Coluna Ana Lavratti: Entrevista com Genevieve Bernardoni

25 de Janeiro de 2019

Na entrevista de hoje, o segredo por trás das imagens de sonho da fotógrafa Genevieve Bernardoni

Fotógrafa Genevieve Bernardoni, aqui do outro lado das câmeras, em portrait de João Varela

 

Com a fotografia nos gens, Genevieve Bernardoni potencializou o dom herdado da mãe, a fotógrafa e escritora Lair Leoni Bernardoni que já expôs mundo afora seus portraits de sonhos. Em breve passagem por Florianópolis, como voluntária do projeto Cidades Invisíveis – que retrata e dissemina a realidade da comunidade Frei Damião – Genevieve conversou comigo na informalidade de um ensaio em pleno expediente da loja Bontempo Móveis.

“O mundo é meu estúdio”, explica Genevieve, que ao explorar as intempéries da natureza, como o vento, o calor, a chuva e as mais distintas nuances da luz natural, transforma qualquer cenário em matéria-prima para uma obra divina. Além dos trabalhos, ampliados e eternizados em quadros e campanhas, a fotógrafa radicada em Balneário Camboriú também empreendeu uma importante iniciativa de inclusão social.

Seu projeto “Luz dos Olhos” reuniu 12 lindas mulheres, nos mais distintos ambientes, tendo como denominador comum a companhia de um cão-guia. A partir das imagens cinematográficas, remetendo aos icônicos anuários da Playboy, Genevieve criou um calendário beneficente, comercializado com renda para a Escola de Cães-guia Helen Keller e destacado até mesmo pelo jornal O Estadão.

Por trás da inconfundível arte da fotógrafa, mãe de três filhos e dona de uma energia que transborda e contagia, está tanto a vasta experiência diante das câmeras, que torna cada gesto seu um sopro de beleza e inspiração, quanto a prática do acroyoga, uma modalidade desafiante de “malabarismos” que mescla força, equilíbrio, coreografia e uma fina sintonia com o universo que transparece, etérea e serena, na magia de cada click.

 

 

Complementando a nossa conversa, na Galeria de Fotos tem uma pequena seleção do universo ton sur ton que você encontra no Instagram @genebernardoni; (47) 99912-9469

 

 

Duas crianças de olhos claros olhando para uma câmera
Ensaio @genebernardoni

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti