Coluna Ana Lavratti: Entrevista com Regina Essenburg, da Essen Vinhos

18 de Outubro de 2018

Regina Essenburg fala sobre os 23 anos da Essen Vinhos e a gestão da Enoteca Decanter em Florianópolis

Regina Essenburg, sócia do marido Nelson na Essen Vinhos e Delicatéssen há 23 anos

 

Quando a globalização ainda era um sonho distante, e os vinhos de qualidade detinham status de artigo de luxo nas mesas brasileiras, Regina e o marido, Nelson Essenburg, tiveram a coragem de abrir uma loja de vinhos finos em Florianópolis. A iniciativa era tão pioneira que os restaurantes nem sequer dispunham de Carta de Vinhos e os Jantares Harmonizados eram privilégio de um ou outro consumidor “iniciado” no assunto. Apesar dos obstáculos, que exigiam aprendizado constante e fomento do mercado, o casal preferiu se concentrar nas possibilidades que o consumo de vinho oferece, e que 23 anos mais tarde fazem jus a muitas comemorações.

Hoje a ESSEN comercializa os melhores vinhos brasileiros - o que inclui parcerias de longa data, desde a abertura da loja, com vinícolas gaúchas -, oferece atendimento personalizado com um time de oito sommeliers, atende clientes importantes no Sul do Estado além dos principais estabelecimentos gastronômicos de Florianópolis, e gerencia na Capital a filial da enoteca Decanter, que importa vinhos super-selecionados de todo o mundo.

Nesta entrevista com a Regina Essenburg, gravada na loja com 1.600 rótulos ao alcance da mão, nós conversamos sobre esta jornada pioneira, o desenvolvimento da cultura do vinho, o cuidado da empresa para valorizar os fornecedores e as vinícolas catarinenses... e também sobre o festival de vinhos espanhóis desta sexta-feira, dia 19.

Das 18 às 21h, no winebar da Enoteca Decanter, na rua Hermann Blumenau, a gerente de exportação do grupo Araex Fine Wines, Laura Vasquez, vai apresentar 26 rótulos da Espanha. Enquanto degusta vinhos e cavas acompanhados por paellas em porções finger foods, o cliente já pode ir elegendo qual garrafa vai levar consigo, pois dos R$ 130,00 cobrados como ingresso, R$ 50,00 pode ser revertido em compras dos vinhos provados.

 

 

ACOMPANHE MAIS POSTS by #ANALAVRATTI NO INSTAGRAM @analavratti e no FACEBOOK @fanpageanalavratti

 

 

Para ampliar as imagens da ESSEN VINHOS e DELICATÉSSEN, clique nas fotos da Galeria.

 

Biscoitos made in SC: valorizando a produção local
Biscoitos made in SC: valorizando a produção local

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti