Coluna Ana Lavratti: Entrevista com Luciana Melo, do Café Cultura

29 de Maio de 2019

CEO do Café Cultura fala sobre os planos de expansão do negócio tido como a Starbucks brasileira

Além do Café Cultura, Luciana Melo comanda a startup de alimentação Tomato Cucina e Vino

 

Ao conhecer Joshua Stevens durante um período de estudos na Califórnia, Luciana Melo conheceu muito mais do que o futuro marido. Conheceu o universo de sentidos que exala de um bom café, a ponto de abrir uma cafeteria, com a coragem dos jovens empreendedores, no retorno ao Brasil. Quinze anos mais tarde, o grupo Café Cultura atingiu um faturamento de R$ 15 milhões, tem planos para chegar a 240 pontos de venda – em uma expansão com início imediato na Região Sul do país –, tudo isso sem perder sua essência: transformar o café na cultura de bons momentos, grandes encontros e agradáveis sensações. Paralelamente, o casal (hoje pais de um casal) ainda detém uma startup de alimentação, a “cantina” Tomato Cucina e Vino. 

Graduada em Administração, com experiência em multinacionais desde os primeiros empregos, em gigantes como a Canon e Gillette, Luciana já esteve este ano em Paris e Chicago, sempre em busca das tendências no ramo da alimentação. Também apresentou seu negócio para a cúpula da Nestlé, nos concorridos encontros da Endeavor, e é sobre isso que conversamos em plena loja-modelo do Café Cultura, na Lagoa da Conceição. Flagship de 13 lojas, a unidade é multiuso, lotada de clientes em busca de refeições, coworking, espaço pet friendly, palestras e degustações. 

Quando conversamos, por exemplo, Luciana havia recém-chegado dos Estados Unidos e já estava ciceroneando a “porta-voz” do café no Brasil, Paula Varejão, apresentadora do programa “Tá na Hora do Café”, no canal Globosat Mais. Na contagem regressiva para o talk show da jornalista que corre o mundo garimpando diferentes brands de café, a começar pela fazenda dos pais, no Espírito Santo, a CEO do Café Cultura reservou um tempo pra falar sobre o início do negócio, as dificuldades e os diferenciais, e também a satisfação por chegar aos 40 anos com tantos sonhos realizados.

 

 

Para saber mais sobre a empresária que foi finalista do Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença na categoria Negócios, solta o play:

 

 

Clique nas fotos para acionar o slideshow e ampliar as imagens da Galeria.

 

Siga #AnaLavratti também no instagram @AnaLavratti

Tá na hora do café com Paula Varejão
Tá na hora do café com Paula Varejão

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti