Coluna Ana Bárbara Dias | Marketing Sistêmico

19 de Fevereiro de 2019

Visualizando o mercado como um todo!

 

O marketing sistêmico nada mais é do que o estabelecimento dos padrões básicos de marketing, os "elementos horizontais" que podemos aplicar em qualquer empresa, independentemente de seu tamanho, forma, clientes e produtos ou serviços.
 
Para isso, o marketing sistêmico tem duas linhas fundamentais de ação, conforme cita este artigo.
 
No eixo vertical, teríamos:
 

Pessoas: são principalmente para quem as empresas direcionam suas mensagens, comunicações, produtos e serviços.

Marcas: é a "alma" de uma empresa, a parte que liga o lado emocional e racional dos consumidores. A parte imutável.

Tecnologia: afeta o meio ambiente, é essencial entendê-lo hoje, porque estamos em uma mudança de tempo em que os canais de comunicação, a mídia, o meio de comunicação, a mensagem estão mudando.
Resultados: o marketing deve estar sempre associado a resultados, orientado e focado na obtenção de resultados para a empresa.
 

No eixo horizontal, teríamos:

Estratégia: é responsável por conectar todas as ações com os resultados marcados. É essencial marcá-lo e desenvolvê-lo.

Criatividade: elemento fundamental para o marketing, deve ser maximizada e não se ater a padrões ou estilos, deve se adaptar a cada empresa para alcançar essa diferenciação é absolutamente necessário.

Integração: o marketing deve sempre ter uma visão global e ser entendido de múltiplas perspectivas.
 
Ou seja, ao integrarmos todos os processos, através do marketing sistêmico, e aplicação dos eixos vertical e horizontal, será possível vivenciarmos o marketing sistêmico, seja em uma pequena, média ou grande empresa. Obrigada e até a próxima!

Ana Bárbara Dias

  • imagem de anabarbara
    Graduada em Comunicação Social, pós-graduada em Assessoria Parlamentar, com MBA em Marketing e Mestre em Administração, apaixonada pelo marketing, atualmente atua como professora universitária e consultora nas áreas de marketing e comunicação, mantendo também um blog sobre tendências de marketing www.anabarbaradias.com.br