pela explanação dos rótulos selecionados e do terroir de procedência.

 

Dedicado ao empreendedorismo feminino, o programa Sebrae Delas – iniciativa do Sebrae SC que vem fazendo escola no Brasil, com seu modelo reproduzido em outros estados – retomou as atividades nesta terça-feira, 3 de março, com quase 300 mulheres reunidas no auditório do Squase-SC. De agora até novembro, dando sequência à formação iniciada em julho de 2019, as participantes passam a mergulhar no Programa de aceleração de ideias e negócios liderados por mulheres com a completa metodologia Caminho Empreendedor, marca registrada da empresa parceira, a Semente.

 

E nesta quarta-feira, 4 de março, eu tive a alegria de participar do #DiaDaMulher no Instituto Federal de Santa Catarina, com a minha palestra prestigiada por alunos, servidores e pela mulher que galgou o posto máximo dentro do IFSC, a Reitora Maria Clara Kaschny Schneider. A programação conta com a parceria do movimento internacional Girls on the Move, lançado pela associação francesa Elles Bougent para atrair mais mulheres para as profissões em que ainda há predomínio masculino.

 

Ana Lavratti, a Reitora Maria Clara e o Prof. Dr. Marcio Doniak 

 

E não falta mesmo catarinenses on the move... A estilista Luhana Pawlick, Diretora Criativa e Head da grife de alta costura Pawlick, foi recebida em Brasília por ninguém menos do que a Primeira-Dama Michelle Bolsonaro...    

 

... e a artista plástica Adri Volpi, radicada em Itapema, foi uma das selecionadas pelo Sciacco Studio, de São Paulo, para expor seu trabalho na Big Apple que conhece tão bem, afinal já fez até mesmo exposições individuais por ali. Desta vez a mostra foi a Art Fair 14C, no Hyatt Regency Jersey City. Em fevereiro, Adri Volpi também integrou a equipe responsável pela pintura do novo painel gigante do Ceart, na Udesc, durante o Festival Internacional FIK.

 

NO DIA SEGUINTE...

 

Como o Dia Internacional da Mulher, neste ano bissexto, cai em pleno domingo, muitos eventos foram agendados para segunda-feira, 9 de março. Confira alguns:

 

A ADVB/SC passa a ter uma mulher na presidência a partir desta segunda-feira, 9 de março. Angela Gonçalves é a segunda mulher a presidir a entidade em 35 anos de história, e já chega reforçando o quadro feminino na cúpula da ADVB/SC. Além de Angela, que fez carreira em grandes grupos, como Positivo e Citroen, mais 10 mulheres tomam posse na diretoria, com solenidade nesta segunda-feira, 9 de março, no Centrosul.

 

Na incubadora CELTA, da Fundação CERTI, às 9h tem bate-papo com mulheres empreendedoras e que atuam em startups de tecnologia: Michele Mary da MK Soluções, Fernanda Araújo da Conexão Pandora, Mariana Mandelli da Conexão Solar, a advogada Andreza Wysoski e a desenvolvedora de software Michelle Colin. Promovido em parceria com a MK Contabilidade, TNS Solutions e Rhizon, empresas alocadas no CELTA, o bate-papo também é aberto para o público masculino.

 

E à noite é a vez da coordenadora do DEM Mulher Florianópolis, Lorena Nolasco, reunir as mulheres com interesse em ampliar a participação feminina na política, concorrendo nas próximas eleições municipais, na sede do partido, para uma rodada de confraternização e aprendizado.

 

 

#MIX DE EVENTOS:

 

Com seu mix ampliado, o Multi Open Shopping tem atração extra neste fim de semana: a feira Slow Market Beauty. De 6 a 8 de março, marcas e profissionais que priorizam a beleza natural, orgânica, vegana e cruelty free estarão expondo seus produtos para varejistas, atacadistas, profissionais de beleza e estética e consumidores de cosméticos em geral. Olha aqui a lista: 

 

No Shopping ViaCatarina, em Palhoça, o evento Via Mulher reúne painéis sobre Saúde, Cidadania, Empreendedorismo e Política, a partir das 14h, no sábado, e se transforma em espaço de beleza no domingo, com serviços gratuitos de saúde, cabelos, maquiagem, massagem e outros cuidados.

 

No domingo, 8 de março, a Tum Cult leva o Tum Happy Sunset para o Parque da Luz, com participação gratuita das 10 às 21h. Entre as atrações, o Hip Hop Delas reúne as artistas MC Versa, Ju Sofer, Dill Menezes, Nega Bula, MC Clandestina e Jehnny Glow.

 

Maryanne Mattos, uma das mulheres de maior expressão na Segurança Pública, vem aproveitando as horas vagas para convencer mais mulheres que elas podem ser e alcançar o que quiserem. Só neste mês de março são nove participações em eventos, não só em Florianópolis. Neste sábado, dia 7, ela estará em Urupema, onde apresenta sua experiência como primeira mulher a ocupar os cargos de secretária de Segurança Pública, comandante e subcomandante da Guarda Municipal de Florianópolis.

 

Na próxima semana, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove uma série de atividades alusivas ao Dia da Mulher. No dia 10 de março, terça-feira, é a vez da advogada Ana Cristina Blasi apresentar sua experiência, sempre promovendo a maior participação feminina na esfera política. Na quarta-feira, também às 19h, no Plenarinho, ALESC promove um bate-papo com as deputadas estaduais, dentro da programação Mulheres no Parlamento.

 

Para a Prefeitura de Florianópolis, Março é Delas, e a programação oficial de eventos está tão completa que o mais prático é acessar neste link aqui, lembrando que no domingo o evento foi programado para entreter as famílias inteiras, a partir das 10h, na cabeceira da Ponte Hercílio Luz junto ao Parque da Luz. 

 

Siga @analavratti também no Instagram

 

Clique nas fotos abaixo para acionar o slideshow e ampliar as imagens da Galeria.

 

Angela Gonçalves
Angela Gonçalves (centro) assume presidência da ADVB/SC

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de cinco livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas