Coluna Ana Bárbara Dias | O mercado é a mente humana

01 de Outubro de 2018

Você sabia que o mercado também está controlando o que está em nossas mentes? Essa construção se dá através dos arquétipos, que são o primeiro modelo ou imagem de alguma coisa

Quantas vezes já compramos mentalmente diversos produtos, ou até mesmo analisamos um produto em nossas mentes? Mas você sabia que o mercado também está controlando o que está em nossas mentes? Essa construção se dá através dos arquétipos, que são o primeiro modelo ou imagem de alguma coisa, ou seja, antigas impressões sobre algo. É um conceito explorado em diversos campos de estudo, como a Filosofia, Psicologia e claro no Marketing.

Arquétipo são paradigmas, padrões que seguimos, modelos que temos em nossas mentes. E o mercado tem muita influência sobre os arquétipos que estão sendo apresentados ao longo de nossas vidas, pense por exemplo em uma pessoa que você considere que tenha sucesso, você possivelmente tem alguém de base para o sucesso, e provavelmente esta pessoa desenvolve diversas estratégias de marketing para fazer parte desse mercado, e assim desenvolver seu marketing pessoal para vender-se, e estar posicionado em sua mente.

Sempre que é abordado o assunto é preciso falar de Carl Jung, criador do termo, e que explica que arquétipo são conjuntos de imagens primordiais em nosso imaginário, que dão sentido as histórias passadas durante as gerações, servindo para representar o conhecimento no inconsciente.

Os arquétipos auxiliam na produção de neurotransmissores, que contribuem para a felicidade, padrões que somos apresentados e fazem parte do nosso inconsciente, por exemplo, Madre Tereza de Calcutá, como um padrão de bondade, pois a produção de neurotransmissores de uma pessoa depende de que arquétipo ela está vivenciando.

Ou uma ação publicitária de uma margarina que apresente um padrão de família à mesa. Muitas coisas que estamos vivenciando são padrões apresentados pelo mercado, através de ações de marketing, introduzidas em nosso inconsciente através de propagandas, ou do olhar de pessoas do nosso convívio. E para que você descubra o real poder do mercado em sua mente, faça um teste: ao realizar uma compra se questione, qual modelo estas seguindo?

Continue acompanhando quinzenalmente por aqui, ou pelo meu blog anabarbaradias.com.br me acompanhe também pelas redes sociais @anabarbara.dias

E se você se interessou pelo assunto e quer aprender mais acesse aqui o e-book do Hélio Couto que aborda os arquétipo e o marketing.

 

Ana Bárbara Dias

  • imagem de anabarbara
    Graduada em Comunicação Social, pós-graduada em Assessoria Parlamentar, com MBA em Marketing e Mestre em Administração, apaixonada pelo marketing, atualmente atua como professora universitária e consultora nas áreas de marketing e comunicação, mantendo também um blog sobre tendências de marketing www.anabarbaradias.com.br