Coluna Ana Lavratti: Cresce consumo de vinhos / Open Wine no Casario / Curso de sommelier

05 de Fevereiro de 2021

Promoção do mês na Sodiê: Ganache de Limão com recheio de creme gelado e cobertura de marshmallow

 

Gourmandises:

 

Tem Sodiê perto de você? Então aproveita porque neste mês as tortas com desconto são o Ganache de Limão, bolo branco com recheio de creme gelado e ganache de limão, acompanhado de cobertura de marshmallow, e a torta À Francesa, bolo de chocolate com recheio de brigadeiro e cocada, cobertura de mousse de chocolate, raspas de chocolate, calda de chocolate e cerejas. Nas 316 lojas da Sodiê estão disponíveis mais de 100 sabores de doces, incluindo a linha Zero Açúcar.

 

A Maricota Alimentos, maior fabricante de pães de queijo, genuinamente brasileira, começou o ano lançando um pão de queijo com recheio de creme de avelã com cacau. Pré-assado e sem glúten, o produto disponível em duas versões – com embalagem individual de 300g e tamanho família de 1.250kg – fica pronto em apenas 10 minutos.

 

Conhecida por seus aperitivos de amendoim, castanhas de caju e mix de nozes, a marca Nutco vem diversificando nos sabores e no posicionamento. A pesquisa agora é para lançar um Nutco de amêndoa e pistache, com retaguarda da Positive Brands, que vem valorizando os pilares de Fairtrade, B Corp e Fresh Roast, com um modelo de negócio que além do lucro se preocupa com o retorno à sociedade e ao meio ambiente.

 

Os defumados da Alegra, com bacon, costela suína, lombo fatiado, presunto fatiado e as linguiças tipo calabresa e paio passam por um processo quase artesanal, para incluir a fumaça ao longo do cozimento da carne. Nas estufas, um processo contínuo e padronizado permite que a entrada e a saída de fumaça sejam automáticas, assegurando o padrão de qualidade a partir da queima lenta de uma maravalha umedecida importada da Alemanha, que produz a fumaça por mais de 40 minutos.

 

ESCOLHA O SEU PROGRAMA:

 

A banda Isofônicos se apresenta hoje à noite no Beer and Pork, em Florianópolis, com clássicos do rock britânico em versões folk autorais e inéditas. Esta é a primeira vez que a banda sobe ao palco da cervejaria durante a pandemia.

 

No bistrô Casario 283, tem promoção etílica em dias específicos. Na segunda e na quinta-feira, a carta de drinques ganha 50% de desconto. Já terça, quarta e sábado tem Open Wine com preço fixo. Por R$ 59,00 por pessoa, o cliente pode degustar vinho tinto, branco, rosé e espumante, de forma liberada, entre as 19h e 23h, elegendo o que melhor harmoniza com o cardápio de massas, carnes e frutos-do-mar.

 

 Foto: Marlon Silva

 

No Floripa Shopping, segue em cena o Parque de Diversões. Com atrações como o simulador de montanha-russa, o mini pêndulo looping e a mini torre, uma “queda livre” de seis metros de altura, o Parque fica na Praça de Eventos até 28 de fevereiro. Tem também carrossel e carrinho de choque que vira até 360º, em parceria com a Cia do Lazer.  

 

TIM TIM:

 

O laboratório da Cervejaria Berggren, na cidade de Nova Odessa, interior de São Paulo, vai virar cenário para uma série de cursos cervejeiros, em parceria com a Escola Bräu Akademie. Na fábrica com mais de 2.500 metros e capacidade de produção de até 40 mil litros de cerveja por dia, os professores irão comandar aulas em formato híbrido, que podem ser acompanhadas tanto de forma presencial quanto online.

 

A importadora de vinhos MMV também está comemorando: cresceu três anos em um durante a pandemia. Conforme dados da Ideal Consulting, o consumo médio de vinho no Brasil aumentou mais de 20% em 2020, saltando de 2,1 litros/habitante em 2019 para 2,7 litros/habitante. Na carona da demanda, o grupo abriu um wine bar em Curitiba: o Balbino & Martins Loja e Bar de Vinhos promete uma experiência completa no mundo dos vinhos, com degustação, gastronomia e assessoria para desfrutar uma imersão nos terroirs.

 

A ABS-Santa Catarina anuncia para abril uma nova turma do Curso de Sommelier Profissional. O certificado é reconhecido em 57 países, e até mesmo alunos leigos no universo dos vinhos podem participar da formação com certificação emitida pelas ABS-SC e ABS-SP, filiadas à ASI – Association de la Sommellerie Internationale. Presidida por Rossela Ceni, a ABC-SC oferece o curso em sete módulos, com aulas a distância e encontro presencial com Gianni Tartari, considerado por três vezes o melhor sommelier do Brasil.

 

MIX:

 

Com experiência como chef, pescador, mergulhador e pesquisador do fundo e dos frutos do mar, o chef Narbal Corrêa traduziu seus conhecimentos em mais um livro. Depois de “A Cozinha do Bom Pescador”, está lançando “E vem do Mar'', em co-autoria com o historiador Amílcar D´Avila de Mello. Em 281 páginas, a dupla traça uma breve história e uma cronologia sobre a origem dos alimentos e da culinária da Ilha de Santa Catarina, já prevendo a distribuição em escolas, cursos de gastronomia e entidades que valorizam a cultura local. Entre as receitas disponíveis na obra, que pode ser lida neste link aqui, estão o peixe enrolado na folha de Taioba e um peixe recheado com pirão de Banana-da-Terra.

 

Diretamente impactado pela pandemia, o setor de food service acelerou a corrida para consolidar a automatização do segmento. Quem percebeu de perto o crescimento é a ACOM Sistemas, empresa de Curitiba que desenvolve sistemas de gestão, com destaque para o ERP EVEREST, especialmente voltado ao controle de custo, redução de gastos, melhoria no aproveitamento de insumos e análise de operação em bares e restaurantes. A projeção de crescimento na empresa é de 15% / ano.

 

A importadora de vinhos MMV também está comemorando: cresceu três anos em um durante a pandemia. Conforme dados da Ideal Consulting, o consumo médio de vinho no Brasil aumentou mais de 20% em 2020, saltando de 2,1 litros/habitante em 2019 para 2,7 litros/habitante. Na carona da demanda, o grupo abriu um wine bar em Curitiba: o Balbino & Martins Loja e Bar de Vinhos promete uma experiência completa no mundo dos vinhos, com degustação, gastronomia e assessoria para desfrutar uma imersão nos terroirs.

 

Se beber, não dirija!

 

Nutco
Nutco: saudável e sustentável

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 6 livros e 4 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas