Coluna Ana Lavratti: ACIJ lança Mulheres que inspiram / Elas na Logística / Girl's Education

17 de Março de 2020

Coronavírus: O que podemos evoluir, aprender e apreender com toda esta apreensão

Silvia Coleraus, da ACIJ, entre Ana Paula Calaes e Betina Zanetti Ramos - foto Carlos Jr

 

 

O QUE APREENDER COM TANTA APREENSÃO

 

Com a guinada que o mundo deu, revertendo de supetão a nossa gloriosa Globalização, impedindo as pessoas de cruzarem fronteiras, deixando as rotinas suspensas e o futuro em suspense, interferindo no trabalho de quem precisa produzir, nas férias de quem sonhava em descansar, no convívio, reduzido ao confinamento... Sim, são tantos danos previstos e outros nem imaginados que fica difícil evitar o sobressalto... Mas se pudermos descer do salto, cravar os pés no chão, perceber o privilégio de viver um momento histórico, visto por todos os ângulos, em tempo real... No Brasil, na China, na Casa Branca e no hospital... Vamos nos dar conta do poder que a informação nos atribui. O poder de compreender o que se passa e tomar decisões mais assertivas... Tantos voos cancelados, “decolagens” proteladas, e nunca provamos tamanha turbulência... Daqui, do meu trabalho remoto, perto da filha com aulas pelo Skype, com início às 7:30 com uniforme e interação, fico pensando no que a gente pode evoluir, no que se pode apreender com toda esta apreensão... A proteger os nossos laços e zelar por quem amamos... A ter disciplina e ser pró-ativo, produtivo mesmo “sem ponto”... A valorizar quem está na linha de frente, mantendo a ordem da sociedade e os serviços essenciais, porque somos dependentes de quem nem conhecemos... A cuidar da nossa saúde sistematicamente, não pelo medo da doença, mas pela recompensa de se sentir mais forte para seguir e reagir. Que estas lições se sobreponham ao surto. E que ao recuperar seu tom, a sinfonia da vida revele um lado bom: nós, humanos, estaremos mais humanizados.

 

Entre os eventos anunciados aqui e cancelados neste mês estão:

 

A palestra de Renan Dal Zotto, que seria nesta segunda-feira à noite, na FIESC.

A roda de conversa “Sua felicidade tem preço”, dia 17 de março no Sebrae.

As palestras de apresentação da Imersão Premium com Luiz Hota, sobre a Bolsa de Valores mundial e o mercado financeiro, que estavam agendadas para 18 e 19 de março no hotel Majestic.

E o evento We – Conectar para transformar, dia 28 de março no Sebrae.

 

Também foi adiado o FloripaTap, evento internacional de sapateado que a Garagem da Dança promove todos os anos em abril, com grande concentração de alunos no SESC Cacupé, no palco ao ar livre e na Noite de Gala, no CIC. Assim que possível, será anunciada a nova data do projeto com forte presença de bailarinos do exterior.

 

 

MÊS DA MULHER

 

No Estreito, a professora de dança Karla Canto recebeu convidados para marcar a inauguração do Espaço Youdance. Grávida de 8 meses, Karla já selecionou um time de professores de forró, axé, jazz, ballet, hip-hop, alongamento e fit dance.

 

Em Joinville, estão abertas as inscrições para o Prêmio ACIJ Mulheres que inspiram, lançado no dia 12 de março pelo Núcleo das Mulheres Empreendedoras da Associação Empresarial de Joinville. As candidatas podem se inscrever gratuitamente neste link aqui, e os cases serão avaliados conforme os seguintes critérios: Criatividade, Atuação inspiradora, Sustentabilidade, Trabalho em rede e Resultados. Duas empresárias de Florianópolis, que são “overdose” de inspiração pelos negócios que construíram, ambas vencedoras do Prêmio ACIF Mulheres que fazem a diferença, foram as palestrantes na apresentação do Prêmio: Ana Paula Calaes, da Escola Técnica Geração, e Betina Ramos, da Nanovetores.

 

Em Itajaí, as executivas do futuro tiveram uma oportunidade única de conhecer o mercado de trabalho. Seis alunas da Escola Básica Pedro Padre Baron, entre 12 e 14 anos, participaram do encontro “Elas na Logística”, promovido pela empresa de logística internacional Allog. Para despertar maior presença feminina neste universo onde ainda predomina a mão de obra masculina, a Allog selecionou as participantes por meio de um concurso de redação, que teve como tema “A logística da minha cidade”.

 

Parabéns para a tenista do Lira Tênis Clube, Priscila Janikian. Com 16 anos e 33 vitórias, Priscila foi indicada como “Atleta Feminino de 2019” no Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte. Paralelamente, alcançou neste mês a posição #1 no ranking da International Tennis Federation no Brasil, na categoria até 18 anos.

 

Também na carona do Mês da Mulher, a União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social e a marca de cosméticos de luxo Estée Lauder Companies lançaram o programa Girl’s Education. A ideia é impactar 100 meninas de até 17 anos, em 148 oficinas, focando em habilidades como a Liderança e a Inteligência Emocional. O programa começa por São Paulo, onde a Unibes já conta com sete unidades.

 

Siga @analavratti também no Instagram

 

Clique nas fotos abaixo para acionar o slideshow e ampliar as imagens da Galeria.

 

Prêmio ACIJ Mulheres que inspiram
Vencedoras do Prêmio ACIF Mulheres que fazem a diferença

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de cinco livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti

Notícias Relacionadas