Coluna Ana Bárbara Dias | Já conhece o Employer Branding?

29 de Abril de 2019

Employer Branding é a reputação da sua empresa como empregadora, como um lugar para trabalhar

Antes de entermos o que o termo significa, vamos compreendê-los em separado, employer é que emprega, o que contrata, ou seja, o empregador, e branding significa marca, sendo assim employer branding é uma estratégia de dar enfase a marca empregadora, consequentemente tornando os empregados embaixadores da marca. 

Mas, e afinal, o que employer branding tem a ver com marketing? E como podemos aplicar esta estratégia em nossas empresas? Estas são as duas questoes que tentarei responder ao longo do texto. Primeiro a mais simples, tudo está relacionado a marketing, tudo que diz respeito à mercado e a marca, e com employer branding não é diferente, pois para que as empresas consigam aplicar esta estrartégia são necessárias açoes de marketing para que os colaboradores.

Então, da mesma forma que você precisa criar estratégias para a sua marca, fazendo branding, é preciso também criar estratégias de employer branding para atrair talentos que estejam alinhados com sua cultura. Talentos que posteriormente serão os seus embaixadores da marca.

Com o employer branding é possível melhorar a reputacao da sua marca/empresa, fazendo com que ela se torne referência no mercado de atuação, e o melhor, ela se tornará referência e terá divulgação através dos seus colaboradores. Ao aplicar estratégias para atração de talentos alinhados com a cultura da empresa você conseguirá melhores resultados internos, e consequentemente mais assertividade em suas ações com o mercado externo. 

Afinal, para conseguirmos garantir mais engajamento para nossas marcas é preciso que tenhamos colaboradores alinhados com o propósito da empresa, para que assim estes consigam envolver clientes finais, através do seu olhar e acreditação para com a empresa. Então minha dica é: foque sempre em tornar seu funcionário seu embaixador da marca!
 

Ana Bárbara Dias

  • imagem de anabarbara
    Graduada em Comunicação Social, pós-graduada em Assessoria Parlamentar, com MBA em Marketing e Mestre em Administração, apaixonada pelo marketing, atualmente atua como professora universitária e consultora nas áreas de marketing e comunicação, mantendo também um blog sobre tendências de marketing www.anabarbaradias.com.br