Coluna Ana Bárbara Dias | Marketing de relacionamento ou clusterização?

18 de Setembro de 2018

Descubra qual das estratégias te aproxima mais do seu público-alvo

Conforme Kotler (2016), marketing é a arte de criar valor genuíno para o cliente, ou seja, desenvolver uma relação verdadeira com seu cliente e realmente conseguir entregar o valor que ele deseja. Um sonho, mas não tão distante não é mesmo? Pois quanto mais clusterizarmos, mais próximos estamos dos nossos clientes.

Mas você deve estar se perguntando, o que é clusterizaçao? É um processo de aproximação e interação, que faz com que estejamos próximos dos nossos clientes. Como cita o filósofo Augusto em sua participação no Café Filosófico. “Tudo que interage aproxima e tudo que aproxima clusteriza”

E é neste ponto que quero chegar, quando mais você se aproxima de seu cliente, mas relacionamento faz com ele, tornando assim este cliente mais próximo de sua empresa ou marca, fazendo com que ele participe e se sinta parte da empresa, e então se torne um embaixador da marca, promovendo-a em seu círculo de contatos, ou melhor dizendo, em seu cluster.

A essência do relacionamento baseia-se em três pilares conforme Las Casas (2012) que são confiança, compromisso e atração. O primeiro gera a expectativa de previsibilidade e caso a pessoa ou empresa haja de maneira imprevisível, há perda de confiança. Já o compromisso remete ao interesse de manter relações permanentes com a outra parte. E por último, a atração que gera o interesse.

Ou seja, quanto mais clusterizado estiver seu cliente mais ele confiará no seu produto ou serviço, gerando assim mais compromisso e atração com a sua empresa ou marca. Então sempre que você for pensar em fazer marketing de relacionamento, em sua empresa, pense em clusterizar, pois quanto mais você aproxima seu consumidor mais ele poderá cocriar com você, tornando ele parte de todo o processo e estratégia de marketing.

E lembre-se que como no marketing na vida tudo é uma troca, continue comigo por aqui quinzenalmente ou pelo meu blog anabarbaradias.com.br, me siga também nas redes sociais anabarbara.dias. E se tiver alguma sugestão, dica ou ideia me envie por e-mail ana@anabarbaradias.com Obrigada!

Ana Bárbara Dias

  • imagem de anabarbara
    Graduada em Comunicação Social, pós-graduada em Assessoria Parlamentar, com MBA em Marketing e Mestre em Administração, apaixonada pelo marketing, atualmente atua como professora universitária e consultora nas áreas de marketing e comunicação, mantendo também um blog sobre tendências de marketing www.anabarbaradias.com.br