Coluna Ana Lavratti: Agenda cultural | Semana italiana | Cantora francesa | Festival de Circo

16 de Outubro de 2019

Acompanhe aqui a programação cultural, com shows, circo e premiação na CasaCor

Designer de jóias Carolina Neves apresentou sua coleção em Balneário Camboriú

 

DESIGN & DECORAÇÃO

 

A designer de joias Carolina Neves, do Espírito Santo, veio até Balneário Camboriú acompanhar pessoalmente o lançamento das suas novas coleções. O encontro reuniu clientes da região em endereço inusitado, mesclando cores e sabores dentro da padaria artesanal Pão Rústico.

 

A CasaCor Santa Catarina recebe convidados nesta quinta-feira, dia 17, para anunciar os profissionais vencedores, em diversas categorias, nesta edição 2019. Antes do receptivo, no Pátio Milano, a Casa Cor ainda sedia mais um evento. Hoje à noite, no Cozy Office decorado pela equipe 3P Studio, a designer de flores Juliana Hames fala sobre "a importância das flores e plantas naturais em ambientes de convívio".

 

Na sexta-feira, fechando a agenda da semana da CasaCor SC, a designer de superfícies Mariana Prestes e a jornalista conteúdo Eleone Prestes comandam uma conversa sobre "Caminho da criação pelo mundo: Arquitetura, Design, Arte".

 

Enquanto isso, longe daqui, o designer Jader Almeida apresentou no Rio de Janeiro sua inovação para a linha Sollos Outdoor. O parasol Bird “pousou” simultaneamente no espaço CH’A Bar, na CasaCor RJ, e na loja Arquivo Contemporâneo, em Ipanema.

 

 

Culturetes:

 

Depois da preview de terça à noite, com apresentação do Circuito Gastronômico Un Boccone na Casa D’Italia, o Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina inicia nesta quarta, dia 16, a programação da XIX Settimana della Lingua Italiana nel Mondo. Sintonizada ao tema proposto pela Farnesina Ministério degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale, a Semana inclui gastronomia, workshops, palestras, música, teatro, literatura, entre outras atividades.

 

Hoje às 16h tem bate-papo com o chef italiano Antonio Bufi, da região da Publia, e amanhã ele assina o jantar do Maremonti, em parceria com o brasileiro Rômulo Giponi. Também no Maremonti, no domingo, dia 20, o rodízio de pizza será recheado de atividades culturais, e na quarta-feira, dia 23, o cantor italiano Sergio Romanelli faz uma prévia do Espetáculo Censurate, que estreia no TAC, no dia 1º de novembro.

 

A Aliança Francesa, enquanto isso, promove o espetáculo desta quinta, dia 17, no Teatro Pedro Ivo. Dentro da programação dos Concertos AF, a premiada cantora lírica, meio-soprano francesa Eva Zaïcik, apresenta o recital “Femmes amoureuses”, acompanhada pelo pianista Marco Bernardo.

 

A arte manezinha também ganha espaço, com o artista Thiago Valdi prestando um tributo a Franklin Cascaes, que completaria 111 anos nesta quarta-feira. Hoje à noite, Thiago estará no Franklin Bar apresentando a Série Sinistras, com máscaras inspiradas na obra de Cascaes.

 

Três novos shows aportam nesta Primavera na Arena Petry: Natiruts com seu Reggae Power no dia 26 de outubro, Ana Carolina e Tiago Iorc no dia 1º de novembro.

 

Também no dia 1º de novembro, Valdir Agostinho comemora 50 anos de ativismo cultural – com a produção de pandorgas, artes plásticas e músicas que valorizam as tradições culturais da Ilha – com um espetáculo no Centro Integrado de Cultura. Ex-líder da banda Bernunça Elétrica, Agostinho ganhou ainda mais repercussão quando o “Reggae da Tainha” foi transformado em clipe, com direção de Zeca Pires e arranjos  de Gazu e Luiz Maia.

 

Para os fãs de Blues e Jazz... Nos dias 5 e 6 de novembro tem a 3ª edição do Chicaco Connection, no teatro do CIC. Entre os músicos confirmados, vêm aí Guy King e Sarah Marie, com performance comparada à de Aretha Franklin.

 

Alô fãs do Paulinho da Viola. Comemorando 50 anos de dois clássicos da sua carreira, o cantor de “Sinal fechado” e “Foi um rio que passou em minha vida” traz seu show “Na madrugada” para Florianópolis, no dia 29 de novembro. O sambista ícone da MPB se apresenta no Centro de Cultura e Eventos da UFSC acompanhado por grande banda e também pela filha, a cantora Beatriz Rabello.

 

 

#MÊS DA CRIANÇA

 

Nesta quinta, dia 17, o cantor João Napoli, que aos 13 anos fez o maior sucesso no The Voice Kids, estará no "Porão" do bar Delfino, apresentando sucessos nacionais,  internacionais e também composições próprias.

 

De 19 a 27 de outubro tem Festival de Circo de Florianópolis, uma novidade no calendário da Primavera com mais de 20 espetáculos, intervenções e workshops. A programação está disponível neste link aqui, e o mais interessante é que o ilusionismo, acrobacias, malabarismo, a palhaçaria e a mímica serão disseminados em seis endereços da Capital.

 

No domingo, ampliando o lazer das famílias, a Camerata Florianópolis traz as musicas mais conhecidas pelas crianças, clássicos dos filmes da Disney, para o Shopping Iguatemi. O concerto é aberto ao público, e começa às 17h.

 

Acompanhe a colunista Ana Lavratti também no Instagram @analavratti

 

Para ampliar as imagens e acionar o slideshow, clique nas fotos da Galeria.

 

Valdir Agostinho
Valdir Agostinho, no CIC

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti