Coluna Ana Bárbara Dias | Pirâmide do valor agregado

16 de Outubro de 2018

Dando ênfase ao intangível para obter melhor posicionamento através da diferenciação

Atualmente estamos vivendo uma disrupção mercadológica, a cada dia que passa novas tendências nascem e outras morrem, processos que eram considerados inovadores se tornam obsoletos, e com o mercado globalizado e crescendo a cada dia, é importante criarmos ações estratégicas de marketing que nos diferenciam de nossos concorrentes. 

Se para você o termo disrupção mercadológica ainda é desconhecido criei um ebook que abordo o assunto, você pode ter acesso no link http://anabarbaradias.com.br/livros/ nele explico melhor essa disrupção e como ela está afetando nossos processos mercadológicos.

Voltando então ao assunto de hoje, o foco central de toda empresa e marca, é criar um posicionamento através de uma diferenciação, e este assunto está super em alta, porém está cada vez mais complexo, de se obter um posicionamento desejado. Difícil, mas nem tanto, se conseguirmos observar e compreender a pirâmide do valor agregado, que dá ênfase ao intangível, e este fator é só seu, e assim o processo de comparação se torna menos complexo, pois você terá atingido um posicionamento que está vinculado diretamente ao seu valor intangível. Vamos entender então como funciona essa tal pirâmide do valor agregado?

Conforme apresentado na imagem acima é necessário que você sempre tenha em mente para que sua empresa/produto/serviço existe, qual função que tem que executar, ou seja, objetivo primordial do seu negócio, que solução seu serviço deve proporcionar, seu produto existe para que?

Após ter definida a função, e executá-la de maneira correta, pode-se então subir para o próximo degrau, que tem o foco no benefício, qual benefício seu cliente deve perceber ao consumir seu produto ou serviço? Definida esta etapa, e entregue de maneira eficaz, é possível elevar seu degrau e alcançar o intangível. Algo não  palpável, que só você tem, um atendimento, uma maneira de ofertar a solução, um detalhe, algo que você consiga oferecer ao seu cliente de uma maneira tão única que ele só enxergue você, assim terás uma diferenciação única, e alcançará o tão desejado posicionamento. Obrigada pela troca, e continue comigo por aqui, pelo meu blog anabarbara.com.br e pelas redes sociais. 

Ana Bárbara Dias

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    Graduada em Comunicação Social, pós-graduada em Assessoria Parlamentar, com MBA em Marketing e Mestre em Administração, apaixonada pelo marketing, atualmente atua como professora universitária e consultora nas áreas de marketing e comunicação, mantendo também um blog sobre tendências de marketing www.anabarbaradias.com.br