Coluna Ana Bárbara Dias: Persona

12 de Novembro de 2018

Se você não entende de pessoas você não entende de marketing!

Depois de três dias de imersão vivendo intensamente todas as tendências e novidades do mundo do marketing, durante a realização do RD Summit 2018, quero abordar um assunto que pode até parecer óbvio, mas que infelizmente não é tão óbvio assim. Uma destas questões quero conversar com você nesta coluna, como são muitas novidades, nas próximas colunas vou contando mais para vocês todas as novidades deste fascinante mundo de marketing. 

Persona, como nos conta André Siqueira da Resultados Digitais é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia as estratégias de criação de conteúdo e de marketing digital. 

Então antes de pensar em desenvolver uma estratégia de marketing, é preciso definir quem é a sua persona, e existem diversas ferramentas para criar a sua e conseguir desenhá-la ao ponto de sua empresa conseguir captá-la. Umas das maneiras que aplico quando tenho que criar o perfil das personas para os meus clientes é um questionário com 100 perguntas e após construo um perfil. 

O importante é sempre lembrar de uma frase que Vitor Peçanha da Rock Content repetiu algumas vezes em sua palestra “se você não entende de pessoas, você não entende de marketing”, assunto que também abordei em meu blog no post de 22 de agosto, que o foco não está mais em fazer B2B ou B2C e sim em fazer H2H.

Espero que todas as dicas possam te ajudar a criar sua persona, e se aproximar cada vez mais do seu cliente ideal, para que assim façam muitas trocas, afinal, na vida, tudo é uma troca. Obrigada e até a próxima, com muitas novidades neste fascinante mundo do marketing.
 

Ana Bárbara Dias

  • imagem de anabarbara
    Graduada em Comunicação Social, pós-graduada em Assessoria Parlamentar, com MBA em Marketing e Mestre em Administração, apaixonada pelo marketing, atualmente atua como professora universitária e consultora nas áreas de marketing e comunicação, mantendo também um blog sobre tendências de marketing www.anabarbaradias.com.br