Coluna Ana Lavratti: Acontecendo Entre Mulheres / O ponto de encontro do fim de tarde

05 de Fevereiro de 2019

Bella Summer, Mulheres no cinema, Mulher Empodere-se, Mulheres Donas de Si e Política para Mulheres

Osmar José Vailatti e parte do time feminino que integra a diretoria da ABIH-SC

 

 

O hoteleiro Osmar José Vailatti foi reconduzido à presidência da ABIH-SC, com mandato até 2020. Entre os desafios já assumidos para a próxima gestão, está a 32ª edição do maior encontro de hoteleiros do sul do país, o Encatho & Exprotel, em agosto no CentroSul. Na ambiciosa empreitada, conta com nada menos do que nove mulheres aliadas, já que a atual gestão com os talentos de Ivone Ferraz Teixeira, Maria Helena Petry Makowiecky, Valdirene Melo Pscheidt, Eliane Baron e Lara Perdigão, entre outras experts na área.

 

A dentista Amanda Lima, sempre engajada no movimento Mulheres do Brasil, aproveitou duplamente a passagem de Maria da Penha por Florianópolis para conhecer a realidade das mulheres vítimas de violência. Primeiro no seleto jantar no Majestic - em torno da “porta-voz” dos direitos das mulheres -, depois na palestra que lotou a Fiesc, no dia 30 de janeiro. Dos comoventes depoimentos que ouviu, como mãe, o que mais a tocou foi a legião de vítimas “invisíveis”; as crianças filhas de mulheres agredidas que não aparecem nas estatísticas. E que justamente por isso, demandam total adesão a esta causa.

 

Coordenadora da ACIF Mulher, com passaporte carimbado para o 1º curso de Política para Mulheres, agora em fevereiro em Curitiba, Lorena vai aportar entre mulheres líderes de todo o país com muito para contar. Em sua gestão, o Prêmio Mulheres que Fazem a Diferença mais do que duplicou a quantidade de inscrições, consagrado desde já como o mais concorrido de todos os tempos. A revelação das vencedoras em seis categorias será no dia 28 de março.

 

Sara Camargo, que teve a alegria de ser a única mulher presidente da CDL Florianópolis, e que viveu intensamente as últimas eleições em campanha como deputada federal, acaba de provar que as mulheres da família não fogem mesmo à luta. A filha, Maria Luiza, foi aprovada para Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina, figurando até mesmo no outdoor do Energia.

 

Nossa Primeira-dama, aliás, deve estar igualmente feliz. Filha de Késia e do Governador Moisés, Sarah Silva foi aprovada para Medicina na Unisul e para Direito na UFSC.

 

Depois de receber Luciano Potter, do programa Pretinho Básico, o Cool2Work da Acate Downtown abre suas portas, no dia 18, para toda a competência de Lígia Facioni. Colunista do AcontecendoAqui radicada em Berlim, Lígia fala sobre a Revolução 4.0 no evento que conta com a parceria do Grupo Lide e Lide Mulher.  Garanta sua vaga neste link aqui: 

 

O grupo Mulheres Donas de Si vai promover no dia 23 de fevereiro o primeiro encontro deste ano das Mulheres Donas de Si Mobilizadas, em Florianópolis. Com várias atividades, como palestras e a apresentação do trabalho de mulheres empreendedoras, o encontro será no Espaço Natural do Jardim do Rancho, em Ratones. As inscrições estão abertas pelo What’sApp (48) 99919-2444, 99637-4666.

 

O grupo Mulher Empodere-se, enquanto isso, já está anunciando um coquetel para mulheres empreendedoras no dia 13 de março. O encontro, às 19h no Clube do Confete, tem como convidadas Juli Schneider, para falar sobre Finanças, e Fernanda Matias, que aborda a Gestão do Tempo. Informações pelo (48) 98419-2082.

 

Com talentos multimídia, a jornalista e escritora Aline Torres vai apresentar seu lado artesã no dia 7 de fevereiro. O lançamento da coleção de bijoux Barroqueira será na loja Surdina, no open shopping da Vidal Ramos.

 

A cineasta Claudia Aguiyrre é a convidada da Faferia, de 7 a 22 de fevereiro, para abordar as mulheres no cinema. Na oficina “Um olhar feminino sobre a História do Cinema para pensar o presente”, Cláudia explora a performance atrás das câmeras de Alice Guy Blachè, Marguerite Duras, Agnes Vardá, Leni Riefenstahl, Mira Nair, Jane Campion, Sofia Coppola, Kathryn Bigelow, Samira Makhmalbaf, Anna Muylaert, Sandra Kogut e Helena Ignez.

 

Está chegando a hora! O Bella Summer, que vem garimpando novos talentos no intuito de projetar new faces no mercado da moda - valendo para garotas e garotos de até 21 anos -, já tem data para aportar em Floripa. A etapa de 15 de fevereiro, na Associação Catarinense de Medicina, vai contar com a presença do ator Nicolas Prattes.

 

Natural de Tubarão, a cantora Luiza Balsini está em Floripa para preparar o lançamento do EP onde prova toda a sua capacidade multimídia, como intérprete, instrumentista e compositora. As gravações do álbum “Plano Maior” foram feitas no Rio de Janeiro.

 

A primeira exposição do ciclo temático "Histórias das mulheres, histórias feministas”, que o MASP exibe a partir de 1º de março, vai contar com uma contribuição do Museu de Artes de Santa Catarina: a obra “Parque de Diversões”, da artista Djanira Motta e Silva Moura, que depois de São Paulo segue para a Casa Roberto Marinho, no Rio de Janeiro.

 

 

SAVE THE DATE:

 

Entre os grandes eventos musicais do ano, em Florianópolis, anota aí: no dia 1º de junho tem Playground Music Festival, a “maratona” de música eletrônica que transforma o complexo Music Park num legítimo parque de diversões.

 

Agora falta pouco. Dentro da completa programação de Verão do P12, no domingo, dia 17, tem “Prainha da Claudinha”, o pré-Carnaval que vem incendiando o Brasil ao som de Claudia Leite.

 

Por falar em Carnaval, a nova aposta do Square-SC para aditivar o fim de tarde inclui duas rodas de samba na BGB Hamburgueria: nos dias 20 e 27 de fevereiro, com os músicos ao ar livre pra quem mais quiser ouvir e curtir. Enquanto isso, as happy hours do reduto têm ainda blues e folk de Augusto Bon Vivant, no dia 13, e os melhores drinques da praça servidos em dobro das 18 às 20h, com Aperol na segunda, caipirinha na terça, cerveja artesanal na quarta, Moscow Mule na quinta e Gin tônica na sexta.

 

Clique nas fotos de Vanessa Pinho para ver a happy hour de 30 de janeiro, no BGB Bar @ Square-SC, organizada pela dupla Mel Hoffmann e Cristiano Santos.

 

 

BGB Bar: Filippo, Vanessa, Melissa e Cristiano
BGB Bar: Filippo, Vanessa, Melissa e Cristiano

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti