Coluna Ana Lavratti | Entrevista com Maria de Fátima Duarte, da Volta à Ilha

22 de Março de 2019

Revezamento costuma atrair 4 mil atletas, propagando mundo afora as belezas de Floripa

Profa. Dra. Maria de Fátima organiza com o marido, Carlos Duarte, a Volta à Ilha há 24 anos

 

Maria de Fátima e Carlos Duarte, casados há 40 anos, pais de dois filhos, dedicam mais da metade da longa união a mimar uma "filha temporã": a corrida de revezamento Volta à Ilha, que chega à 24ª edição no dia 13 de abril. Marcada pela fidelidade de atletas e equipes, que abdicam de outras oportunidades para voltar a Florianópolis todos os anos em abril, a Volta à Ilha é o carro-chefe da EcoFloripa, que já atraiu mais de 75 mil corredores para quase 140 eventos esportivos.

  

Legítimo patrimônio de Florianópolis, afinal propaga mundo afora as belezas da nossa Ilha, a prova costuma reunir 4 mil atletas, que se submetem a concorrida seleção para assegurar a chance de desbravar 140km entre dunas, asfalto, subidas radicais, o famoso Morro Maldito, praias ou água adentro, já que um dos trechos, entre Sambaqui e o Pontal da Daniela, inclui travessia marítima.

 

Para entender melhor a complexa logística que envolve a prova, com largada em plena madrugada e participações altamente heterogêneas – de duplas a equipes com 12 atletas, de profissionais de alta performance até calouros em trechos de 4km – eu fui conversar com a Profa. Dra. Maria de Fátima, que junto com o marido e a sobrinha, Luanda, também promove corridas em São Francisco do Sul, Fraiburgo e Urubici.

 

Pelo absoluto pioneirismo, o turismo que promove, a saúde que inspira, o exemplo de comprometimento com o bem-estar dos atletas, a renda que gera para a cidade e o espetáculo de energia que compartilha – com quem quiser assistir e torcer em todas as regiões da Ilha - a EcoFloripa traduz, como poucas empresas, o apego e o amor que temos pela aniversariante deste sábado, 23 de março, a Capital dos catarinenses.

 

 

Saiba mais sobre a EcoFloripa e a Volta à Ilha neste link aqui:

 

 

Clique nas fotos para acionar o slideshow e ampliar as imagens cedidas pela EcoFloripa:

 

 

Volta à Ilha: 140km em revezamento
Volta à Ilha: 140km em revezamento

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti