Coluna Ana Lavratti: Catarinenses ilustram livro de JK Rolling / Educação Transforma

18 de Novembro de 2020

Já reserve a agenda para as LIVEs com Betina Zanetti Ramos e a palestra de Clóvis de Barros Filho

Presidente da Nanovetores Tecnologia, Betina Zanetti Ramos, na LIVE desta quarta-feira

 

Conhecimento a distância:

 

Nesta quarta-feira, às 20h, eu converso com a presidente da Nanovetores Tecnologia S.A., Betina Zanetti Ramos. Vencedora do Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença, na categoria Negócios, Embaixadora do programa Sebrae Delas, a Betina não só integra grandes painéis, no Women Leadership Tour 2020, Startup Summit e Startup Women Weekend, como, na prática, inspira mais e mais mulheres a assumirem a liderança na área da tecnologia. Doutora em Química pela UFSC e Doutora em Físico-Química pela Université Bordeaux, na França, referência na área de encapsulação e nanopartículas, ela só poderia mesmo estar entre as personagens do meu próximo livro: Você Mulher Ainda Melhor. Na LIVE desta noite, nós vamos conversar sobre carreira, maternidade, a capacidade do Brasil de exportar tecnologia e o impacto do autoconhecimento sobre as nossas decisões. Segue agora o instagram @AnaLavratti pra ser avisado quando estivermos ao vivo, hoje e nos próximos encontros, dias 25 de novembro e 2 de dezembro.

 

 

Amanhã, dia 19, a Unisul e a NSC promovem uma palestra a distância com o escritor e professor Clóvis de Barros Filho. Autor de vários livros, inclusive a quatro mãos com Cortella, Pondé e Karnal, o Clóvis aborda dentro da série Educação Transforma “Como sobreviver em um mundo é sempre diferente”. A transmissão começa às 19h neste link aqui

 

#MIX DE ARTES

 

O artista plástico catarinense Cristiano Chaussard estará presente, de 19 a 22 de novembro, da Shanghai International Art Fair, na China. São esperados 80 mil visitantes no evento realizado no maior complexo de exposições da cidade, incluindo muitos galeristas internacionais. Com uma carreira em ascensão, Cristiano participou neste ano do concurso Luxembourg Art Prize, e passou a integrar o acervo da galeria Aartzy, do Canadá, e da galeria Macowski, com filiais nas grandes cidades do mundo.

 

Tem artistas precoces catarinenses entre as ilustradoras do próximo livro de JK Rolling – ela mesma, autora de Harry Potter –, a ser lançado no Brasil. As estudantes Anita Pereira de Barros e Lina Alves estão entre as 34 crianças selecionadas para contribuir com a edição brasileira de “Ickabog”, com um detalhe: ainda vão receber o seu exemplar autografado pela autora. A fábula se passa em Cornucópia, onde duas crianças tentam desvendar o mito de uma criatura assustadora, e o livro já está à venda, com edição da Rocco.

 

Até 22 de novembro, a 6ª Semana da Dança UFSC, em parceria com a Midiateca de Dança, vai apresentar uma série de LIVEs sobre “Histórias da Dança em Santa Catarina. Com mediação da pesquisadora Sandra Meyer, também idealizadora do projeto junto com Jussara Xavier e Vera Torres, a programação inclui "Deslocamentos pedagógicos da Dança em SC" e um tributo a Bila Coimbra. O acesso é liberado, neste link aqui.

 

A Aliança Francesa está divulgando os três artistas selecionados pelo Prêmio AF de Arte Contemporânea, que irão apresentar seus trabalhos na Fundação Cultural Badesc. Anna Moraes, Edson Macalini e Jan M.O. agora concorrem a uma residência artística na Cité Internationale des Arts, em Paris. Mais de 70 artistas participaram desta sétima edição do prêmio, e os três finalistas têm em comum a experimentação de diferentes linguagens e a pesquisa conceitual que dialoga com as obras.

 

O curador do Instituto Internacional Juarez Machado, Edson Busch Machado, é o convidado de uma LIVE, no dia 26 de novembro, dentro da programação da exposição Êxodo. Com obras do artista visual Wagner Herbst Padilha, a mostra está em cartaz no Burnout Muscle Bar, em Joinville.

 

Quatro tapumes na orla de Navegantes, que totalizam 148 m2, serão transformados em arte dentro da campanha da SBJ Construtora. Quem assina a arte urbana são três artistas locais: Lark, Arte do Rizo e Parede Viva. O desafio, dentro da campanha Ilhas de Arte e Cores na Cidade, foi criar desenhos que apontem características da cidade, dos atrativos turísticos às atividades esportivas.

 

AÇÃO SOCIAL

 

O Clube de Viagens SBTUR vai beneficiar as crianças assistidas pelo projeto Cidades Invisíveis, doando brinquedos até o Natal. Além de contribuir com a campanha, que é proporcional às assinaturas do programa de viagens, os clientes também concorrem a prêmios semanais, incluindo dois iPhone 11, duas Smart TV 55” e dois Apple Watch.

 

As lojas do Angeloni, dentro da campanha Natal Super Feliz, estão disponibilizando aos clientes a adoção de 2800 crianças entre 3 e 10 anos. Nas árvores instaladas nas lojas é possível conferir a foto das crianças que, até o Natal, serão presenteadas com brinquedo, roupa, calçado e um kit de lanche individual. Em Florianópolis os clientes poderão adotar 609 crianças do Centro de Apoio à Formação Integral do Ser (Ceafis), Associação de Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó (Acam), Projeto Escola de Futebol inclusão Social Monte Serrat, Centro de Solidariedade Humana, Associação Comunitária Amigos de Jesus (Acaje), Casa Lar Luz do Caminho, Associação Gente Amiga e Creche Vó Inácia.

 

A Irmandade do Divino Espírito Santo, que atende 800 crianças, adolescentes e jovens, vem lembrar que 1º de dezembro é Dia de Doar. Para marcar a data, a IDES vai vender caixas com docinhos em três endereços, pelo valor de R$ 10,00: na sede da entidade, na Praça Getúlio Vargas, no programa EducArte na Agronômica, e também no Trapiche da Beira-Mar Norte, onde terão ponto de vendas das 16h às 20h.

 

Clique nas imagens para acionar o slideshow dos finalistas do Prêmio AF de Arte Contemporânea 

Prêmio AF 2020
Prêmio AF: estudo de Anna Moraes

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de cinco livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas